Por João Geraldo

Sob o comando do piloto Amable M.C Barrasa e do navegador José Papacena Neto, um Ford F-4000 foi o primeiro entre os 16 caminhões, incluindo modelos da Mercedes-Benz e Volkswagen, que participaram da 13ª edição do Rally dos Sertões, a cruzar a linha de chegada após 10 dias de competição por 4.700 quilômetros de estradas de terra com muita poeira, trilhas, e outros terrenos difíceis pelos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal. O segundo lugar entre os veículos pesados ficou com os veteranos Carlos e Guido Salvini, que participaram com um Mercedes-Benz 1728 Flex Truck, e em terceiro outro Ford F-4000, este tripulado pelo piloto Ricardo Domingues e o navegador Nilo de Paula.

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Outra equipe que apesar de não estar entre os três primeiros também comemorou é a Obroc, que estreou na competição com dois caminhões Volkswagen. Um deles, da dupla Ricardo Berg e Willian Garcia conquistou a sexta posição no resultado final. A outra dupla, Carlos Oliveira e Andrey Valério ficou com a nona posição. A comemoração se deve ao fato de a equipe ter montado os caminhões em tempo recorde de 40 dias e foi para o rally sem mesmo ter testado os veículos, que participaram equipados com caixa de câmbio automática fornecida pela ZF.

André Azevedo, o maior vencedor da competição na categoria caminhões, que corre pela equipe Petrobras Lubrax, ficou com a 13ª colocação na classificação final.
Outra equipe que também enfrentou problema foi a Yahn Racing, que também compete com dois caminhões Volkswagen. O truck tripulado pelo piloto Luciano Cunha e pelo navegador Carlos Brites tombou em um acidente e ficou fora da prova. Alfredo Yahn e João Herrmann também não completaram a prova.

Os fabricantes de pneus Goodyear (patrocinador do Rally), Pirelli e Continental marcaram forte presença na competição este ano, cujos produtos equiparam veículos vencedores. Ainda na área de pneus, uma novidade partiu da Vipal, que forneceu pneus recauchutados para caminhões que participaram do Rally.

Um sistema eletrônico denominado Spy (espião, em inglês) monitorou durante todo o tempo e a cada metro percorrido pelos veículos durante os 10 dias de competição. O sistema possibilitou identificar os veículos que ultrapassaram os limites de velocidade em zonas de radares, instaladas em vilarejos e cidades, ou denunciar o piloto que passou dos 150km/h, limite máximo de velocidade imposto este ano pela organização para todas as categorias.

A competição reuniu centenas de veículos distribuídos entre motocicletas, quadriciclos, utilitários, picapes e caminhões e começou e terminou em Goiânia. A modalidade de motocicletas este ano contou pontos para o campeonato mundial de rally. Além da competição, o evento desenvolve um trabalho social junto às comunidades carentes por onde passa, com distribuição de alimentos, remédios, atendimento médico dentário e distribuição de livros. Ao todo foram atendidas cerca de seis mil pessoas.

Legendas:

Amable Barrasa e José Papacena levaram o F-4000 à vitória entre os caminhõesCarlos e Guido Salvini ficaram com o segundo lugar este ano

Ricardo Domingues e Nilo de Paula garantiram a terceira colocação

A dupla Ricardo Berg e William Garcia conquistaram o sexto lugar na primeira participação no Rally dos Sertões

RESULTADO – CAMINHÕES

01º – Ford – F- 4000
02º – Mercedes-Benz – 1728
03º – Ford – F-4000
04º – Ford – F-4000
05º – Mercedes-Benz – Protótipo
06º – Volkswagen – 13.180
07º – Mercedes-Benz – LA 1418
08º – Volkswagen
09º – Volkswagen – 13.180
10º – Mercedes-Benz – 1113
11º – Mercedes-Benz – Accelo
12º – Mercedes-Benz
13º – Mercedes-Benz – 1728