Por Daniela Giopato
Diante do crescimento dos índices de roubo de carga, a falta de segurança tem sido o inimigo número um das transportadoras. Em 2005, por exemplo, foram registradas no Brasil 10.650 ocorrências que geraram um prejuízo de R$ 700 milhões, conforme números da Comissão Permanente de Segurança/NTC (Compsur/NTC). Somente, no Estado de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2005, os prejuízos superaram um bilhão de reais, uma média de R$ 200 mil por ano, em mais de 15 mil ocorrências, conforme dados do Sindicato das Empresas de Transportadores de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp).
Os números levaram, quem vive do transporte rodoviário de carga se cercar cada vez mais de todos os lados, para evitar imprevistos. Uma das soluções foi incorporar à frota, como equipamento indispensável, o sistema de rastreador, considerado um importante aliado das empresas e dos motoristas autônomos contra o roubo de carga, além de ser um dos itens avaliados pelas seguradoras na hora de reduzir o valor das apólices.
“Desde a instalação do rastreamento, em 2003, tivemos apenas dois roubos em cerca de 10 mil viagens”, afirmou José Marcelo Dessa, diretor de operações da DM, empresa com 39 anos de mercado e com 100% da frota equipada com a tecnologia. O sistema, segundo José Marcelo, permite à empresa ter informações sobre a frota em tempo real e monitoramento das condições do veículo à distância. Assim pode tomar decisões como o corte de combustível, travamento das portas e comunicação com o motorista. “O gerenciamento de risco da operação evita roubos e preserva a segurança e a integridade do nosso motorista, do veículo e da carga transportada”, afirma.
Segurança da carga e gerenciamento de frota são os principais motivos que levaram a Expresso Araçatuba, empresa com 54 anos de mercado, a adotar o sistema de rastreamento há oito anos atrás para todos os veículos da frota e também exigi-lo dos motoristas autônomos. “Confiabilidade e segurança aos embarcadores, carga, motoristas e transportador, rastreabilidade da frota para operações logísticas e tomadas de decisões rápidas, são as principais vantagens que esta tecnologia trouxe para o negócio da empresa”, disse Luis Ratti, gerente de transferência interino. O investimento, segundo ele, compensa já que o número de roubo de carga diminuiu, embora a transportadora não tenha um número exato.
O responsável pelo rastreamento da TA – Transportadora Americana, Carlos Almeida, também defende que o custo tem suas vantagens quando a tecnologia é bem aplicada. “Os rastreadores, instalados em 480 veículos da frota, ajudaram a evitar vários roubos de carga e a trazer novos negócios”, complementa. A empresa utiliza a tecnologia há cerca de 12 anos como instrumento de logística e segurança.
“Todo investimento compensa, se feito de forma consciente, controlada, com domínio de seu uso e que de alguma forma passe a agregar valor ao negócio. No caso dos rastreadores há uma imposição por conta das apólices de seguro, em que o item é obrigatório dependendo da concentração de algum tipo de produto e de seus graus de risco e atratividade para roubos”, explica Luiz Carlos Lopes, diretor de operações da Braspress, empresa que completa 30 anos em 2007.
A transportadora incorporou o sistema em 1997 e hoje dos 782 veículos que compõem a frota, 671 estão equipados com rastreadores que utilizam a tecnologia GPRS (link celular) e a híbrida – Satelital (GPS) e GPRS. Luiz conta que o objetivo inicial era garantir apenas a segurança do veículo e da carga. “Na nossa visão, a grande vantagem na utilização dos rastreadores é de ter rigoroso controle de todas as operações processadas, quase que em tempo real. Para se ter uma idéia, nestes últimos oito meses tivemos três eventos concretizados, porém com 100% de recuperação dos veículos e das cargas”, lembrou.
A busca por alternativas que garantam um transporte seguro e econômico contribuiu para que o mercado de rastreamento se tornasse um dos mais competitivos no País, além de crescer em número de empresas que oferecem seguros, apoio logístico e sistemas de controle por satélite, com um leque diversifi cado de produtos, serviços e tecnologias avançadas.
Segundo informações do coordenador de pesquisas e desenvolvimento do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária, Paulo Barrachina, existem atualmente aproximadamente 450 empresas de rastreamento no País. Apesar do número expressivo, apenas 197 foram avaliadas pelo Cesvi e 120 estão com aprovação vigente.
O coordenador de marketing da JaburSat, Luiz Cláudio Jr., concorda que o mercado de rastreamento está em ascensão. “Entre 2004 e 2005 crescemos 40% em vendas. As principais razões são a busca das transportadoras pela otimização logística e as questões de segurança, já que no Brasil o roubo de carga e casco aumenta a cada ano”. A empresa, que atende o segmento há três anos, disponibiliza o JaburSat II (puro satelital), JaburSat Sky (satelital para cargas de menor valor agregado), JaburSat City (GSM/GPRS, para distribuição urbana) e JaburSat III (híbrido). “Oferecemos o que melhor se adequa à atividade do autônomo com condições de financiamento, em até 36 vezes”.
