Por Elizabete Vasconcelos

Pioneira na fabricação de ônibus movido a etanol, a Scania garante que o uso desta tecnologia em caminhões é uma realidade muito próxima. Christopher Podgorski, vice-presidente de vendas da empresa para a América Latina, ressalta que veículos de carga com este sistema já estão à prova. “O lançamento de caminhões movidos a etanol foi reservado para um segundo momento. Preferimos lançar os ônibus com esta tecnologia, agora estamos colhendo todas as informações sobre a operação destes veículos. O próximo passo será apresentar um caminhão nestes parâmetros e isso acontecerá em breve”, garante.

De acordo com o executivo, ao que tudo indica, esta tecnologia será introduzida em modelos médios, destinados às operações de distribuição urbana – segmento no qual a montadora avalia sua entrada. Podgorski destaca também que caminhões semipesados movidos a etanol podem ser utilizados, futuramente, em usinas que produzem este tipo de combustível. “Queremos ser uma provedora de soluções em transporte e acreditamos que o etanol e o biodiesel tendem a ser as duas matrizes energéticas mais importantes para a substituição dos combustíveis fósseis”, argumenta.

Sem dar muitos detalhes, o executivo acredita que, mesmo custando mais – o valor de comercialização do ônibus a etanol é, em média, 10% superior em relação ao modelo convencional -, esta tecnologia ganhará espaço no Brasil. “Os ganhos ambientais e na operação compensam o investimento um pouco maior ao de um veículo convencional”, compara.
A montadora já disponibiliza caminhões com esta tecnologia na Suécia, Noruega e Dinamarca. “Em 1981, iniciamos a pesquisa com o etanol nos motores de caminhões e ônibus. Aqui, a pesquisa foi paralisada. Entretanto, na Suécia ela prosseguiu com êxito. Está na hora de despertar o Brasil para esta oportunidade tecnológica”, finaliza.