Por Daniela Giopato

Quem olha não diz que o caminhão já tem mais de 50 anos. Mas o registro confirma que o Scania Vabis pintado de amarelo foi fabricado na Suécia em 1953 e, consequentemente, já puxou muita carga desde então. O proprietário da relíquia é o empresário Sérgio Corrêa, de Brusque/SC, dono de uma revenda de caminhões.
Sempre fui apaixonado por veículos antigos, mas só em 2001 eu consegui adquirir um modelo, o qual ficou por dois anos em reforma. Foi um trabalho difícil, que teve fim somente no final do ano passado, mas valeu a pena, porque consegui deixá-lo conforme eu havia planejado”, orgulha-se.

Retrovisor01

O Scania Vabis 1953 foi importado pela Vemag do Brasil antes da Scania instalar fábrica no Brasil, em 1957. A parte mecânica ainda conserva algumas peças originais, porém, o veículo recebeu muitas modificações. O motor, por exemplo, foi feito com peças sob medida e as rodas são de alumínio. O interior da cabine também recebeu modificações, como revestimento interno em couro e outros detalhes. “A pintura também foi alterada, pois a cor original (cinza) era muito apagada”. O valor investido na reforma Corrêa não revela. Mas dá uma indicação: chega perto do valor de um caminhão zero quilômetro.

Obviamente que ele não compara com o preço de um cavalo-mecânico da mesma marca.

Retrovisor03

O objetivo de um investimento deste porte é, além de uma realização pessoal, poder participar com o seu caminhão em desfiles pela cidade, feiras e eventos que queiram expor um caminhão antigo e bem conservado. “Por enquanto, o veículo fica exposto aqui na revenda e é impressionante o interesse e a curiosidade das pessoas. Acho que deve ter imagens dele espalhadas pelo Brasil inteiro, pois todo mundo que vem aqui pede para tirar uma foto ao lado dele”, comemora o empresário, que está tão satisfeito com o resultado do trabalho que acabou de comprar mais uma relíquia: um GMC 1949 com motor a gasolina.