A redução de custo alcançada pela economia no processo de produção e no produto final, fizeram com que o setor de reformadores de pneus ganhasse força e se transformasse em um dos mais importantes para aqueles que vivem do transporte rodoviário. Prova disso é que anualmente, são reformados entre 10 a 12 milhões de pneus e desse total 8 milhões são destinados ao segmento de transportes de cargas e de passageiros, que é responsável por 75% do negócio. Além disso, é movimentado cerca de US$ 1 bilhão por ano e 100% das empresas de transporte utilizam o serviço.

O
fato do setor de reformadores refletir diretamente na economia do País e desempenhar importante papel econômico-social, impulsionaram as indústrias de reforma de pneus a investir em tecnologia e apresentar, em menos de seis anos, produtos com características iguais ou superiores aos fabricantes no exterior. O avanço dos materiais usados na linha de produção, da técnica de aplicação e dos equipamentos foram os principais responsáveis pelo aprimoramento no segmento. Toda essa evolução pôde ser vista e comprovada durante a 6ª edição da Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha e a Recaufair – Feira Internacional de Tecnologia e Equipamentos para Reforma de Pneus, que aconteceram, simultaneamente, entre os dias 27 e 30 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, organizadas pela Francal Feiras e Empreendimentos.

As feiras reuniram cerca de 200 expositores, que aproveitaram a ocasião para lançar produtos considerados de última geração para atender os mercados interno e externo. “O evento deste ano alcançou uma superação inesperada nos diversos itens de avaliação em termos de mostra deste porte, tanto em área comercializada, como em número de expositores, quantidade e padrão dos visitantes e o alto nível de consultas e negócios gerados nas feiras. E pelo que pude deduzir, a Expobor gerou negócios da ordem de R$ 45 milhões, enquanto que a Recaufair deve ter superado a casa dos R$ 30 milhões ”, comentou Ademar Araújo Queiroz do Valle, diretor executivo da Aresp – Associação das Empresas Reformadoras
Consideradas as maiores mostras do setor de borracha já realizadas na América Latina, a Expobor e a Recaufair ocuparam uma área total de 6 mil m2 e receberam 12.182 visitantes, de cerca de 22 países da América do Sul, Europa, etc. “Na edição de 2002 recebemos cerca de nove mil pessoas”, lembra o diretor da Aresp.

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Durante a mostra, o estande da ABR – Associação Brasileira de Recauchutadores – entidade que reúne 180 empresas associadas que atuam nas área de recauchutagem, na fabricação de matéria-prima para reforma de pneumáticos e de máquinas e equipamentos foi um dos mais movimentados da mostra. Associadas da entidade e parceiros da Revista Pnews (publicação da entidade) vieram de vários Estados para conhecer o que as empresas do setor de borracha estão oferecendo em termos de novas tecnologias. A seguir algumas empresas que participaram das Feiras.

Levorin – No mercado de recauchutagem há mais de 40 anos, a empresa anunciou a parceria com a Oliver Rubber Company, considerado o maior fabricante de produtos para o segmento recauchutador do mundo. Pelo contrato de licencia-mento, a Levorin ficará responsável pela fabricação dos produtos Oliver e também pela formação da rede de recauchutadores no País.

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As bandas produzidas no Brasil serão comercializadas no segundo semestre deste ano. A empresa identificará os potenciais interessados em representar a marca e cada um terá a garantia de exclusividade de comerci-alização dos produtos dentro de sua base territorial.

Moreflex – A empresa mostrou bandas de rodagem, perfil, sola e demais produtos fabricados para atender o mercado de recapagem de pneus. Na ocasião, a empresa divulgou a sua linha de produtos, hoje ampliada, com envelopes e manchões. Atualmente a Moreflex dispõe de cerca de 50 desenhos somando um total de 180 medidas.

Pirelli – Aproveitou o evento para lançar a banda MC 85 para caminhões e ônibus urbanos. O produto, segundo Alexandre Botti de Oliveira, direção Business Unit Truck – Novateck acompanha o desenvolvimento do pneu novo, com banda mais larga o que da maior contato no solo (18% mais) do que o CT40 que ele está substituindo.

A banda tem uma proteção no fundo do desenho que protege a carcaça das pedras. A MC 85 está na rede de reformadores Novateck desde maio”. A Pirelli expôs os pneus reformados com banda Novateck vencedores do concurso para eleger os cinco melhores reformadores
em qualidade.

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Borrachas Vipal – A grande novidade para a mostra foi a Carreta Escola – uma unidade que absorveu cerca de R$ 500 mil de investimento, totalmente equipada para capacitar mão-de-obra especializada em borracharia e manutenção de pneus. “A partir da 2ª quinzena de maio a carreta vai percorrer todo o território nacional e demais países da América Latina tendo como público alvo borracheiros e profissionais envolvidos com manutenção de pneus”, comentou Tales Cardoso Pinheiro, gerente de marketing da empresa.

