Modelos Delivery 9.170 e 11.180 automatizados e uma versão 11.180 com tração 4X4, nova transmissão automatizada para o Constellation 24.280 e suspensão pneumática para o MAN TGX 28.440 são algumas das novidades apresentadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran na sua linha de caminhões leves, médios, semipesados e pesados
Por Daniela Giopato
Desde a Fenatran passada, realizada em 2017, o mercado de caminhões vem se recuperando após ter sofrido uma queda de 187,1 unidades licenciadas em 2012 para 50.162 unidades em 2017. As vendas concretizadas após a edição passada refletiram no resultado de 2018 elevando o número de licenciamento para 74.058 caminhões e as previsões mais otimistas projetam um fechamento acima de 100 mil unidades, caso o mercado siga no ritmo crescente que vem sendo registrado nos últimos meses.
“Atravessamos um momento complicado, mas felizmente o mercado está reagindo. Quem sabe, em um futuro próximo, seja possível voltar ao patamar de 150 mil unidades”, estimou Luciano Cafure, diretor de marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O executivo comentou também que dois segmentos têm se destacado, o de leves e o de pesados. Ele justificou que a expansão das cidades associada às restrições de circulação e realocação dos centros de distribuição, para fora dos centros urbanos, favorece o aumento de venda de modelos leves (quase 30%). “Porém existe a necessidade de levar mais carga por viagem, elevando a procura também por veículos pesados, segmento que representa 50% do mercado”, acrescentou.
Com base nesse cenário, a Volkswagen anunciou uma série de mudanças na sua linha de caminhões dos leves aos extrapesados que incluíram novas transmissões automatizadas e melhorias nos itens de acabamentos para oferecer mais conforto aos motoristas e eficiência e economia aos frotistas. Essas novidades passam pelo segmento de leves com a versão do Delivery 11.180 com tração 4×4 para aplicações off-road chegando até os modelos de maior porte como o Constellation semipesado 24.280 com transmissão automatizada e o pesado MAN TGX 28.440, com opção de suspensão pneumática.
Na edição da Fenatran de 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou novas opções para a linha Delivery, com as versões V-Tronic 9.170 e 11.180 (para 9 e 11 toneladas de PBT), cujo diferencial é a transmissão automatizada Eaton EAO-6106. Com seis velocidades, sendo a última marcha overdrive, característica que também contribui para a economia de combustível. O motorista tem também a opção da condução no modo manual, expediente bastante útil em situações específicas em que se necessita de mais ou de menos potência. Outro recurso é o assistente de rampa, que segura o caminhão por três segundos sem pisar no freio nas partidas em aclives. O sistema funciona também em marcha à ré.
Ainda na linha leve, a grande surpresa da montadora é o Delivery 11.180 4×4, para operações fora de estrada feitas por empresas hidrelétricas que operam na manutenção de linhas de energia, carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio. Seus ângulos de ataque e saída são superiores e ultrapassam os 30º, o que representa um ganho de 52% em relação à versão anterior. Disponibilizado com entre eixo de 4.000mm, plataforma de carga de 5.600mm, o veículo, que tem de série pneus para uso misto, foi desenvolvido para ser utilizado também como reboque. O pacote de opcionais inclui farol de milha, grade dianteira e guincho elétrico. O modelo está previsto para chegar no mercado no primeiro semestre de 2020.
Na linha Constellation, o semipesado 24.280 passou a ser equipado com a transmissão automatizada Eaton MHD de dez velocidades. A montadora divulga que o modelo chega a ser 3% mais econômico no consumo de diesel. Entre as melhorias trazidas pela nova caixa de marchas constam o assistente de partida em rampa, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação e sistema de troca inteligente além da função manobra automática que contribui para a condução econômica. Essa mesma transmissão passa a compor o trem de força também das versões Constellation 17.280 e 30.280.
Os pacotes de acabamento da linha, Prime e Robust, também trazem algumas inovações. Na Prime, as novidades são os bancos revestidos com tecidos impermeáveis e equipados com suspensão pneumática. A cama passa a ter 1,90m de comprimento e o painel de instrumentos ficou mais fácil de ser acionado. O veículo é produzido com motorização nas potências de 230, 280, 330, 360 e 420cv. Já no pacote Robust, as mudanças estão nos bancos com forração em vinil, novo para-choque curto em plástico e painel, assoalho e portas laterais trazem novas tonalidades para facilitar a limpeza diária.
No Constellation 25.360, além do pacote Prime, essa versão traz novidades em suas configurações técnicas. Cabine leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas (com versão manual como opcional) são algumas delas. O modelo passou a contar com para-choque na cor do veículo, farol auxiliar, espelho retrovisor principal com regulagem elétrica, travamento das portas e levantamento dos vidros também elétricos, além de rádio CD-Player Blueetooth com entrada USP e auxiliar.
A família de vocacionais Constellation Robust também teve seu portifólio ampliado com os modelos 14.190, 17.190 (ambos equipados com motor D08 de 4 cilindros, 180cv e 700 Nm, sistema de emissão EGR e transmissão Eaton FS 5406-A de seis velocidades) e os modelos 17.260 e 24.260.
Para o segmento de construção, a montadora traz o Constellation 26.260 8×4, equipado com rodas de alumínio e com modificações na motorização (MAN D08 de seis cilindros 256cv e 900 Nm), transmissão manual ZF 9S de 9 velocidades, cabine, suspensões, chassi e periféricos que resultaram em redução de peso – em relação a versão anterior – podendo transportar 8m3 sem ferir a lei da balança.
Para a linha MAN TGX a novidade é a suspensão pneumática como item opcional disponível na versão 28.440 6×2. O modelo é equipado com motor MAN D26 de seis cilindros, 12,4 litros e torque de 2.200 Nm, transmissão automatizada MAN TipMatic, de 16 velocidades, freios de serviço a tambor nos eixos dianteiros e traseiros e plataforma atrás da cabine de 84cm. A adoção da suspensão foi uma solicitação dos clientes e incorporada no conceito de soluções sob medida.