Quando o assunto é saúde bucal, quanto mais cedo se iniciar o processo de higienização menor será a probabilidade da criança desenvolver problemas bucais como a cárie. Para o cirurgião-dentista Cássio Melo, responsável pelos atendimentos realizados no Odontomóvel, esta preocupação deve existir desde os primeiros dias de vida do bebê. “Sempre que a mãe amamentar é importante passar por todo bordo gengival da criança uma gaze esterilizada para remoção dos resíduos, assim já começa a registrar essa ação”, aconselha.

Alguns procedimentos como promover a higiene bucal das crianças de até três anos – e sempre que possível demonstrar qual a forma correta de escovar os dentes e levar o bebê a um odontopediatra antes do primeiro ano de vida – são providências importantes e contribuem para que os filhos tenham sempre uma boca saudável. “Dos três aos nove anos devemos cobrar as escovações após as refeições, verificar se foi feita corretamente e mandar repeti-la se necessário. A partir dos nove anos a criança já tem condições de fazer a higienização sozinha”, diz o cirurgião.

O melhor método para escovar os dentes de uma criança pequena, segundo Dr. Cássio, é utilizar uma escova de cabeça pequena, macia e com o creme dental da preferência da criança. “O fio dental pode ser usado a partir dos 7 anos, porém, de forma correta para evitar machucados. Já o anti-séptico só deve ser usado a partir dos oito, e de preferência produtos sem álcool”, alerta.

Além da higienização, Dr. Cássio ressalta que a boa alimentação deve estar presente na vida das crianças desde cedo para criar hábitos saudáveis e aumentar o consumo de produtos que não comprometem a saúde bucal. “É importante evitar doces, salgadinhos industrializados e refrigerantes e incentivar a ingestão de legumes, verduras, carnes, peixes e principalmente alimentos com cálcio (leites e derivados). Todos esses cuidados previnem o surgimento precoce das cáries. (DG)