Quando o assunto é segurança, o motorista de veículo de carga deve estar atento sobre qual a velocidade e distância deverá manter para não causar acidentes em caso de imprevistos como freadas ou manobras arriscadas. De acordo com definição do Centro de Prevenção de Acidentes (CEPA Safe Drive), a velocidade relativamente segura é aquela na qual o veículo é conduzido com máxima atenção considerando o estado psicofísico do condutor, tipo e estado de conservação da via, clima, fluxo de trânsito, volume de carga transportada e, principalmente, o espaço frontal de segurança disponível para frear ou manobrar sem risco de perder o controle do veículo.

Para o gerente de consultoria do CEPA, Dennys Riper, o condutor seguro controla sua velocidade sabendo que assim ele preserva sua integridade e não transfere o risco a terceiros. Cita como exemplo um caminhão trator com semirreboque de 19,80m, carregado com 40 toneladas a uma velocidade de 80 km/h. A distância média total de parada será de 98 metros. Em outro caso, um caminhão biarticulado de 25 metros e carregado com 60 toneladas, também a 80 km/h precisa de uma distância segura de parada de 108 metros.

O fato do motorista não respeitar e desconsiderar o espaço disponível para frear ou manobrar é a principal causa da colisão traseira, um dos acidentes mais comuns. Para evitar esse risco, o motorista deve conhecer a relação velocidade-distância de frenagem e os fatores que a alteram. É necessário guardar espaço à frente que lhe permita manobrar ou parar sem risco de colidir ou perder o controle da unidade. “Em condições adequadas, o motorista de veículos articulados deve aplicar a regra dos seis segundos de separação do veículo da frente. Dirigindo sob neblina, chuva ou com pavimento irregular, aumente este espaço de segurança para oito segundos”, acrescenta Riper (DG).