Manter o sistema de iluminação do caminhão com a manutenção em dia, evitar o uso de faróis fora do padrão original do veículo e ter conhecimento da maneira correta de usar os fachos altos e baixos, além das lâmpadas auxiliares, são algumas das ações que contribuem para tornar o trânsito mais seguro nas estradas. “Todo motorista deve conhecer as funções de cada farol do veículo e em qual situação deverá utilizá-lo”, explica o desenhista industrial e coordenador de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, Lázaro Moraes.

Outro ponto importante é verificar o ajuste de faróis, que depende do local, estrada ou cidade e do peso do veículo. Para o consultor técnico do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), Antônio Vaz de Oliveira, na estrada é importante que os faróis estejam mais baixos para não ocasionar perda no campo de visão da luz alta, situação que prejudica os motoristas que seguem no sentido contrário.

O facho baixo dos faróis principais deve ser acionado à noite, obrigatoriamente. Porém, seu uso é recomendado durante o dia e, sobretudo, na chuva. O farol alto deve ser usado apenas quando não houver iluminação na via e outros veículos no sentido oposto, já que o uso indevido pode provocar acidentes.

Os faróis auxiliares (milha e neblina), geralmente causam certa confusão.

O de milha possui um longo alcance e deve ser utilizado junto do farol convencional no facho alto e, de preferência à noite, em pistas sem iluminação, já que durante o dia pode atrapalhar a visão de outros motoristas, além de não fazer diferença alguma. O farol de neblina, segundo o consultor do Sincodiv/DF, deve ser aceso simultaneamente com o farol baixo. Esse recurso permite uma visão mais superficial da pista e oferece mais segurança em condições de baixa visibilidade, além de ser também bastante útil em dias chuvosos (DG).