Por Daniela Giopato

Entre os diversos modelos apresentados pela Iveco durante a Fenatran, um dos destaques é o Cursor 330, um cavalo-mecânico 4X2 equipado com uma nova versão de motor Cursor 8 que gera 324cv de potência a 2.400 rpm. O modelo, apresentado oficialmente no evento, chega com a missão de elevar a participação da montadora no segmento de 45 toneladas de PBTC. O veículo é disponível com cabine curta de teto baixo, leito teto baixo e leito teto alto.

Novo motor Cursor 8 Litros
Novo motor Cursor 8 Litros

O Cursor 330 chega para atuar na mesma faixa de carga do Iveco Cavallino, lançado pela montadora há cerca de três anos, porém, tem como principais diferenciais o motor, uma nova versão para o Iveco – FTP Cursor 8, já conhecido no mercado na versão de 320cv e o escalonamento de marchas do câmbio ZF 1650 de 16 marchas. A primeira marcha, por exemplo, ficou mais curta e permitiu o aumento da capacidade de partida em 25% e a velocidade final para 135 km/h. Outro detalhe é o freio-motor localizado no cabeçote, uma solução que evita o desgaste prematuro das lonas de freio e garante economia e segurança, informam os engenheiros da montadora.

Conforto é um dos itens de destaque da cabine
Conforto é um dos itens de destaque da cabine

A cabine também chega com inovações e conta com um design moderno e soluções para proporcionar conforto ao motorista. Aliás, o item conforto está sendo encarado pela empresa com um dos grandes destaques do veículo. Além do espaço interno, e outros itens que favorecem o bem estar dos ocupantes, o modelo conta com suspensão de quatro pontos apoiada por mola helicoidal e amortecedor. “Projetamos uma nova suspensão que absorve de forma superior as irregularidades do piso, e essa configuração aliada à nova suspensão do eixo dianteiro, com molas parabólicas de três lâminas, garantem mais conforto ao condutor”, explica o gerente de plataforma de caminhões pesados da Iveco, Luciano Cafure.

Sistema de suspensão com mola e amortecedor
Sistema de suspensão com mola e amortecedor

O painel de instrumento é equipado com computador de bordo com múltiplas funções e econômetro, dispositivo que permite ao condutor ter acesso ao consumo instantâneo de combustível e de pressão do turbo. O volante possui regulagem de altura e profundidade, o banco do motorista conta com suspensão pneumática e as portas abrem em ângulos de 90 graus. Na versão leito é disponibilizada uma cama inteiriça de 1,90m de altura por 0,62cm de largura. Já a cabine curta vem com banco duplo e oferece a opção de sofá-cama com espaço destinado a objetos.

Econômetro no painel mostra consumo instantâneo
Econômetro no painel mostra consumo instantâneo

No interior da cabine existem 10 porta-objetos, baú para 2,8 metros cúbicos de bagagem e – na versão leito – escotilhas laterais com acionamento elétrico por dentro, além de acesso por fora. Outro item são os espelhos retrovisores bipartidos de grandes dimensões. O gerente de marketing de produtos, Marcelo Bouhid, ressalta que no segmento de caminhões pesados, 60% das vendas se concentram nas cabines confortáveis e modernas, uma exigência do cliente.

Volante tem múltiplas regulagens
Volante tem múltiplas regulagens

O Cursor 330 é o quinto lançamento da montadora no Brasil em dois anos, depois dos modelos Daily, Stralis, Trakker e Tector. Para o presidente da Iveco America Latina, Marco Mazzu, o novo modelo é mais uma ação do projeto de aceleração da montadora, que prevê investimento de R$ 570 milhões entre 2007 e 2011. “Nosso objetivo é lançar duas famílias de caminhões por ano, ampliar a nossa participação de mercado e colocar a nossa marca junto as principais”.

Baú sob a cama tem espaço para bagagem
Baú sob a cama tem espaço para bagagem

O Iveco Cursor 330 estará disponível entre final de outubro e início de novembro, sendo que a expectativa da montadora, segundo o diretor comercial, Alcides Cavalcanti, é ampliar em 15% a participação no mercado de pesados. “Apenas com o Cavallino subimos de 7,4% para 9,6% a nossa participação no acumulado de janeiro a agosto entre 2008 e 2009. Com o novo modelo, que oferece ao cliente baixo custo operacional, redução de até 8% de combustível e conforto ao motorista, esperamos vender mil unidades no País em 2010”, estima.

Daily Elétrico
Daily Elétrico

O veículo chega com um ano de garantia total e no segundo ano para o trem de força. O preço de venda não foi fornecido pela Iveco, mas sabe-se que terá valor para competir com os seus principais concorrentes, o VW Constellation 19.320 e o Mercedes-Benz 1933.

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A Iveco também apresenta durante a Fenatran a linha Daily 2010 com opção de cabine dupla para todas as versões chassi-cabine, além de novos itens de segurança com opcionais como freios ABS e Air Bag. O destaque fica por conta do modelo Daily Elétrico, primeiro caminhão da região latino-americana movido a energia 100% limpa e renovável e que apresenta emissão zero de poluente. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional.

Fábrica de Semipesados e Pesados
A Iveco inaugurou no último dia 17 de setembro a unidade de caminhões semipesados e pesados em Sete Lagoas/MG, que triplica sua capacidade produtiva destes tipos de veículos, saltando de seis mil para 20 mil unidades por ano. O grande diferencial do novo galpão – que possui 12 mil metros – é a logística de fornecimento de peças ao longo das linhas de montagem.

As peças – através de sistemas computadorizados – são organizadas de acordo com a característica individual de cada veículo a ser produzido no dia e na ordem em que o lote será fabricado. Para a separação e o sequenciamento dos componentes foi criada uma área específica fora da linha de montagem, e o despacho das peças para as linhas de montagem acontece apenas quando forem realmente solicitadas para o caminhão. O modelo produtivo é baseado no WCM – Produção de Classe Mundial, que tem como meta principal a eliminação de desperdício de qualquer espécie, seja de energia, de materiais e de esforço humano envolvido.

Na nova unidade serão produzidos os modelos pesados Iveco Stralis, Trakker, Cursor e os semipesados Tector e Eurocargo. A capacidade total da fábrica em Sete Lagoas será de 70 mil unidades, incluindo os leves Iveco Daily e o comercial leve Fiat Ducato. Isso é mais que o dobro da capacidade original, que era de 27 mil unidades por ano, quando foi inaugurada em 2000. “Com a nova unidade, a Iveco se posiciona no mais alto nível de produtividade da indústria de caminhões brasileira”, concluiu Marcos Mazzu. (DG)

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