Por Daniela Giopato
Nos países europeus e nos EUA a roda de alumínio reina absoluta. As vantagens oferecidas pelo produto, como menor peso – aproximadamente entre 30 e 35%- que possibilita mais carga no caminhão, menos viagens e redução do consumo de combustível, vêm de encontro às necessidades dos transportadores. Porém, no Brasil, ela ainda disputa espaço com as de aço, ainda presente na maioria dos caminhões.
“Dos 762 caminhões da frota da Braspress, apenas 10 caminhões trafegam com rodas de alumínio. Embora tenhamos muitas vantagens com esse uso, já que o produto dissipa mais calorias, aquece menos o sistema de freio em relação as outras rodas, são resistentes à corrosão, não trincam, não amassam ou quebram e dispensa pintura, não conseguimos colocar em um número maior de veículos devido ao alto custo do equipamento”, afirma Walter Rosa, gerente de manutenção da empresa.
Para Fábio Carnellos, departamento comercial da Italspeed, o preço é um dos principais itens que dificulta a venda das rodas de alumínio. “Hoje, uma roda de alumínio custa o dobro em relação a de aço, mas devido aos benefícios que ela proporciona, esse investimento tem um retorno num prazo bem razoável. Além disso, a falta de informação do usuário final, que não conhece as vantagens de se utilizar o produto, e acha que se trata somente de uma melhoria estética, impede que o Brasil tenha mais caminhões trafegando com rodas de alumínio. As pessoas não adquiriram a cultura de utilização deste produto. Diferente dos países europeus e dos EUA”, acredita Carnellos.
O principal argumento para convencer o cliente a optar pelo uso do produto em sua frota, segundo Carnellos, é a economia gerada pelas rodas de alumínio para o negócio do transportador. “Ao aplicar as nossas rodas o usuário obtém vantagens como redução de aproximadamente 30 kg/roda – que pode evitar problemas com a balança e aumento no volume de carga-; economia de pneus e sistemas de freios, devido a melhor dissipação de calor em relação às rodas de aço; melhor dirigibilidade e maior resistência a impactos”, explica. O produto é fabricado com material totalmente reciclável.
A Italspeed fornece seus produtos para montadoras como GM, Fiat, Volkswagen, Renault, PSA, Ford, Mitsubishi e exporta para a Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Turquia, entre outros. Fábio explica que o segmento que mais utiliza rodas de alumínio é o de turismo e transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros. “A distribuição das rodas por segmento está 60% no transporte de passageiros e 40% no de carga. Nos últimos três anos, devido à estabilidade econômica e o aumento das exportações e do agronegócio, houve um aumento significativo no mercado de rodas de alumínio para veículos comerciais leves e pesados. Nos anos 2004 e 2005, produzimos cerca de 40.000 rodas e para o próximo ano estamos projetando um aumento de 20% neste volume”, estima.
Para o gerente comercial da divisão de rodas da Alcoa, Eduardo Lacerda, o mercado brasileiro tem percebido as vantagens das rodas forjadas de alumínio, “Não há dificuldades em se vender rodas forjadas de alumínio Alcoa. Eu reitero que existe um grande trabalho a ser feito, sobretudo na conscientização dos empresários do setor de transportes no que diz respeito a segurança, resistência e leveza em um só produto. Os benefícios e características do produto já são bem conhecidas pelos executivos dos EUA e Europa, onde o consumo deste produto é superior a 70%”, afirma.
O conhecimento da relação custo e benefício que o produto oferece é o caminho mais correto, segundo Lacerda, para que o cliente prefira ter em seus veículos as rodas de alumínio. “Quando falamos em leveza, o principal objetivo é oferecer o aumento de carga a ser transportado e com isso eliminar o peso “morto”, proporcionado por outros produtos. A roda forjada de alumínio Alcoa sem câmara pesa 24,0 kg, as demais encontradas no mercado pesam entre 44 e 57 kg. Dependendo da configuração do equipamento, a redução de peso proporciona um aumento da carga útil a ser transportada de 450 a 800 kg”.
Lacerda explica que o conceito fundamental é a durabilidade e segurança. “A resistência ao impacto é cinco vezes maior que as tradicionais”. Outra vantagem citada pelo executivo é a economia nos itens de manutenção no conjunto pneu e roda, que dispensam pinturas e tem cinco anos de garantia. A vida média das rodas forjadas de alumínio são de 15 anos para o mercado interno e América do Sul. “Alguns clientes já rodaram mais de dois milhões de quilômetros”.
A produção das rodas de alumínio Alcoa é um grande diferencial em relação ao concorrente, conforme expõe Lacerda. O processo de fabricação utilizado para a linha pesada é o forjado. “Por meio desse processo podemos afirmar que são até cinco vezes mais resistentes quando comparadas com as rodas tradicionais. Os nossos produtos levam marcação do teste, comprovando resistência e são produzidos a partir de um bloco único de alumínio”. Atualmente, as rodas Alcoa são importadas do México. “Nosso objetivo para os próximos dois anos é alcançar volumes superiores a 55 mil unidades”, prevê.