Por Daniela Giopato

Diante do crescimento dos índices de roubo de carga, a falta de segurança tem sido o inimigo número um das transportadoras. Em 2005, por exemplo, foram registradas no Brasil 10.650 ocorrências que geraram um prejuízo de R$ 700 milhões, conforme números da Comissão Permanente de Segurança/NTC (Compsur/NTC). Somente, no Estado de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2005, os prejuízos superaram um bilhão de reais, uma média de R$ 200 mil por ano, em mais de 15 mil ocorrências, conforme dados do Sindicato das Empresas de Transportadores de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp).

Os números levaram, quem vive do transporte rodoviário de carga se cercar cada vez mais de todos os lados, para evitar imprevistos. Uma das soluções foi incorporar à frota, como equipamento indispensável, o sistema de rastreador, considerado um importante aliado das empresas e dos motoristas autônomos contra o roubo de carga, além de ser um dos itens avaliados pelas seguradoras na hora de reduzir o valor das apólices.

“Desde a instalação do rastreamento, em 2003, tivemos apenas dois roubos em cerca de 10 mil viagens”, afirmou José Marcelo Dessa, diretor de operações da DM, empresa com 39 anos de mercado e com 100% da frota equipada com a tecnologia. O sistema, segundo José Marcelo, permite à empresa ter informações sobre a frota em tempo real e monitoramento das condições do veículo à distância. Assim pode tomar decisões como o corte de combustível, travamento das portas e comunicação com o motorista. “O gerenciamento de risco da operação evita roubos e preserva a segurança e a integridade do nosso motorista, do veículo e da carga transportada”, afirma.

Segurança da carga e gerenciamento de frota são os principais motivos que levaram a Expresso Araçatuba, empresa com 54 anos de mercado, a adotar o sistema de rastreamento há oito anos atrás para todos os veículos da frota e também exigi-lo dos motoristas autônomos. “Confiabilidade e segurança aos embarcadores, carga, motoristas e transportador, rastreabilidade da frota para operações logísticas e tomadas de decisões rápidas, são as principais vantagens que esta tecnologia trouxe para o negócio da empresa”, disse Luis Ratti, gerente de transferência interino. O investimento, segundo ele, compensa já que o número de roubo de carga diminuiu, embora a transportadora não tenha um número exato.

O responsável pelo rastreamento da TA – Transportadora Americana, Carlos Almeida, também defende que o custo tem suas vantagens quando a tecnologia é bem aplicada. “Os rastreadores, instalados em 480 veículos da frota, ajudaram a evitar vários roubos de carga e a trazer novos negócios”, complementa. A empresa utiliza a tecnologia há cerca de 12 anos como instrumento de logística e segurança.

“Todo investimento compensa, se feito de forma consciente, controlada, com domínio de seu uso e que de alguma forma passe a agregar valor ao negócio. No caso dos rastreadores há uma imposição por conta das apólices de seguro, em que o item é obrigatório dependendo da concentração de algum tipo de produto e de seus graus de risco e atratividade para roubos”, explica Luiz Carlos Lopes, diretor de operações da Braspress, empresa que completa 30 anos em 2007.

A transportadora incorporou o sistema em 1997 e hoje dos 782 veículos que compõem a frota, 671 estão equipados com rastreadores que utilizam a tecnologia GPRS (link celular) e a híbrida – Satelital (GPS) e GPRS. Luiz conta que o objetivo inicial era garantir apenas a segurança do veículo e da carga. “Na nossa visão, a grande vantagem na utilização dos rastreadores é de ter rigoroso controle de todas as operações processadas, quase que em tempo real. Para se ter uma idéia, nestes últimos oito meses tivemos três eventos concretizados, porém com 100% de recuperação dos veículos e das cargas”, lembrou.

A busca por alternativas que garantam um transporte seguro e econômico contribuiu para que o mercado de rastreamento se tornasse um dos mais competitivos no País, além de crescer em número de empresas que oferecem seguros, apoio logístico e sistemas de controle por satélite, com um leque diversifi cado de produtos, serviços e tecnologias avançadas.

Segundo informações do coordenador de pesquisas e desenvolvimento do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária, Paulo Barrachina, existem atualmente aproximadamente 450 empresas de rastreamento no País. Apesar do número expressivo, apenas 197 foram avaliadas pelo Cesvi e 120 estão com aprovação vigente.

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DM monitora todos os veículos da sua frota

O coordenador de marketing da JaburSat, Luiz Cláudio Jr., concorda que o mercado de rastreamento está em ascensão. “Entre 2004 e 2005 crescemos 40% em vendas. As principais razões são a busca das transportadoras pela otimização logística e as questões de segurança, já que no Brasil o roubo de carga e casco aumenta a cada ano”. A empresa, que atende o segmento há três anos, disponibiliza o JaburSat II (puro satelital), JaburSat Sky (satelital para cargas de menor valor agregado), JaburSat City (GSM/GPRS, para distribuição urbana) e JaburSat III (híbrido). “Oferecemos o que melhor se adequa à atividade do autônomo com condições de financiamento, em até 36 vezes”.

