Por Edmilson de Souza
A Chrysler inaugurou sua fábrica de caminhões no Brasil em maio de 1969. Porém, antes tinha adquirido a Simca, em novembro de 1966. Mas foi junto com a abertura da unidade de caminhões que lançou o Dodge D-700, caminhão com motor de 196 HP. Logo depois colocou para rodar os D-950, semipesados, com motor MWM, injeção direta, 6 cilindros, 138 HP, com tanque para 150 litros de gasolina.
A linha do ano de 1975 oferecia motores Chrysler 318 HD, também a gasolina, de 196 HP e também motores Perkins diesel, de 140 HP, para os modelos médios e pequenos. Como promoção, a empresa chegou até a publicar na Revista O Carreteiro histórias em quadrinhos: “As Aventuras do Dojão Vermelho”, sendo o personagem principal um caminhão e uma família que viajava num Dodge pelas estradas do País contando suas histórias.
Em janeiro de 1979, a Volkswagen adquiriu 67% da Chrysler Corporation do Brasil e em novembro de 1980 a Chrysler deixou definitivamente o País, em virtude de uma crise econômica em sua estrutura mundial. Com isso se desfaz de algumas fábricas, entre elas a de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Com a oportunidade, a Volkswagen adquiriu todo o restante da empresa mantendo os veículos e o nome Dodge e em janeiro de 1981 lançou o primeiro caminhão Dodge a álcool, o E 13. No mês seguinte mudou a razão social para Volkswagen Caminhões Ltda e começou a produzir os modelos da marca com cabine avançada.