Frete baixo e despesas altas impedem o autônomo de melhorar o seu faturamento. Porém, com algumas dicas simples e um pouco de organização é possível tornar o negócio com caminhão um pouco mais rentável
Diante da situação em que o frete mal está pagando os custos fixos da operação, e o motorista sentindo sua situação ficar cada dia mais difícil, ganhar dinheiro com caminhão parece algo distante da realidade de muitos autônomos. Porém, como é preciso seguir em frente, certos procedimentos já conhecidos pela maioria, que podem ajudar a tornar o negócio um pouco mais rentável e produtivo.
Um ponto importante para não ficar no prejuízo é calcular o custo por quilômetro rodado. Nesta conta devem ser consideradas todas as variáveis de gastos da operação e da perda de patrimônio, como impostos (IPVA e licenciamento, entre outros), seguros veiculares, depreciação, custos variáveis que oscilam de acordo com o uso do caminhão (manutenção preventiva, pneus, combustível, gastos com pedágios, seguro da carga e despesas diversas de viagem).
Atualmente, a negociação do frete pode ser feita diretamente com o transportador. Os aplicativos de frete, que ainda causam certo receio ao motoristas, têm o objetivo facilitar a intermediação entre autônomos e embarcadores. Desta forma há chances de obter um valor de frete melhor que o de uma carga negociada com agenciador. Todas as informações do frete e da empresa constam na plataforma, evitando desgaste na hora da negociação e gerando maior confiança ao motorista.
Para ter sucesso nos aplicativos e tirar proveito dessa ferramenta, o ideal é verificar a procedência do aplicativo e confirmar todas as informações do frete oferecidas pela empresa, assim como manter atualizado o cadastro, fornecer os documentos solicitados e ter registro na ANTT. Também é importante identificar as melhores rotas e tipo de caminhão. Documentos pessoais e do veículo devem estar atualizados e em bom estado, além de equipamentos de proteção individual (conhecidos como EPIs), rastreador e seguro, entre outros itens. Essa regra vale para toda negociação de frete.
Os aplicativos de frete, embora não estejam livres de críticas por parte de motoristas ajudam, pois possibilitam verificar cargas disponíveis e que sejam compatíveis com as datas de chegada e partida do destino.
Outro ponto importante é ter em vista um frete de retorno para ajudar a pagar as despesas. Nem sempre é possível, mas também nada tem sido fácil. Para não retornar vazio, o negócio é pesquisar as oportunidades do destino final de entrega de uma carga, fazer parcerias com embarcadores e transportadores e negociar um valor que cubra ao menos os custos da viagem.
Em tempo de crise, é importante aumentar a quantidade de serviços para manter a receita, evitando restrição a tipos de carga. Uma alternativa é estudar novas possibilidades e oportunidades, saber que fretes e serviços podem ser realizados pelo tipo de veículo que você possui e assim se tornar mais produtivo. Reduzir as opções de frete faz com que se trabalhe mais para conseguir um faturamento pouco razoável no final do mês.
O caminhão, por sua vez, deve estar sempre em dia com a manutenção. Há embarcadores que tendem a optar por veículos mais novos e bem cuidados. Especialistas garantem que o custo de reparos preventivos são em média até três vezes menores que os corretivos, aos quais se somam as perdas com paradas não programadas. Estar com o caminhão em dia evita atrasos das entregas, quebra de contratos, veículos parados e perdas das cargas por acidentes e saques, entre outros inconvenientes que tornam o motorista menos produtivo.