Por Edmilson de Souza

O aumento do consumo de álcool, em razão do crescimento dos automóveis bicombustíveis, e os setores de mineração e celulose, fizeram o segmento de caminhões 6×4 crescer no Brasil. De olho nesta demanda, a Ford Caminhões lançou três produtos da linha Cargo para atender este mercado, o C-2831, o C-5031 e o C-4331S MaxTon.
As versões C- 2831 e C-5031 são derivados do antigo C-2631.

A versão C-2831 (entreeixo de 4.800mm) é indicada para aplicações na construção civil e mineração, como betoneira e basculante, respectivamente. Enquanto o C-5031 (entreeixos de 5,940mm) tem tiro certo nos segmentos canavieiro e madeireiro. Ambos são equipados com motor Cummins com 303cv de potência e têm capacidade máxima de tração técnica de 50 toneladas.

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Os veículos apresentam certa evolução em relação ao C-2631, como um nova transmissão Eaton RT 8908LL, de dez marchas (8+2), dotada de duas super reduzidas “low & low”; novo eixo traseiro Meritor MT 50-168, mais robusto e resistente, dotado de carcaça com espessura de 16 mm; novas árvores de transmissão e cruzetas mais fortes.

A versão 4331S MaxTon, nova denominação do cavalo-mecânico para 43 toneladas de PBTC, também recebeu algumas mudanças. Indicado para tracionar semi-reboques de dois ou três eixos (o veículo tem PBT técnico de 16.800 kg – seis toneladas no eixo dianteiro e 10.800 no traseiro), com peso máximo admitido pela Lei da Balança, com carreta de três eixos conjugados, pode tracionar até 43.575 kg.

O sistema de arrefecimento da linha Cargo passou a ter três carreiras de tubos e uma hélice do ventilador com novo perfil de pás.

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Destacam-se ainda um acelerador manual, filtro secador de ar, freio-motor de acionamento eletropneumático e ejetor de poeira do filtro de ar pelo escapamento. Embreagem de disco duplo Eaton 365, com servo-atuador, alarme luminoso e sonoro do nível de água, isolamento térmico-acústico no assoalho da cabine e chapas protetoras do radiador também fazem parte das mudanças.

A Transmissão do Cargo 4331S MaxTon é a Eaton RTLO-14918-B, não sincronizadas, de 18 velocidades, a qual apresenta robustez, menos peso e facilidade de manutenção, informam os técnicos da Ford. A suspensão vem com molas parabólicas, tanto na dianteira como na traseira.

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As longarinas do chassi são produzidas em aço LNE50, mais resistente.
O veículo ganhou também uma nova quinta roda para engate da carreta, com 150 mm de altura e duas regulagens, que tanto pode ir mais para frente, como mais para trás. Para completar, o C-4331S oferece nova opção de pneus. Além dos já tradicionais 275/80 Rx22,5, das marcas Michelin e Pirelli, pode usar ainda os novos 295/80 Rx22,5, da Pirelli.

Com o pacote de benefícios, os modelos Ford C-2831 e C-5031 vão brigar diretamente com os Mercedes-Benz Axor 3340, Axor 3344, L 2638 e L 2428; com o Volkswagen Titan Tractor 31.310, Scania P36 e Iveco Euro Tracker. Já no caso do C-4331S a luta é contra os Mercedes-Benz Axor 1933, LS 1634; Volkswagen Titan Tractor 18.310 e o Scania P310.