Por Daniela Giopato

Julho já se consagrou como o mês de comemoração ao Dia do Motorista. Mas este ano vai marcar mais um momento importante: os 25 anos da Festa do Carreteiro, que acontece pelo 9o ano consecutivo no Pátio do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, km 71 da Via Dutra. A presença dos motoristas de caminhão é fundamental, afinal o evento é uma forma de homenagear um profissional de grande importância para o desenvolvimento do País.

Durante os três dias de Festa, o carreteiro se diverte nos estandes das empresas e nas atividades de palco, obtém informações técnicas, conhece as principais novidades do setor do transporte rodoviário de carga, testa os modelos de caminhões mais recentes das montadoras e ainda assiste a shows de artistas conhecidos.

A Sala do Motorista, fruto de uma parceria entre a Revista O Carreteiro e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi incorporada ao evento no ano passado, com objetivo de atender as necessidades do motorista e de sua família, na qual encontram vestiários masculino e feminino, chuveiros com água quente, sanitários, lavatórios e área de descanso com TV, vídeo, cadeiras espreguiçadeiras, etc.

Os filhos e esposas dos motoristas têm também à disposição o Salão da Criança com atividades como pintura, jogos infantis, karaokê e filmes, além da distribuição de pipoca, algodão doce, hot-dog e refrigerantes. As mães cuidam do visual no salão de beleza, cortam o cabelo, fazem as unhas ou maquiagem. Tudo grátis.

234

Os expositores que participam da Festa, como fabricantes de caminhões, de combustível e lubrificantes, pneumáticos, implementos rodoviários, lonas, peças, reforma de pneus, materiais de fricção, de refrigeração, financeiras, seguradoras entre outros, levam as novidades e informações do setor.

Na Festa do Carreteiro os motoristas tem a chance de dirigir os mais recentes modelos de caminhão no Truck Test. Podem participar da eleição do Rei e da Rainha da Festa, da missa de bênção das chaves, e da chegada da Romaria de São Cristóvão que reúne um comboio de caminhões.

Novo Arcebispo em Aparecida

Este ano, além da comemoração do Jubileu de Prata da Festa do Carreteiro, outro fato importante marca a Basílica de Aparecida.

Após 9 anos como Arcebispo de Aparecida, Dom Aloísio Lorscheider apresentou sua renúncia ao Papa João Paulo II, por motivo de idade, conforme exigência do direito canônico. Depois de aceita, pelo Santo Padre, Dom Raymundo Damasceno Assis tomou posse como novo arcebispo de Aparecida, em março.

Arcebispo, também chamado metropolita, é o bispo responsável por uma arquidiocese que é a cabeça de um conjunto de dioceses que forma uma província eclesiástica. A província eclesiástica de Aparecida é constituída pelas dioceses de Taubaté, Lorena, São José dos Campos e Caraguatatuba.

Assumi o cargo em março e preciso de tempo para conhecer melhor a região, para poder fazer as modificações que se fizerem necessárias ao Plano de Pastoral em vigor”, explica Dom Damasceno, que, apesar de não ter participado ainda da Festa do Carreteiro, considera um evento muito significativo. “A Festa do Carreteiro celebra e homenageia profissionais que prestam grande serviço ao desenvolvimento do Brasil, enfrentando dificuldades e desafios no dia-a-dia, nas estradas brasileiras. É também o momento de manifestar a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e de pedir graças e proteção para si, para a família e o seu trabalho”.

Padre Darci José Nicioli, administrador do Santuário, acompanha a Festa desde 1996 e está com bastante expectativa. “É bom que a festa do Carreteiro se realize no Santuário Nacional, pois é a Casa da Mãe de todos os brasileiros, portanto também de todos os profissionais da estrada. 25 anos da Festa do Carreteiro é confirmação de maturidade do evento e firma-se, cada ano mais, como oportunidade de relação e de negócios entre as empresas do setor. Parabéns para a Revista O Carreteiro, que organiza o evento”.