Equipado com motor de 16 litros e 700hp de potência, o Volvo FH16, lançado recentemente na Europa, é o caminhão mais potente do mundo fabricado em série. Até então, o posto era ocupado pelo MAN TGX 18.680, empurrado por um motor V8 de 680hp e o modelo de maior cavalagem da marca sueca era o FH16 com 660cv. Staffan Juffors, presidente e CEO da Volvo Trucks, disse que o FH16 foi lançado para atender as mais pesadas e exigentes necessidades de operações de transporte, mas é também um veículo para quem está procurando algo realmente fora do comum.
A engenharia da Volvo conseguiu aumentar a potência do motor de 16 litros sem penalizar o consumo de combustível, que se manteve igual ao do modelo anterior de 660cv, informou o CEO da companhia, que acrescentou, ainda, que o lançamento está se saindo bem em comparação com a concorrência. “Nossa meta com esse caminhão é termos o melhor desempenho e consumo do segmento”, concluiu o executivo.
Ainda de acordo com a Volvo, outro ponto do veículo que merece destaque é em relação às emissões, pois atende as determinações do Euro 5 – com redução de 40% nas emissões de óxidos de carbono – que entrarão em vigor somente em setembro de 2009. A montadora informa que as versões do FH 16 com 540 e 660cv continuam sendo produzidas. Aqui no Brasil, o modelo de maior potência produzido pela Volvo é uma versão do FH com 520 cv desenvolvidos por um motor de seis cilindros em linha e 13 litros.(JG)