Manutenção do caminhão do modo tradicional e de acordo com o Manual do Proprietário tem sido cada vez mais uma coisa do passado. Ao menos para quem utiliza algum dos planos de manutenção oferecidos pelas montadoras, os quais por meio da conectividade disponibilizam dados do caminhão, da operação e até da forma de condução do motorista. Tudo é registrado e com as informações as montadoras são capazes de oferecer a redução de custos do quilômetro rodado. mais de uma montadora. Esses serviços   têm facilitado a vida de transportadores, avisando de manutenções do veículo, além de outras informações importantes para o bom andamento do negócio. O crescimento do número de caminhões conectados no País indica que a prometida redução de custos e de aumento da produtividade – inclusive autônomos – tem acontecido. Oferecidos normalmente junto com a venda do veículo Okm, as montadoras afirmam que a  situação de pandemia causou um certo aquecimento na procura pelos serviços conectados. Caminhões da marca produzidos a partir de maio de 2016, que já contam o módulo Scania Communicator, também são aptos ter serviços conectados.

Conectividade Scania 02
Scania Services, Codema Guarulhos, Eduardo Antonio Joanilho

Como já de conhecimento dos transportadores, as ações de melhoria que podem contribuir com redução do custo do quilômetro rodado são feitas a partir de dados inteligentes gerados pelo caminhão por meio da conectividade para otimizar a operação. As informações possibilitam a identificação dos intervalos de manutenção do veículo, velocidade média, estilo de direção do motorista e consumo de combustível.

Silvio MunhozNo período de isolamento social o uso de ferramentas dos serviços conectados Scania passou a ser mais intenso, conforme observou Silvio Munhoz, diretor comercial da montadora. O executivo acredita acredita numa provável aceleração das vendas de planos de programas de manutenção, porém com moderação. “Vamos demorar pra voltar aos volumes que tínhamos antes da pandemia, mas temos notado que a procura e o interesse vem crescendo em relação à situação anterior”, afirmou.

De acordo com o executivo, desde o início o período de isolamento, em março, a adesão ao programa de manutenção Premium está crescendo em relação ao plano Básico. “Percentualmente, as vendas do Plano Premium eram menores, mas os transportadores estão querendo se assegurar da cobertura, pois essa situação de incertezas tem levado a buscar algo que lhe dê confiabilidade e mais segurança.

Scania P 420 6×2*4 refrigerated distribution truck.
Germany.
Photo: Jonas Nordin, 2005

O programa Premium Flexível citado por Munhoz contempla manutenções preventivas e corretivas de forma individualizada, personalizada e cobrança por faixa dinâmica de economia de combustível. O objetivo é garantir rentabilidade máxima e disponibilidade do veículo. Um dos atrativos desse programa é a proposta de redução de 25% no custo total do caminhão. Os contratos de adesão são de três, quatro ou cinco anos e a cobrança é baseada em cálculo prévio dos custos totais de manutenção se haver mudanças durante o tempo de vigência. Se houver mais gastos do que esperado, a Scania assume a responsabilidade.

Ainda de acordo com Munhoz, a  pandemia tem ajudado nesse processo de segmentação. “A gente falava e recomendava, mas agora na pandemia com o maior uso das ferramentas os transportadores começaram a entender com mais rapidez a eficiência dos serviços e o uso de produtos está aumentando,

Em abril a Scania realizou um encontro digital com a rede de concessionários para apresentar novos programas de mautenção e poder oferecer mais opções de serviços que se encaixem nas necessidades dos transportadores pois, segundo Munhoz é muito grande a carência do mercado.

O executivo acrescenta que os transportadores buscam eficiência segurança, coisas que encontram nos programas de manutenção e na rede. “Eles sabem que as concessionárias estão abertas e preparadas para dar atendimento. É a confiança na marca, especialmente agora na pandemia, que a incerteza leva a buscar soluções confiáveis”, finalizou.