Motor mais potente, kit multimídia, design atualizado e novas tecnologias tornaram a linha Sprinter mais moderna e segura

Por João Geraldo

A família de comerciais leves Mercedes-Benz Sprinter, formada por chassi-cabine, furgão de carga e vans de passageiros, traz na linha 2020 um vigoroso pacote de atualização, ao ponto de a montadora passar a chamá-la Nova. As novidades estão concentradas no motor, caixa de câmbio e tecnologias que proporcionam desempenho e segurança, entre outras soluções tecnológicas que evidenciam o objetivo da montadora de oferecer veículos mais robustos e seguros, interativos, confortáveis, inteligentes e, acima de tudo, mais competitivos.

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Novo chassi cabine disponibiliza freio a disco em todas rodas, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Assistente Ativo de Frenagem (ABA) , de Partida em Rampa e de Fadiga

A nova Sprinter ficou mais potente. O motor OM 651 CDI 2.2 bi turbo, de 4 cilindros, recebeu uma nova parametrização eletrônica com foco em melhor eficiência. Essa ação da engenharia da Mercedes-Benz resultou em ganho de força e desempenho em relação ao modelo atual. Nas versões 416CDI e 516 CDI, o propulsor passou a entregar 163cv a 3.800 rpm e 36,4kgmf de torque na faixa entre 1.200 e 2.400 rpm. Já na versão 314 CDI Street, o motor desenvolve 143cv a 3.800 rpm e torque de 33,7kgfm na mesma faixa de giro. O acréscimo de potência e torque teve como meta otimizar a performance e dar mais agilidade ao veículo no trânsito urbano.

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As inovações tecnológicas de segurança ativa colocam a Sprinter à frente dos concorrentes no segmento de veículos comerciais na faixa de 3,5 a toneladas de PBT, destaca Jefferson Ferrarez, da da diretoria da Mercedes

A caixa de mudanças ZF – 6S 480 também recebeu alterações. Ganhou mais torque e novo escalonamentos de marchas para atender com maior precisão e harmonia às novas configurações do motor. Na prática, significou melhores níveis de arrancada e retomada de velocidade, além de maiores velocidades médias. As mudanças, assegura a Mercedes-Benz, resultam em maior produtividade. Outro item que merece destaque são os 220kg ganhos no PBT da van furgão e chassis-cabine 314 CDI Street, 416 CDI e 16 CDI sobre os produtos que serão substituídos ainda este ano.

A maior novidade da Nova Sprinter está do cockpit, idêntico ao de um carro de passeio. Essa aparência é reforçada por um pacote de inovações ao qual se incluem o kit multimídia com tela touchscreen, espelhamento de aplicativos compatíveis com Smartphone, operação mãos livres, entrada de USB e câmera de ré na tela multimídia de 7 polegadas. Esse sistema será oferecido como item opcional e traz uma inovação para o mercado brasileiro no segmento de veículos comerciais de 3,5 a 5 toneladas de PBT.

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O design do painel e dos controles, mais os novos bancos e acabamento geral completam o ar de refinamento presente ao interior da Nova Sprinter. Outro item que merece destaque é o acionamento do motor pelo botão Keyless Start, recurso que dispensa o uso da chave. A direção, por sua vez, é elétrica ao invés de hidráulica, e cujo volante nas dimensões de um carro de luxo conta com comandos multifunções integrados.

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Segurança

A Nova Linha Sprinter ficou mais segura com a adoção de novos sistemas de segurança ativa, como o ABA (Active Brake Assist) Assistente Ativo de Frenagem. Trata-se de uma tecnologia que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas.

À medida em que o veículo se aproxima de outro à sua frente, o ABA emite sinais de alerta visual e sonoro ao motorista, para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão. Caso ele não atenda aos sinais de alerta, automaticamente o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem de emergência, até a parada total caso haja necessidade.

Outro item de segurança é o (Attention Assist), Assistente de Fadiga, sistema que reconhece os sinais típicos de sonolência e de perda de atenção do motorista. Sua função é alertar por intermédio de sinais sonoros e visuais que ele deve fazer uma parada e descansar. Somente a Sprinter passa a ter essa tecnologia no segmento de comerciais leves aqui no Brasil. O sistema pode ser desativado e volta a funcionar quando o veículo atinge a velocidade de 50 km/hora.

Outros dispositivos de Segurança Ativa presentes na Nova Sprinter são o Assistente de Subida de Rampa, o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) sendo que este ameniza o efeito de ventos laterais e ajuda a manter o veículo em sua trajetória. As Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light) também compõem o pacote de segurança ativa da Nova Sprinter.

O diretor de vendas e marketing vans da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, destacou que, novamente, a Mercedes-Benz traz para o segmento de veículos comerciais leves inovações tecnológicas de segurança ativa. “O ABA, por exemplo, revoluciona a segurança ativa no transporte urbano, com padrão de segurança da Sprinter podendo ser equiparado ao de automóveis Mercedes-Benz”, disse. A família Sprinter conta com 60 modelos entre vans de passageiros para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.