Segurança, logística e baixo custo são os principais motivos que levaram as transportadoras a adquirirem sistemas de rastreamento, diz Angela Gulin, diretora administrativa da BRSat Soluções Tecnológicas. “Oferecemos para o mercado de caminhões o BRSAT INM, satélite de alta órbita, e o BRSAT GSM, com localizador por GPS”. Para que os motoristas autônomos tenham acesso a essas vantagens, a BRSat disponibiliza fi nanciamento bancário em 24 meses ou em seis meses pela própria empresa.

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Braspress tem quase 700 veículos monitorados por satélite e celular

“Com certeza os rastreadores estão se tornando um produto de primeira necessidade, principalmente nos grandes centros urbanos. O equipamento não é apenas um instrumento para a segurança no transporte de carga e casco, deve ser também um instrumento logístico para o controle e gerenciamento, uma vez que a empresa poderá localizar suas frotas e redirecionar suas rotas, coordenando sua logística”, explica Elaine.

A empresa disponibiliza para o mercado duas plataformas de monitoramento: Radiofrequência (RF) e GSM/GPRS. O Sistema de Radiofrequência (RF) é apropriado para os grandes centros urbanos e oferece aos clientes um leque de serviços. O Ituran AutoBusca Express, é um deles, e permite localizar o veículo, via Internet, 24 horas por dia. Já o Ituran Me Leva, direciona, via celular, o cliente até o local desejado com informações e indicações. O Ituran Lado a Lado pode ser acionado caso o cliente se sinta ameaçado por algum motivo. E, por fi m, o Ituran AutoSaúde e o LAP – Localizador e Alarme Pessoal ou de carga.

Para frotistas e transportadoras, a empresa oferece a tecnologia GSM/ GPRS, com Inteligência Embarcada, Cerca Eletrônica/roteirização, identifi cação de motorista, Terminal de Mensagens, alarmes de velocidades e RPM, bloqueio do veículo e sensores (porta, engate e baú), emissão de relatórios operacionais e comunicação em GPRS e SMS. Disponibiliza, também, o Frota On-line, monitoramento realizado via Web voltado para operações onde as informações sobre precisam ser distribuídas ou compartilhadas entre vários usuários.

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JaburSat cresceu 40% em vendas nos últimos dois anos

Com 11 anos de experiência em monitoramento de frotas, a Controlsat – empresa do grupo Schahin, coloca a disposição para o segmento de transporte dois produtos. O Control- Cell Flex, sistema via satélite plug-in, que contempla dois tipos de comunicação e prioriza o sinal via GSM. A cobertura abrange toda América Latina e o posicionamento do veículo pode ser dado a cada dois minutos. Já o ControlCell 4000 tem cobertura nacional, onde exista sinal GSM, e a possibilidade do próprio usuário acompanhar o posicionamento de seus veículos, simultaneamente, 24 horas por dia, via internet e até bloqueá-lo, se necessário.

Para os motoristas autônomos, que representam boa parcela do mercado de transporte, a empresa disponibiliza o Carreteiro Controlsat, com o qual podem transportar cargas mais nobres e de maior risco, ter um valor de frete mais alto e ampliar a renda. “Para este produto oferecemos condição especial de fi nanciamento, em até 42 vezes e ainda com linha de crédito facilitada”, afirma Hélio Kairalla, diretor comercial da Controlsat.

A preocupação das empresas com a segurança no transporte de carga fez com que as vendas crescessem nos últimos anos. “Hoje em dia, entre uma transportadora que possui rastreamento e outra que não possui, a maioria dos clientes opta pela primeira. Além disso, tanto as grandes empresas como os pequenos frotistas acabam procurando pelo sistema para aumentar a segurança e reduzir riscos de ocorrência de roubo de cargas. Outro motivo são os embarcadores, que exigem o rastreamento devido aos ganhos em logística, explica Kairalla”.

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Pósitron investiu R$ 20 milhões e busca liderança do mercado

Outra empresa que decidiu apostar no mercado crescente de rastreamento de veículos é a PST Eletrônica, com a criação da divisão Pósitron Rastreadores, que nasceu com o objetivo de alcançar, até 2010, a liderança do setor. Para atingir a meta seu diretor comercial, Nelson Bastos, confirma investimento de R$ 20 milhões, entre 2006 e 2007, destinados a pesquisa tecnológica, que deu origem ao Rastreador Pósitron; em novas instalações da empresa, em Campinas, e no desenvolvimento e treinamento da rede de distribuição.

Os novos rastreadores, conforme explica o diretor da divisão da empresa, Silvio Torres, surgem com alguns diferenciais, entre eles o fato da Pósitron ser a responsável por produzir o equipamento e operar o serviço para o público uma garantia ao cliente de que o seu patrimônio estará totalmente protegido por uma única empresa. Outra característica destacada é o alarme antifurto integrado ao rastreador, que agrega funcionalidades como avisos no celular, e-mail com informações do tipo alarme ligado, vidro quebrado, abertura de portas ou baú – fora dos pontos pré-determinados pelo cliente, entre outros.

O equipamento, certifi cado pelo Cesvi, permite ao usuário controlar o veículo pela internet ou celular, e utiliza tecnologias de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e celular (GSM), com cobertura TIM. Torres explica também, que o Rastreador Pósitron possui diversas opções de funcionalidade que possibilitam ao usuário personalizar o rastreamento dos seus veículos conforme a necessidade. “O frotista pode acompanhar vários veículos com uma única senha, sem precisar abrir várias telas do computador para visualização de carros da mesma frota”.