Ruzi – Com seus produtos fabricados agora pela Vipal, na fábrica de Nova Prata/RS, a empresa deu ênfase para a linha de reparos Ruziseal, em uma nova embalagem, um produto para reparo de emergência pneus sem câmara, embalados individualmente; o Camelback Ruzi para reforma a quente e a linha de bandas pré-moldadas em vários desenhos que atendem várias aplicações. São produtos específicos para reforma no sistema de autoclave, com perfeita moldagem e aderência à carcaça.

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Borrachas Tortuga – A empresa apresentou os serviços e produtos que a sua rede credenciada oferece. Entre eles estão o Pró-KM, software de controle de pneus e combustível e os “programas de treinamentos e palestras voltados aos frotistas. As bandas de rodagem pré-moldadas de alto desempenho da Tortuga também foram atração. A equipe técnica e comercial da empresa permaneceu à disposição dos visitantes para avaliações e informações.

Inbras – Indústria Nacional de Produtos de Borracha e Pneumático – As bandas pré-moldadas a frio Rin IG para caminhões e a RIN ZYI para veículos de carga e passageiros foram os lançamentos que a o mostrou durante o evento e também o sistema Rinaldi pré-curado (Rincured) e o camelback Rinaldi (prêmio). Na ocasião, divulgou a inauguração da fábrica de material de recauchutagem, em Campina Grande do Sul/PR o que fará com que a empresa dobre a capacidade de produção para 600 toneladas/mês. A unidade entrará em operação até o final do ano.

Henkel Ltda – A empresa esteve presente na exposição com a linha de produtos da marca Loctite, formada por adesivos para a linha industrial e automotiva para travamento, vedação, fixação, adesão, etc. A Henkel montou um estande corporativo com a Bandeirante Química, revendedor de produtos da marca e aproveitou para lançar as colas em embalagem tipo bastão (trava roscas, veda e anti-seize – lubrificante e anti-engrimpante) nos tamanhos de 10 e 20 gramas.

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Marangoni – Mostrou detalha-damente os anéis para reforma e reconstrução de pneus sem emenda. O sistema Ring-treader – líder no mercado europeu em reforma de pneus – é utilizado por 37 reformadores autorizados Maran-goni no Brasil. Além da máquina e dos anéis, a Marangoni fornece uma série de produtos e serviços para clientes como Ring-treading Manager, software voltado para gestão integrada das empresas e Ring Control System, software dirigido aos frotistas para controle da vida do pneu que apura o custo por quilômetro. Todos os produtos despertaram a atenção dos visitantes do estande.

Unisa – União Industrial de Borrachas – Com sede em Contagem/MG, a empresa, que diz ter uma fatia de 12% a 15% do mercado de reforma de pneus e aproveitou sua participação na exposição para mostrar uma nova linha de manchão, tida como mais flexível e resistente; a linha de pré-moldados com desenhos específicos para tração, eixos livres e arraste lateral, assim como camelback, etc.

Na ocasião a empresa divulgou também, o Selo Ouro, que tem como diferencial um menor custo por quilômetro rodado. Trata-se de uma fórmula específica e equilibrada, com matérias-primas de qualidade para fabricar artefatos de borracha.

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Tipler – Durante o evento, a empresa nomeou a empresa uruguaia Reco Puma como seu 1º concessionário no exterior e outros dois concessionários para o Nordeste: a Palácio Pneus, de Fortaleza/CE e Boa Viagem Recapagem, de Bayeux/PB. Lançou, ainda, a banda pré-moldada RT 83 de desenho misto de alto poder de tração; mostrou as bandas RT 74, para eixos de tração de desenho com sentido de rolamento; o RT 33 de desenho liso com largura de 268mm; a RDT 38 de desenho liso e a RDT 90 para fora de estrada. Na ocasião, a empresa informou que está antecipando em dois anos o cronograma de ampliação do novo pavilhão da fábrica 2, que deveria ter início somente em 2006.

Equipamentos Lukatec Ltda – A empresa expôs um kit de montagem e desmontagem de pneus sem câmara denominado LKT, “cujas ferramentas foram projetadas para não danificar os talões, os quais são desmontados sem a necessidade de levantar a roda e o pneu do chão”, diz Lucas Moller, sócio proprietário da empresa. Segundo ele, as ferramentas são perfeitas também para uso em pneus single e rodas raiadas. O kit é formado por uma ferramenta de montagem e uma para desmontagem e inclui trava de alumínio para auxiliar o processo de montagem. (KS)