Por Carolina Vilanova
A divisão de implementos da Randon acaba de lançar no mercado nacional uma nova gama de semi-reboques graneleiros e carga seca. Trata-se do Brasilis, uma linha de semi-reboques e bitrens projetada com a tecnologia Ecoplate, que adota painéis ecológicos em suas laterais, em substituição ao compensado naval.
O que muda na estrutura das laterais do Brasilis é o material dos painéis Ecoplate, composto por chapas de aço galvanizadas e pré-pintadas, madeiras reflorestadas e polímeros termoplásticos PVC. Para unir os componentes foi utilizado um adesivo de alta performance, sem a adição de solventes tóxicos.
De acordo com a empresa, devido à esses materiais especiais e ecologicamente corretos, os implementos ficam mais leves, têm maior resistência à quebras e à abrasão, umidade e ingnição, além da vida útil prolongada. A placa de PVC, instalada no interior do painel, proporciona mais resistência à abrasão, à umidade, ao ataque de agentes químicos e à ignição, sem apresentar riscos na hora do manuseio. A madeira reflorestada, utilizada na face intermediária, é mais leve (400-500 kg/m3), enquanto a chapa de aço galvanizada pré-pintada da parte externa oferece resistência a impactos, abrasão e corrosão por agentes químicos e intempéries.
Outros diferenciais do Brasilis são os componentes metálicos da caixa de carga, que utilizam a pintura e-coat (eletroforética). Além disso, as laterais ganharam um sistema de vedação total da caixa de carga, para garantir a redução na perda de grãos. O protetor de lona, por sua vez, é projetado em aço e tem cantos arredondados que evitam avarias na lona e aumenta sua vida útil.
Há cerca de um ano, 300 bitrens e semi-reboques da linha Brasilis começaram a operar por todo o Brasil, reproduzindo situações reais de rodagem em todo tipo de terreno e condições climáticas.