Para a maioria dos carreteiros ir ao dentista e cuidar da saúde bucal é considerado um luxo e não prioridade afinal, teriam que perder um dia de trabalho e isso pesaria no faturamento do final do mês. Para atender essa necessidade, a Goodyear acaba de lançar o projeto Sorriso nota 10, um consultório odontológico volante que oferece atendimento gratuito aos motoristas de caminhão.
“O nosso objetivo principal é dar assistência aos carreteiros em seu próprio local de trabalho, pois sabemos da dificuldade desses profissionais em buscar atendimento na cidade devido ao acesso e à falta de tempo”, afirma Guilherme Junqueira Franco, gerente de serviços a frota de eventos de marketing e propaganda da Goodyear.
O caminhão, com todos os equipamentos necessários para um atendimento odontológico, irá percorrer, a partir de janeiro de 2006, as estradas do Brasil e permanecerá durante quatro dias em cada localidade. Nos três primeiros dias atenderá somente os carreteiros e no quarto serão realizadas palestras sobre saúde bucal em escolas carentes das regiões próximas. A equipe de profissionais é formada por três mulheres: a motorista Andréia de Souza Ferreira; a coordenadora, Juliana Furtado, e a dentista Ana Carolina Fiore, que pretende realizar 25 atendimentos por dia.
Na ocasião, os motoristas poderão fazer tratamento dentário estético; pequenas cirurgias; emergências para aliviar a dor. Além disso, poderão participar de palestras técnicas sobre manutenção mecânica e de pneus para resultar em economia.
O Sorriso Nota 10 está em fase de teste desde agosto de 2005 e já atendeu cerca de 450 motoristas. “Nesse primeiro contato percebemos como esses profissionais são carentes e não têm acesso a um serviço de odontologia de bom nível. Apesar de ainda não ter realizado muitos atendimentos os dados são assustadores. Cerca de 90% já perderam pelo menos um dente por falta de cuidados e a maioria não usa prótese. Mas, o importante é que eles estão satisfeitos com o serviço que oferecemos e com o cuidado para que todos dêem continuidade ao tratamento”, afirma Ana Carolina (DG).