Segurança, logística e baixo custo são os principais motivos que levaram as transportadoras a adquirirem sistemas de rastreamento, diz Angela Gulin, diretora administrativa da BRSat Soluções Tecnológicas. “Oferecemos para o mercado de caminhões o BRSAT INM, satélite de alta órbita, e o BRSAT GSM, com localizador por GPS”. Para que os motoristas autônomos tenham acesso a essas vantagens, a BRSat disponibiliza fi nanciamento bancário em 24 meses ou em seis meses pela própria empresa.
“Com certeza os rastreadores estão se tornando um produto de primeira necessidade, principalmente nos grandes centros urbanos. O equipamento não é apenas um instrumento para a segurança no transporte de carga e casco, deve ser também um instrumento logístico para o controle e gerenciamento, uma vez que a empresa poderá localizar suas frotas e redirecionar suas rotas, coordenando sua logística”, explica Elaine.
A empresa disponibiliza para o mercado duas plataformas de monitoramento: Radiofrequência (RF) e GSM/GPRS. O Sistema de Radiofrequência (RF) é apropriado para os grandes centros urbanos e oferece aos clientes um leque de serviços. O Ituran AutoBusca Express, é um deles, e permite localizar o veículo, via Internet, 24 horas por dia. Já o Ituran Me Leva, direciona, via celular, o cliente até o local desejado com informações e indicações. O Ituran Lado a Lado pode ser acionado caso o cliente se sinta ameaçado por algum motivo. E, por fi m, o Ituran AutoSaúde e o LAP – Localizador e Alarme Pessoal ou de carga.
Para frotistas e transportadoras, a empresa oferece a tecnologia GSM/ GPRS, com Inteligência Embarcada, Cerca Eletrônica/roteirização, identifi cação de motorista, Terminal de Mensagens, alarmes de velocidades e RPM, bloqueio do veículo e sensores (porta, engate e baú), emissão de relatórios operacionais e comunicação em GPRS e SMS. Disponibiliza, também, o Frota On-line, monitoramento realizado via Web voltado para operações onde as informações sobre precisam ser distribuídas ou compartilhadas entre vários usuários.
Com 11 anos de experiência em monitoramento de frotas, a Controlsat – empresa do grupo Schahin, coloca a disposição para o segmento de transporte dois produtos. O Control- Cell Flex, sistema via satélite plug-in, que contempla dois tipos de comunicação e prioriza o sinal via GSM. A cobertura abrange toda América Latina e o posicionamento do veículo pode ser dado a cada dois minutos. Já o ControlCell 4000 tem cobertura nacional, onde exista sinal GSM, e a possibilidade do próprio usuário acompanhar o posicionamento de seus veículos, simultaneamente, 24 horas por dia, via internet e até bloqueá-lo, se necessário.
Para os motoristas autônomos, que representam boa parcela do mercado de transporte, a empresa disponibiliza o Carreteiro Controlsat, com o qual podem transportar cargas mais nobres e de maior risco, ter um valor de frete mais alto e ampliar a renda. “Para este produto oferecemos condição especial de fi nanciamento, em até 42 vezes e ainda com linha de crédito facilitada”, afirma Hélio Kairalla, diretor comercial da Controlsat.
A preocupação das empresas com a segurança no transporte de carga fez com que as vendas crescessem nos últimos anos. “Hoje em dia, entre uma transportadora que possui rastreamento e outra que não possui, a maioria dos clientes opta pela primeira. Além disso, tanto as grandes empresas como os pequenos frotistas acabam procurando pelo sistema para aumentar a segurança e reduzir riscos de ocorrência de roubo de cargas. Outro motivo são os embarcadores, que exigem o rastreamento devido aos ganhos em logística, explica Kairalla”.
Outra empresa que decidiu apostar no mercado crescente de rastreamento de veículos é a PST Eletrônica, com a criação da divisão Pósitron Rastreadores, que nasceu com o objetivo de alcançar, até 2010, a liderança do setor. Para atingir a meta seu diretor comercial, Nelson Bastos, confirma investimento de R$ 20 milhões, entre 2006 e 2007, destinados a pesquisa tecnológica, que deu origem ao Rastreador Pósitron; em novas instalações da empresa, em Campinas, e no desenvolvimento e treinamento da rede de distribuição.
Os novos rastreadores, conforme explica o diretor da divisão da empresa, Silvio Torres, surgem com alguns diferenciais, entre eles o fato da Pósitron ser a responsável por produzir o equipamento e operar o serviço para o público uma garantia ao cliente de que o seu patrimônio estará totalmente protegido por uma única empresa. Outra característica destacada é o alarme antifurto integrado ao rastreador, que agrega funcionalidades como avisos no celular, e-mail com informações do tipo alarme ligado, vidro quebrado, abertura de portas ou baú – fora dos pontos pré-determinados pelo cliente, entre outros.
O equipamento, certifi cado pelo Cesvi, permite ao usuário controlar o veículo pela internet ou celular, e utiliza tecnologias de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e celular (GSM), com cobertura TIM. Torres explica também, que o Rastreador Pósitron possui diversas opções de funcionalidade que possibilitam ao usuário personalizar o rastreamento dos seus veículos conforme a necessidade. “O frotista pode acompanhar vários veículos com uma única senha, sem precisar abrir várias telas do computador para visualização de carros da mesma frota”.