por João Geraldo

O cavalo-mecânico Scania 6X2/4 é a mais recente novidade da montadora sueca para aumentar a capacidade de carga para operações que precisam de maior volume, porque permite que se tracione composições mais longas. O veículo, que foi apresentado durante a 15ª Exposição de Transportes, evento promovido pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros, realizado entre os dias 21 e 24 de novembro no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem rodado simples no primeiro eixo traseiro, dois a menos que o 6X2 convencional e, segundo a montadora, tem menor raio de giro.

Disponível com as cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv, o 6X2/4 está sendo oferecido para ser atrelado a carretas baú, sider, carga seca e tanque, e também para carretas cegonha, esta tracionada pela versão com motor de 360cv de potência. Celso Mendonça, gerente de pré-venda da Scania do Brasil, explica que o veículo foi pensado e desenvolvido porque em muitos serviços a tração 4X2 fica abaixo da demanda do cliente e a 6X2 acima do necessário. “Neste veículo, o eixo de rodado simples direcional fica à frente do eixo de tração. No 6X2 convencional, o eixo de apoio (de rodado duplo) fica atrás do eixo de tração. O 6X2/4 permanece sem eixo de apoio”, explica Mendonça. A capacidade de carga do cavalo é de 19,5 toneladas (3,5 a mais que a versão 4X2) e distância entreeixos standard de 4.050mm, distância do entreeixo de apoio e tração de 1.250mm e entreeixos direcionais de 2.800mm. O veículo sai de fábrica com freio a discos com EBS, suspensão dianteira com molas parabólicas e traseira pneumática e balança digital no painel. “Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes”, finalizou Mendonça.