Modelos Delivery 9.170 e 11.180 automatizados e uma versão 11.180 com tração 4X4, nova transmissão automatizada para o Constellation 24.280 e suspensão pneumática para o MAN TGX 28.440 são algumas das novidades apresentadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran na sua linha de caminhões leves, médios, semipesados e pesados

Por Daniela Giopato

Desde a Fenatran passada, realizada em 2017, o mercado de caminhões vem se recuperando após ter sofrido uma queda de 187,1 unidades licenciadas em 2012 para 50.162 unidades em 2017. As vendas concretizadas após a edição passada refletiram no resultado de 2018 elevando o número de licenciamento para 74.058 caminhões e as previsões mais otimistas projetam um fechamento acima de 100 mil unidades, caso o mercado siga no ritmo crescente que vem sendo registrado nos últimos meses.

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“Atravessamos um momento complicado, mas felizmente o mercado está reagindo. Quem sabe, em um futuro próximo, seja possível voltar ao patamar de 150 mil unidades”, estimou Luciano Cafure, diretor de marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O executivo comentou também que dois segmentos têm se destacado, o de leves e o de pesados. Ele justificou que a expansão das cidades associada às restrições de circulação e realocação dos centros de distribuição, para fora dos centros urbanos, favorece o aumento de venda de modelos leves (quase 30%). “Porém existe a necessidade de levar mais carga por viagem, elevando a procura também por veículos pesados, segmento que representa 50% do mercado”, acrescentou.

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Montadora expõe toda sua linha de caminhões formada por diferentes motorização e potências e níveis de acabameto interno da cabine

Com base nesse cenário, a Volkswagen anunciou uma série de mudanças na sua linha de caminhões dos leves aos extrapesados que incluíram novas transmissões automatizadas e melhorias nos itens de acabamentos para oferecer mais conforto aos motoristas e eficiência e economia aos frotistas. Essas novidades passam pelo segmento de leves com a versão do Delivery 11.180 com tração 4×4 para aplicações off-road chegando até os modelos de maior porte como o Constellation semipesado 24.280 com transmissão automatizada e o pesado MAN TGX 28.440, com opção de suspensão pneumática.

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Na edição da Fenatran de 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou novas opções para a linha Delivery, com as versões V-Tronic 9.170 e 11.180 (para 9 e 11 toneladas de PBT), cujo diferencial é a transmissão automatizada Eaton EAO-6106. Com seis velocidades, sendo a última marcha overdrive, característica que também contribui para a economia de combustível. O motorista tem também a opção da condução no modo manual, expediente bastante útil em situações específicas em que se necessita de mais ou de menos potência. Outro recurso é o assistente de rampa, que segura o caminhão por três segundos sem pisar no freio nas partidas em aclives. O sistema funciona também em marcha à ré.

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Ainda na linha leve, a grande surpresa da montadora é o Delivery 11.180 4×4, para operações fora de estrada feitas por empresas hidrelétricas que operam na manutenção de linhas de energia, carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio. Seus ângulos de ataque e saída são superiores e ultrapassam os 30º, o que representa um ganho de 52% em relação à versão anterior. Disponibilizado com entre eixo de 4.000mm, plataforma de carga de 5.600mm, o veículo, que tem de série pneus para uso misto, foi desenvolvido para ser utilizado também como reboque. O pacote de opcionais inclui farol de milha, grade dianteira e guincho elétrico. O modelo está previsto para chegar no mercado no primeiro semestre de 2020.

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Trem de força dos modelos Delivery nas versões 9.170 1 11.180 automatizadas reúne motor Cummins de 3.8 litros e transmissão Eaton V-Tronic de seis velocidades

Na linha Constellation, o semipesado 24.280 passou a ser equipado com a transmissão automatizada Eaton MHD de dez velocidades. A montadora divulga que o modelo chega a ser 3% mais econômico no consumo de diesel. Entre as melhorias trazidas pela nova caixa de marchas constam o assistente de partida em rampa, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação e sistema de troca inteligente além da função manobra automática que contribui para a condução econômica. Essa mesma transmissão passa a compor o trem de força também das versões Constellation 17.280 e 30.280.

Os pacotes de acabamento da linha, Prime e Robust, também trazem algumas inovações. Na Prime, as novidades são os bancos revestidos com tecidos impermeáveis e equipados com suspensão pneumática. A cama passa a ter 1,90m de comprimento e o painel de instrumentos ficou mais fácil de ser acionado. O veículo é produzido com motorização nas potências de 230, 280, 330, 360 e 420cv. Já no pacote Robust, as mudanças estão nos bancos com forração em vinil, novo para-choque curto em plástico e painel, assoalho e portas laterais trazem novas tonalidades para facilitar a limpeza diária.

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Semipesado 24.280 pass a a ser equipado com nova transmissão automatizada de 10 velocidades fabricada pela Eaton que ajuda na redução do consumo de combustível

No Constellation 25.360, além do pacote Prime, essa versão traz novidades em suas configurações técnicas. Cabine leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas (com versão manual como opcional) são algumas delas. O modelo passou a contar com para-choque na cor do veículo, farol auxiliar, espelho retrovisor principal com regulagem elétrica, travamento das portas e levantamento dos vidros também elétricos, além de rádio CD-Player Blueetooth com entrada USP e auxiliar.

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A família de vocacionais Constellation Robust também teve seu portifólio ampliado com os modelos 14.190, 17.190 (ambos equipados com motor D08 de 4 cilindros, 180cv e 700 Nm, sistema de emissão EGR e transmissão Eaton FS 5406-A de seis velocidades) e os modelos 17.260 e 24.260.

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Para o segmento de construção, a montadora traz o Constellation 26.260 8×4, equipado com rodas de alumínio e com modificações na motorização (MAN D08 de seis cilindros 256cv e 900 Nm), transmissão manual ZF 9S de 9 velocidades, cabine, suspensões, chassi e periféricos que resultaram em redução de peso – em relação a versão anterior – podendo transportar 8m3 sem ferir a lei da balança.

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Outras novidades da montadora estão na maior oferta de caminhões vocacionais; melhorias no interior da cabine
da linha pesada e suspensão pneumática no pesadão MAN TGX 28.440 6X2 como item opcional

Para a linha MAN TGX a novidade é a suspensão pneumática como item opcional disponível na versão 28.440 6×2. O modelo é equipado com motor MAN D26 de seis cilindros, 12,4 litros e torque de 2.200 Nm, transmissão automatizada MAN TipMatic, de 16 velocidades, freios de serviço a tambor nos eixos dianteiros e traseiros e plataforma atrás da cabine de 84cm. A adoção da suspensão foi uma solicitação dos clientes e incorporada no conceito de soluções sob medida.