Por João Geraldo

Finalmente, a DaimlerChrysler revelou o futuro dos modelos líderes de vendas da marca Mercedes-Benz, o semipesado L1620 e o leve 710, a Mercedes-Benz anunciou o que todo mundo já esperava: em 2006 os dois modelos passam a ser equipados com motor eletrônico e continuam a figurar na lista de preços da montadora e a serem comercializados pela rede de distribuidores da marca.

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Os dois modelos fazem parte da antiga família de caminhões Mercedes-Benz, cuja renovação foi concluída com a lançamento da linha extrapesada Axor, em meados do ano passado. Anteriormente, a montadora tinha lançado a família Atego (de médios e semipesados) e os leves Accelo 715 e 915 , em 2003. Toda a nova geração privilegia a cabine avançada, já que o conceito conquistou de vez os transportadores de carga brasileiros, mas nem por isso o L1620 perdeu seu espaço no mercado.

Garantidos pelo volume de vendas, tanto o 710 quanto o L1620 tornaram-se sobreviventes de uma geração passada de caminhões. Em 2005, por exemplo, a Mercedes-Benz vendeu 5.446 L1620 entre janeiro e outubro e 3.997 unidades do 710 no mesmo período.

O modelo semipesado passa a ser equipado com o motor OM 906 LA turbocooler de seis cilindros e 231cv de potência. É o mesmo propulsor que traciona os modelos Atego 1725, 2425 e 2423 6X4. Já o 710 recebeu o motor mecânico OM 364 LA preparado para atender a legislação Proconve 5 (Euro III), lançado em setembro pela Mercedes-Benz.

O L1620 ganhou junto com o motor eletrônico capacidade de carga no eixo traseiro e passa a ser tecnicamente para 23 toneladas de PBTC. Trata-se de um caminhão procurado por motoristas autônomos. O 710, por sua vez, tem PBT de 6.700 quilos e oferece opções de entreeixos de 3.700 e 4.250mm.