Por  Daniela Giopato

Determinada a conquistar uma fatia cada vez maior do segmento de caminhões no mercado brasileiro, com produtos ainda mais competitivos, a Iveco está apresentando ao mercado a nova geração de caminhões leves, médio e pesados. Trata-se da Ecoline, onde os modelos que incorporam a linha receberam modificações principalmente na parte interna da cabine, trem de força, sistema de suspensão e também detalhes estéticos.

Painel do Tector recebeu indicadores de velocidade e rotação do moto analógicos bem visíveis, além do computador de bordo com econômetro e indicador de nível de ARLA 32
Painel do Tector recebeu indicadores de velocidade e rotação do moto analógicos bem visíveis, além do computador de bordo com econômetro e indicador de nível de ARLA 32

Das atuais 85 possibilidades de produtos da marca, contando família, cabine, trem de força e chassi, a geração Ecoline representa um salto para mais de 140 versões. Apesar do mistério em relação às novidades da linha 2012, alguns produtos já foram anunciados. Caso da família de semipesados Tector, que recebeu opção de cabine com teto alto, o que garantiu mais espaço para o motorista e demais ocupantes.

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O painel também é novo, com indicadores analógicos bem visíveis de velocidade e rotação do motor. Entre eles se posiciona o computador de bordo, que traz o econômetro e indicador de nível de ARLA 32. O tanque de combustível em alumínio passa a ser de série. O modelo oferece também farol de neblina, espelhos retrovisores elétricos e nova suspensão da cabine. Segundo a montadora, estes itens também contribuem para ampliar o conforto dos ocupantes do caminhão.

Equipados com motor Iveco – FTP NEF 6, de seis cilindros e sistema common rail de injeção de diesel, e caixa de câmbio ZF sincronizado tem sistema “single H”, os semipesados Tector ganharam mais potência e passaram a oferecer opções de 220 e 280cv e cinco opções de entreeixos. Ainda de acordo com a montadora, a nova linha chega a reduzir o consumo em até 4% em relação ao modelo anterior.

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Outro produto que também faz parte da geração Ecoline é o Daily, que traz como principal destaque modificações no painel com alavanca de câmbio integrada. O interior da cabine também passou por modificações, com nova versão de porta-objetos e bancos com forração em tecido escuro. Entre as novidades apontadas pela Iveco como importantes para aumentar a competitividade da família Daily está o novo motor Iveco-FTP FIC, que na versão para atender a legislação de emissões do Proncove P-7 atinge 167cv. Trata-se de um engenho equipado com turbo “Dual-Stage”, torque de 400 Nm para a versão de sete toneladas. Após ter deixado o mercado brasileiro em 1986, a Iveco retornou oficialmente ao País em 1998 e começou o trabalho de reconquistar clientes para a marca. Dois anos depois inaugurou uma moderna fábrica em Três Lagoas/MG, como uma garantia de que fincaria pé no País, e passou a produzir para atender os mercados brasileiro e sul-americano.

Um de seus maiores sucessos de vendas no Brasil é a linha Daily oferecida nas versões chassi-cabine, furgão e van, o primeiro modelo da marca introduzido no mercado a partir do retorno ao País. O modelo passou por várias atualizações ao longo dos anos, sendo a mais recente em 2010, com o lançamento do Daily Massimo, com suspensão dianteira mais reforçada, rodas maiores e capacidade para sete toneladas de PBT, sendo 4.525kg só de carga líquida na versão cabine simples e de 4.300kg na dupla.

Interior da cabine do Daily passou por modificações com nova versão de porta-objetos e bancos com forração em tecido escuro, o destaque é o painel com alavanca de câmbio integrada
Interior da cabine do Daily passou por modificações com nova versão de porta-objetos e bancos com forração em tecido escuro, o destaque é o painel com alavanca de câmbio integrada

O extrapesado Stralis, comercializado no Brasil a partir de 2004, é outro produto da montadora que ao longo dos anos foi sendo atualizado. Em 2006 a montadora ampliou o seu leque de produtos e lançou quatro versões do Stralis, 6×2, equipadas com motores de 380 e 420 cv de potência; 6×4 com 420cv e 4×2 com 420cv. Um ano depois, a Iveco renovou a linha e passou a disponibilizar o modelo nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4 e motorização de 380 e 420cv de potência. A terceira geração do cavalo-mecânico Stralis foi lançada em 2010 e denominada de Stralis NR. As novas versões passaram a ser disponibilizadas nas potências de 380, 420 e 460cv. Este ano, a Iveco apresentou o Stralis EuroTronic, equipado com caixa automatizada ZF AS Tronic, cujos resultados na operação se traduzem em trocas de marchas sem a interferência do carreteiro, menor consumo de combustível e uma direção mais segura.

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Outro recente lançamento da Iveco foi o Vertis, primeiro projeto da marca nascido fora da Europa e que chegou ao mercado para disputar nas faixas de cargas de nove a 13 toneladas de PBT, um segmento que a montadora não atuava no País. Ainda fazem parte do leque de produtos oferecidos pela montadora os pesados Cavallino e Cursor; o extrapesado Trakker e os semipesados EuroCargo e Tector, lançado em 2008, período em que Iveco, além de crescer cerca de 3,5% em relação a 2007, se destacou como a montadora com maior número de lançamentos de veículos para o transporte de carga nos últimos 12 meses. O ano de 2010 também foi histórico para montadora, com destaque para a inauguração do (COPI) Centro de Peças da Iveco em Sorocaba/SP. No total, a Iveco fechou 2010 com 15.404 unidades emplacadas, número 57% superior ao ano anterior, alcançando seu melhor resultado no País.