Nos últimos anos, os pneus têm passado por uma série de mudanças, uma evolução significativa no que diz respeito a desenhos e aplicações para veículos comerciais. Um mesmo pneu fabricado há alguns anos com o mesmo desenho e a mesma medida de hoje (pneus diagonais, por exemplo), não suportaria as exigências de um veiculo atual se não tivesse sofrido atualizações em materiais, compostos e técnicas de fabricação.
Nos Estados Unidos, os pneus iniciaram sua fase de aplicação comercial específica em 1969; no Brasil no final da década de 70. Na época, cada fabricante possuía três ou quatro desenhos para todo o tipo de aplicação, desde 100% off-road até serviços exclusivos em pistas asfaltadas, retas e planas e em altas velocidades. O pneu é um produto de grande complexidade, pode ser descrito como um vaso de pressão flexível; geometricamente, pois tem forma toroidal; estruturalmente, porque é um produto de alta performance, por incorporar materiais compostos por uma longa corrente de macromoléculas.
Hoje em dia, os veículos de serviço pesado têm um amplo espectro de operações que precisam ser atendidas por pneus específicos para cada tipo de uso tais como cavalos-mecânicos, entrega de bebidas, coleta de lixo, ônibus urbano, betoneira, ônibus de fretamento, veículos de construção, transporte de líquidos em tanque, reboques, serviço canavieiro, serviço regional, serviço de longa distância etc.
Além das especificações para diferentes aplicações e serviços, os motores dos veículos comerciais atuais possuem potências muito maiores aos do passado. Hoje em dia tem, tem caminhões operando com engenhos de 750 cv, potência inimaginável num passado não muito distante.
O desenvolvimento dos veículos comerciais está intimamente ligado ao desenvolvimento dos pneus pois são o único ponto de contato com o solo. Basicamente, os pneus de caminhão podem ser agrupados em três grandes áreas: Mobilidade do Veículo, Performance e Integridade e Custo Efetivo. Cada área compreende muitos parâmetros diferentes que são considerados no desenvolvimento de um pneu de caminhão. Esse desenvolvimento demora anos em alguns casos.
Bom trabalho e até o mês que vem.
Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]