Depois dos protótipos do Black Edition e do Actros Cruiser apresentados, em edições anteriores da IAA, a DaimlerChrysler mostrou este ano o Actros Space-Max, um caminhão que, segundo a visão dos profi ssionais da companhia, valoriza o descanso do condutor ao final de um período de trabalho na estrada. Tido como irmão dos dois protótipos anteriores, o veículo apresentado este ano em Hanover dá seqüência à filosofi a de se ter um caminhão que atenda três necessidades básicas presentes no dia-a-dia do carreteiro: dirigir, relaxar e dormir.

1721t

Porém, o Space-Max é mais focado no item “dormir bem” depois do trabalho, enquanto o Black Edition era mais voltado para proporcionar um alto conforto ao motorista enquanto dirige e também valorizava o desenho exterior do veículo. Já o Actros Cruiser, por sua vez, com sua cabine parecida à uma sala de estar, procurava passar ao motorista a sensação dele estar em sua própria casa. O protótipo apresentado este ano vai um pouco adiante neste conceito e apresenta um dormitório para o carreteiro descansar ao final de uma jornada de trabalho.

Além de teto elétrico de cristal que ilumina o ambiente, e também permite ao motorista olhar céu enquanto deitado, o veículo conta ainda com aparelho de DVD e uma TV de tela plana, além de uma poltrona giratória. Quando a cama é guardada, o espaço da sala, decorada com couro em cores claras e madeira, aumenta. Montado sobre o chassi de um Actros 1860 LS com BlueTec e caixa de câmbio Mercedes-Benz Power-Shift, e motor de 600cv, o Space-Max é pintado na cor branca metalizada.