Por João Geraldo
O mercado brasileiro de veículos semi-leves é misturado. É formado por cerca de 20 modelos com conceitos norte-americano, europeu, asiático e isso inclui tração dianteira, traseira, rodado traseiro duplo e simples e chassi monobloco, entre outros itens. Foi baseado nestes estudos, e também em conversas com clientes da marca, que os profissionais de vendas, engenharia e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus chegaram ao VW 5.140 Delivery, um produto que eles consideram adequado para Brasil.
Lançado no final de julho, o Volkswagen 5.140 Delivery tem PBT de 5.500 quilos e capacidade de carga líquida de 3.022 quilos. É impulsionado por um motor MWM eletrônico de três litros, quatro cilindros, e 137cv de potência a 3.400 rpm, tido pela empresa como de última geração. O eixo traseiro tem rodado simples com pneus na medida 215/75 R 17,5 e o sistema de freio com disco na dianteira e tambor na traseira, com válvula sensível de carga, é hidráulico. A caixa de marchas é Eaton modelo FS 2305, com cinco marchas à frente e uma à ré, sincronizada, e alavanca de mudanças no assoalho.
Com estas especificações técnicas, o veículo chega para concorrer em um segmento estimado em nove mil unidades/ano, sendo 60% chassi-cabine e 40 furgões. A meta da Volkswagen, neste primeiro momento, é vender cerca de 2000 unidades/ano, o que daria mais de 30% do segmento chassi-cabine. “ Fizemos pesquisa, ouvimos os clientes e desenvolvemos um produto sob medida para o mercado brasileiro”, diz Antônio Dadalti, diretor de vendas da montadora, ao explicar todos os cuidados da empresa para se chegar a um veículo com maior tonelagem sobre um rodado traseiro simples.
O veículo é disponibilizado em duas versões de entre-eixos (3.175mm e 3.900mm) e está sendo comercializado em toda a rede Volkswagen pelo preço de R$ 79.700,00, com garantia de dois anos para o motor durante o primeiro ano de comercialização. Como itens de série o 5.140 oferece CD player, conjunto de alto falante, trava e vidros elétricos, tapetes e rodas de alumínio. Não dispõe de regulagem de direção e o banco do motorista tem regulagens de assento e de encosto.
Outro produto da linha Delivery é o caminhão 8.150 (motor MWM 3.08 TCE com 143cv de potência) também direcionado às entregas urbanas, porém com vocação para percorrer trechos de pequenas distâncias. O veículo utiliza o mesmo motor do VW Delivery 5.140, dimensionado para 143cv de potência a 3.400 rpm e oferece quatro opções de entre-eixo (2.850mm, 3.300mm, 3.900mm e 4.300mm). A chegada de um novo 8.150 não tira da linha de montagem o modelo 8.150E (Eletronic), equipado com motor Cummins de 3.9 litros, quatro cilindros e 150cv de potência a 2.500rpm. Além dos caminhões, a linha Delivery incorpora também duas versões do Volksbus: o 5.150 EOD, que possibilita receber carroçaria para 18 passageiros sentados mais 12 em pé, e a versão 8.150 EOD, também Delivery.