Por João Geraldo
É difícil encontrar alguém para duvidar que nos próximos anos os veículos de carga e todo o sistema de transporte passarão por grandes mudanças em razão das novas tecnologias. Por conta disso, temas como conectividade, combustíveis alternativos, eficiência energética e novas formas de mobilidade, além de conforto, segurança e a busca pela maior rentabilidade na operação, têm sido os bastante focados pela indústria de caminhões em todo o mundo.
Essa movimentação tem levado profissionais de diferentes áreas da indústria automotiva a projetar ideias e conceitos sobre como deverão ser os veículos nos próximos anos. Na edição deste ano do IAA (Salão Internacional de Veículos Comerciais), realizado em Hannover (Alemanha), a Iveco apresentou um projeto de caminhão estradeiro cuja cabine conta com linhas aerodinâmicas avançadas e sugere uma nova forma do ambiente de trabalho dos motoristas em percursos de longas distâncias.
Denominado de Z Truck, o projeto apresenta aerodinâmica considerada inovadora pela empresa, por criar um novo espaço útil na cabine. O interior pode ser reconfigurado de variadas formas de acordo com as diferentes aplicações do caminhão. A parte traseira, onde existe um painel para a projeção de slide, pode ser ampliada em até 50cm para aumentar o espaço interno. No descritivo da Iveco sobre o veículo, consta também que a cabine pode ter uma cama dobrável, cozinha, geladeira, pia, banheiro e entretenimento na parede. A interação homem-máquina considera ainda estresse zero do motorista, além da redução de perda de tempo.
O motor do Z Truck é movido a gás natural liquefeito (GNL), otimizado para bio-metano e desenvolve 460hp a 2000rpm. Dois tanques de com capacidade para 1.200 litros juntos garantem autonomia para até 2.200 quilômetros com emissões praticamente zero. De acordo com a Iveco, essa autonomia é 60% maior do que a do atual Stralis NP e maior ainda do que a de um modelo a diesel.
O presidente da Iveco, Pierre Lahutte, considera que a indústria está diante de uma revolução desencadeada pela preocupação com o meio ambiente, economia e a segurança em torno dos veículos. Ao falar sobre os valores de sustentabilidade, redução de custos de operação, tecnologia e parceria com os clientes, ele disse que a Iveco tem trabalhado para reduzir o impacto no meio ambiente dos veículos que produz, com combustíveis alternativos. “Com o Iveco Z Truck e suas 29 patentes, estamos definindo onde nossos esforços podem nos levar no futuro”, acrescentou o executivo.
Na visão de técnicos da Iveco, o Z Truck representa um passo em direção ao futuro e antecipa a maneira como a energia alternativa, as novas tecnologias e a direção autônoma mudará a função do motorista de caminhão. A empresa informou também que o desenho futurístico de seu protótipo de direção autônoma foi desenvolvido em parceria com o Centro de Design e Inovação da CNH Industrial. Lahutte disse ainda que no desenvolvimento do Z Truck a Iveco colocou o motorista e o cliente no centro de nosso desenvolvimento tecnológico e de design.
O nome Z Truck faz alusão à busca de zero acidente e também a outros elementos inseridos no projeto. De acordo com informações da Iveco, a proposta de um caminhão estradeiro movido a GNL é abraçada também pela Petronas Lubrificants International, que apoiou o desenvolvimento do protótipo. O motor a gás utilizou lubrificantes da marca, com baixa viscosidade. O ganho de quilometragem contou também com pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento e sistema de monitoramento de pressão.