Por João Geraldo

A Castrol está disponibilizando para os transportadores brasileiros um serviço de monitoramento da lubrifi- cação da frota com o objetivo de proporcionar uma redução no tempo de parada dos caminhões para troca de óleo, do consumo de combustível e, consequentemente, também do custo do quilômetro rodado. Atualmente a Castrol conta com 980 frotistas em sua carteira de clientes e espera que até o final de junho 115 deles já tenham implantado o gerenciador de frotas.

O trabalho de monitoramento começa após os técnicos da companhia fazerem um levantamento completo da frota, o que inclui a idade dos veículos, aplicação, tempo, geografia e gerenciamento por ciclo de vida, entre outros itens inerentes ao negócio, para depois definirem qual o tipo de produto a ser utilizado.

A implementação do programa é acompanhada passo a passo e o trabalho é feito com a combinação de produtos Castrol – óleo lubrifi- cante e graxas para motores, transmissão, chassi e caixas de câmbio – com a aplicação do “Castrol Otimizador de Frotas”, um software que tem armazenado o conhecimento técnico dos engenheiros de campo da empresa e todos os intervalos de troca de óleo recomendados para caminhões do Brasil.

Trata-se de um banco de dados, que após ser alimentado por informações específicas da frota, como aplicação, condições operacionais e detalhes sobre os produtos recomendados, personaliza o programa e apresenta, em números, os intervalos ideais para serviço e a economia por quilômetro rodado.

Outro item que faz parte do pacote é um sistema de monitoramento do óleo, que registra a taxa de desgaste dos componentes mecânicos e da transmissão e garante a extensão do período de trocas, através de análises de óleo. Denominado Labcheck, incorpora também um CD multimídia para ser instalado no computador do frotista, com um banco de dados específico preparado para armazenar os resultados das análises e emitir relatórios sobre a situação de cada caminhão(JG).