Por João Geraldo
impulsionado principalmente pelo agronegócio, o Scania R 440 se destacou como um dos modelos mais vendidos para o transporte de grãos ao encerrar o ano de 2013 com 10.508 unidades licenciadas. O número – comemorado e festejado pela fabricante – é a parte maior de um total de 17.983 caminhões pesados da marca emplacados ano passado no País e também o qual garantiu à empresa a liderança no mercado de pesados, com 32% de participação. De acordo com o diretor de vendas da Scania do Brasil, Eronildo Santos, a evolução do mercado de caminhões se deve também ao aumento do consumo, às regras claras do Finame e também à Lei do Motorista, a qual causou entre 15% e 20% no aumento da frota.
Em 2012, a Scania havia fechado o ano com 9.942 caminhões pesados licenciados. O crescimento de 80,9% nas vendas de um ano para o outro é atribuído em grande parte à linha Streamline, lançada em julho de 2013, com avanços em relação à família anterior de pesados. Soluções aerodinâmicas, programas de manutenção combinados para garantir maior disponibilidade e rentabilidade do caminhão, mais o trem de força com a caixa automatizada Opticruise de quarta geração (com novo sistema de lubrificação) são os principais fatores apontados como responsáveis pelo sucesso da linha pesada da marca. “Na opinião dos clientes, o R 440 se destaca como um caminhão de baixo consumo de combustível, excelente desempenho, confortável e com boa dirigibilidade”, acrescentou Santos.
A Scania obteve bom resultado também no segmento de caminhões fora de estrada, no qual a marca sueca registrou recorde de vendas em 2013 com 1.515 unidades emplacadas da nova linha Off-Road. Trata-se do maior volume já registrado pela montadora no Brasil de veículos direcionados para atuar na construção, mineração, madeira e cana. Eronildo Santos credita parte do desempenho também ao R 440 à estratégia da marca de operar na rede autorizada com vendedores segmentados. Em sua opinião, a atuação de profissionais especializados no segmento contribuiu bastante para o crescimento de vendas de caminhões fora de estrada.
Os bons números obtidos pela empresa se estendem também ao mercado de semipesados, no qual o emplacamento de 1.715 – 51% superior às 1.136 unidades de 2012 – também tem motivo e ânimo para a Scania continuar investindo e criando estratégias para crescer no segmento. “São volumes históricos para a Scania, pois quando entramos neste segmento, em 2010, licenciamos apenas três unidades”, declara o diretor de vendas da Scania, admitindo encontrar-se ainda na fase de entender o perfil do cliente de semipesado. No entanto, credita a evolução do crescimento da marca dentro do segmento à adoção da estratégia correta.
O modelo Scania semipesado mais vendido é a versão P 310, com 1.282 unidades emplacadas ano passado, das quais 1.193 na configuração 8X2, sendo o quarto eixo original de fábrica. Até o final de 2013, era o único caminhão desta categoria a disponibilizar caixa automatizada. Outros destaques do veículo são a opção para cabine leito e suspensão a ar e a instalação de baú com até 10,3 metros de comprimento, na opção com entreeixos de 6,30metros. “Nossa meta para os semipesados é chegar a 10% em cinco anos”, concluiu o diretor de vendas.
Programas de manutenção |
O ano de 2013 é apontado também pela Scania como um período histórico, o melhor para a empresa em vendas de serviços, dando à unidade brasileira o primeiro lugar, no mundo, em termos de volume de aquisição de peças. “Tivemos crescimento de 65% na comercialização de programas de manutenção e de 13% nas peças originais de reposição”, ressalta Fábio Souza, diretor de serviços da Scania do Brasil. Ele cita também os investimentos na rede de concessionários, destacando os 112 pontos de atendimento e a meta de chegar a 133 unidades até o final de 2015, além da padronização da rede. Souza destaca também o novo programa de manutenção com quatro categorias. O Premium contempla todas as manutenções preventivas e corretivas necessárias e a cobrança é feita por quilômetro rodado ou horas trabalhadas. O Scania Trem de Força cobre as revisões imprescindíveis e também as manutenções corretivas de partes internas do motor, caixa de mudanças e diferencial, também com cobrança por quilômetro rodado. Outro programa é o Scania Standard, que inclui trocas de óleo e filtros necessários, consultoria de desempenho sistema de diagnose e programação e check list específico durante vigência do contrato. Substituições de todos os kits de filtros e lubrificantes, além de mão de obra necessária são itens oferecidos pelo Scania Compacto, válido somente para caminhões com quilometragem acima de 360 mil. “Em 2014 esperamos crescer 40% nas vendas de programas de manutenção e 25% nas vendas de peças, porque o cliente vai perceber a importância dos programas”. Outro lançamento da Scania em 2013 na área da manutenção foi o óleo sintético, o qual, segundo Fábio Souza permite ao caminhão rodar por mais tempo e reduzir as paradas pela metade. “O óleo sintético é mais caro comparado ao mineral, porém, permite ao veículo rodar mais e reduz em 25% o custo de manutenção”, finaliza. Em 2013 a empresa investiu também em capacitação dos colaboradores da rede e encerrou o ano 112 casas. (JG) |