A Fras-le, empresa gaúcha que se destaca por se posicionar entre os maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo, acaba de completar 50 anos de fundação com uma grande festa na sede da empresa em Caxias do Sul. Clientes e parceiros do Brasil e de diversas partes do mundo participaram do evento e na ocasião o fundador da empresa, Francisco Stedile, foi homenageado pela sua iniciativa pioneira em 1954.
O primeiro da então Francisco Stedile e Cia. foi a Randon S.A. Veículos e Implementos, a qual em 1995 assumiu 57,66% das ações da Fras-le. Na época, a empresa figurava entre os 10 maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo e distribuía seus produtos para as montadoras, mercado de reposição e exportação. Atualmente envia seus produtos para 70 países.
Durante as comemorações, o diretor superintendente da Fras-le, Erino Tonon, ressaltou a liderança da Fras-le no mercado brasileiro de reposição e nas linhas leve e pesada das montadoras. “Somos líderes também no mercado norte-americano na linha pesada com 30%, da qual temos também 10% do mercado de reposição. Um em cada três caminhões americanos sai da linha de montagem com lona feita aqui em Caxias do Sul”, acentuou. Tonon lembrou ainda que a empresa produz pastilhas de freio para os semi-reboques europeus, onde mais de 70% das carretas utilizam este tipo de produto.
Todas as operações da Fras-le estão em fase de transferência para a unidade instalada no Bairro de Forqueta, a 10 quilômetros do centro de Caxias do Sul. Para isso a empresa inaugurou, no dia da festa dos 50 anos, mais 11.000m2 de área industrial. Quando entrar em operação permitirá um aumento de 20% na atual produção diária de 170 toneladas de material para fricção (JG).