Entre as buscas de solução para reaquecer as vendas, e consequentemente a produção de caminhões, as fabricantes de caminhão lançaram mão a promoções de vendas, taxas especiais, flexibilização de prazos de financiamento e extensão de garantias entre outras medidas para estimular o mercado de veículos comerciais e também de pós-vendas, além de aproximação dos transportadores com a oferta de serviços digitais, especialmente programas de manutenção.
Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania, que o período de distanciamento social ajudou a intensificar o uso dos serviços conectados da empresa. Afirmou ter havido aumento de adesão ao programa de manutenção Premium, o mais completo da empresa em relação ao básico. Na visão do executivo, as incertezas em curso levaram os transportadores a buscarem meios para garantir cobertura com manutenção preventiva, corretiva e garantir disponibilidade do veículo.
A pandemia trouxe mais força para a utilização e aplicação e desses recursos, acrescentou o gerente de pós-vendas da Volvo do Brasil, Carlos Banzzatto. “Se antes da pandemia falasse aos clientes sobre redução de até 15% no consumo de combustível com a aplicação da telemetria, eles perguntavam quanto iria custar esse benefício e não decidiam”, disse. “Com a chegada da pandemia, eles passaram a olhar diferente e a perguntar quanto era possível melhorar com o uso da tecnologia”, complementou.
Ainda de acordo com Banzzatto, ficou mais fácil mostrar aos transportadores a possibilidade de ganho real no consumo de combustível do caminhão com a ajuda ao motorista na condução do veículo da forma correta, nas diferentes cargas, rotas etc. “Antes, quem ia comprar caminhão verificava vários itens. Os serviços conectados só vinham depois do negócio fechado, mas isso mudou. Durante a Fenatran, no final de 2019, já tínhamos notado que antes de procurar saber preço e condições do veículo muitos transportadores perguntavam da conectividade e dos serviços pós-vendas”, concluiu.
Com a pandemia as fabricantes de caminhões se apressaram também em oferecer novos serviços e a intensificar e divulgar os já existentes, como atendimento 0800 disponível 24 horas e também ampliação da prestação de serviços aos motoristas de caminhão no WhatsApp (plataforma mais utilizada pela categoria) com dicas e informações sobre medidas de higiene e de prevenção à Covid-19. A Iveco, por exemplo, registrou crescimento das ações envolvendo departamentos de vendas e pós-vendas da marca.
O responsável pela marca italiana na América Latina, Márcio Querichelli, destacou o avanço da conectividade e telemetria nos veículos da marca, e também a inlcusão de mais sistemas digitais que fazem conexão dos caminhões e caminhoneiros com suas bases em transportadoras e aplicativos. “A utilização cada vez maior da tecnologia por parte dos transportadores para fazer a gestão de frota e comunicar com os motoristas ganharão ainda mais impulso depois da pandemia”, acrescentou o executivo.
A Internet possibilitou a continuidade do relacionamento e a realização de negócios entre montadoras e transportadores mesmo com o distanciamento social. “O afastamento físico não conseguiu interromper o trabalho de contato e de vendas”, lembrou o diretor comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim. O executivo reforçou a importância do WhatsApp como ferramenta de comunicação entre montadora e clientes no período de afastamento físico e especialmente entre caminhoneiros e concessionárias.
Imediatamente após o início do afastamento social a DAF registrou crescimento médio de 20% nas atividades em todos os 38 pontos de atendimento da marca à época. Atualmente são 44 conem operação no território brasileiro. Assim como os fabricantes de caminhões de outras marcas, a DAF criou o serviço de agendamento de manutenção unificado para toda a sua rede acessado por WhatsApp ou por ligação telefônica gratuita. O serviço permite agendamento de manutenção preventiva, corretiva e presta orientação sobre serviços, peças etc. “Aproveitamos o momento para agilizar nossa forma de atender, orientar e prestar suporte ao frotistas e motoristas de modo virtual”, concluiu Gambim.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, anunciou no início de maio, entre outras medidas, que “caso cliente ficasse impossibilitado de levar seu veículo ao concessionário durante o período da pandemia, ele poderá realizar a manutenção em até trinta dias após a regularização do cenário, sem qualquer prejuízo das garantias envolvidas”.
A extensão do prazo de manutenção, assim como outras ações adotadas na pandemia dentro da empresa, nas estradas e junto com concessionários, teve por objetivo auxiliar especialmente quem transporta alimentos, equipamentos hospitalares, medicamentos, materiais de higiene, entre outros tipos de carga que não podem deixar de serem entregues. No início do afastamento social, a montadora lançou um assistente virtual (Volkscare) para facilitar a comunicação digital com os transportadores.
Internet e Smartphone são há tempo elementos comuns na rotina dos carreteiros e demais transportadores, porém como ganharam um novo impulso na pandemia, com a oferta de mais serviços digitais voltados ao setor do transporte rodoviário. O vice-presidente de vendas e marketing caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, acrescentou que a pandemia abriu naturalmente caminhos para a expansão da tecnologia dos serviços do setor de transporte. “As pessoas vão se acostumando com as inovações, entendendo seus conceitos, suas vantagens e benefícios para as diferentes atividades”, disse.
Entre outros produtos e serviços disponibilizados pela Mercedes-Benz, o executivo relacionou os aplicativos para diferentes finalidades acessados pelo telefone celular e de uso exclusivo de motoristas e frotistas. Leoncini destacou também a relevância da tecnologia para proporcionar eficiência e rentabilidade no negócio de transporte, mas advertiu que não se pode esquecer que por trás de tudo isso existem pessoas, profissionais da fábrica e da rede de concessionários trabalhando focados na satisfação e tranquilidade dos transportadores.