Por Evilazio de Oliveira
A primeira Faculdade de Tecnologia no Transporte da América Latina foi inaugurada na cidade de Concórdia/SC, dia 10 de março, como parte do projeto de atualização profissional desenvolvido pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet). O primeiro curso, de tecnólogo em Sistemas de Gestão Ambiental, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) terá vestibular na metade do ano e já estão em análise as possibilidades para aprovação de mais três cursos nas áreas de Logística Empresarial, Gestão em Transporte e Secretariado Executivo. A duração será de dois anos e meio, com 30 vagas disponíveis, conforme explica o administrador da Fundação, Osni Roman.
Os cursos vão funcionar nas instalações do Centro de Educação e Tecnologia do Transporte (CETT), com a denominação de Faculdade de Tecnologia em Transporte Pedro Rogério Garcia, em homenagem ao empresário e idealizador do Projeto Caminhão Escola em 1995. São completos cursos de qualificação de motoristas do Brasil e para isso conta com parceria das empresas Scania, Fachcini, Coopercarga, Sadia e Controlsat.
Além da estrutura com 10 salas de aulas, 14 laboratórios, alojamento, refeitório, biblioteca, laboratório para o ensino básico de informática e de línguas, 15 cavalos-mecânicos Scania, 10 implementos Facchini, 10 Randon e uma pista para treinamento de motoristas. A Fundação mantém, hoje, cerca de 60 cursos em funcionamento.
A diversificação dos cursos para outras áreas do transporte está servindo também para aprimorar o currículo de motoristas, a idéia inicial do projeto.
Para freqüentar o curso o candidato precisa ter habilitação C, D ou E, se dispor ao treinamento durante um mês, morar no alojamento e fazer as refeições no refeitório da instituição, com um preço subsidiado e ao redor de R$ 5,00 e mais um custo de aproximadamente R$ 780,00 pelo curso. Justamente pelo tempo necessário, a procura é quase sempre de jovens que querem se tornar carreteiros profissionais ou de pessoas desempregadas que procuraram se adaptar aos novos caminhões, novas tecnologias e terem condições de disputar o mercado de trabalho com mais qualificação. Ou então, motoristas de grandes empresas conveniadas com o Centro que mandam seus funcionários para cursos de aperfeiçoamento.
Outro curso muito procurado é o de Carreteiro Internacional, cujo objetivo é treinar motoristas que trabalham ou queiram trabalhar no transporte rodoviário de cargas nos países que integram o Mercosul. Este curso é destinado exclusivamente àqueles que freqüentaram o Programa Caminhão Escola, sendo considerado como uma extensão. Inclui noções de espanhol, direção econômica, direção responsável, responsabilidade civil e penal, primeiros socorros, procedimentos aduaneiros, história e funcionamento do Mercosul, geografia localizada, postura ética e o perfil funcional e relacional dos condutores, prática de volante nas rodovias e noções de informática.
A Scania Latin América cedeu mais três caminhões novos, repassou novos cavalos mecânicos dentro do plano de atualização para as aulas práticas totalizando 15 veículos destinados à formação de motoristas. A ação faz parte da campanha “Educação para a Segurança”, que objetiva a redução dos acidentes nas estradas brasileiras por meio da qualificação dos motoristas de caminhões, conforme destacou Christopher Podgorski, diretor geral da Scania. Lembrou que a empresa apóia a Fundação Adolpho Bósio desde 1997. “É gratificante ver que os projetos para um trânsito mais seguro continuam sendo concretizados”.