Com a linha 2020 já apresentada no primeiro semestre desse ano, a Volvo reforça as tecnologias de seus caminhões, suas soluções para o transportador brasileiro e apresenta um série especial em alusão aos 40 anos de produção no Brasil, além de um cavalo mecânico com um motor de 2.400cv de potência

Por João Geraldo

Entre outras novidade reveladas somente durante o evento, a Volvo destaca na Fenatran desse ano a sua linha de caminhões 2020 FH e VM, lançadas no primeiro semestre desse ano, seus veículos vocacionais e serviços conectados, financeiros, consórcio e também uma série especial inspirada no primeiro caminhão produzido pela marca no Brasil.

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Com motor de 2.400cv, torque de 6.000Nm e 4,5 toneladas, o Cavaleiro de Ferro tem peso-potência de 1,9 kg/cv

Além dos produtos direcionados ao transporte rodoviário de cargas, a montadora trouxe para o Brasil, apenas para exibição, o Iron Knight (cavaleiro de ferro), um caminhão com motor de 2.400cv e torque de 6.000Nm. É um exemplar único preparado para desenvolver altas velocidades. Esse veículo é detentor de dois recordes mundiais de velocidade homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros.

Como a Fenatran é uma vitrine para o transporte rodoviário de cargas, e também um palco de vendas de caminhões e serviços, a Volvo reforça para o público transportador presente no evento a Aceleração Inteligente, tecnologia presente na linha F 2020,que favorece a redução do consumo de combustível. Essa tecnologia chega a produzir economia de 10% no consumo dos novos modelos pesados da marca. Esses motores equipam os caminhões FH, FM e FMX.

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LInha 2020 FH em exposição na Fenatran tem como maior destaque a tecnologia da Aceleração Inteligente

“Nossa engenharia desenvolveu um sistema de inteligência avançada capaz de otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem dessa evolução”, disse Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.

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Os engenheiros da empresa explicam, que essa redução foi possível com um novo software de motor combinado com novos componentes internos e um óleo lubrificante mais avançado. A tecnologia aplicada aos motores identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia da estrada e carga transportada e controla a injeção de combustível com precisão para reduzir o consumo.

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Os novos modelos da família VM apresentam novo parachoque bipartido, luzes três marias, sistema anti-intrusão
e novidades na parte interna da cabine

Já para a linha VM 2020 formada por modelos semipesados e pesados, as novidade estão na cabine, como o para-choque dividido em três partes, medida que visa facilitar a manutenção em caso de reparos; luzes de posicionamento (Três Marias) na parte superior da cabine e sistema de proteção frontal, entre outras mudanças na linha que tornaram os modelos um pouco mais parecidos com o FH.

A família VM conta com uma versão para 32 toneladas de PBT para aplicações severas que não exigem um caminhão mais potente. Essa opção é equipada com motor de 330cv e incorpora alguns equipamentos da linha FMX, como o eixo de tração com redução nos cubos, eixo dianteiro de viga reta e caixa de câmbio I-Shift com a mesma configuração.

Os caminhões Volvo FMX são destinados a aplicações mais severas como mineração, construção segmentos florestal e canavieiro. A empresa reforça que tem modelos com tração integral nas configurações 6X6 e 4X4 para demandas mais específicas.

Assim como seus principais concorrentes, a Volvo conta com serviços conectados para veículos com planos de manutenção, cujo objetivo principal é baixar os custos do transporte e reduzir o número da parada dos caminhões. Um deles é a Manutenção Inteligente, uma central de monitoramento, planejamento e agendamento de manutenções preventivas.

Os serviços são executados com informações do sistema de gerenciamento de frotas da Volvo, o Dynafleet, com os dados do veículo (que contam com tecnologia embarcada) e são transmitidos para a central da montadora por intermédio de um módulo eletrônico. Essas informações possibilitam que agentes da central verifiquem, remotamente, qual a situação do veículo e indicam a previsão de paradas e quais serviços precisam ser realizados.

SÉRIE ESPECIAL 40 ANOS

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Batizado de FH 40 Anos, a nova série especial apresentada pela Volvo faz referência ao primeiro caminhão da marca produzido no Brasil, em 1980.

O modelo era um N10 pintado na cor branca. A montadora informa que o modelo é um Top Class, que contém todos os itens opcionais da marca e reúne o melhor em conforto, performance, comunicação e segurança.

Serão produzidas apenas 40 unidades.

“É um modelo inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País para celebrar os 40 anos de produção da Volvo. É um veículo especial, com configuração única, equipado com

o que há de melhor em tecnologias de transporte”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. O veículo traz faixas decorativas nas laterais que fazem alusão ao modelo produzido há quatro décadas. Coincidência ou não, o super caminhão Iron Knight também tem faixas nos mesmos tons.