Todo momento de crise motiva a criatividade, leva as pessoas a pensarem além do convencional e ajuda a refletir sobre como fazer o trabalho de uma maneira ainda mais eficiente. Essas palavras, ditas por um dos principais executivos da DAF Caminhões, reforçam os comentários que após a pandemia da Covid-19, a vida será diferente dentro fora das empresas, sobretudo pelo distanciamento físico entre as pessoas.

No setor de transporte não está sendo diferente. As mudanças já começaram faz tempo e elas se aplicam a todos os profissionais ligados ao setor. Dos motoristas autônomos e agregados aos empregados; das montadoras às redes de concessionárias.

Luis Gambim “E reforçam as transformações que já se encontram em andamento, pois com isolamento social esse processo sofreu uma aceleração”, acrescenta Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões.

O executivo destaca que graças à tecnologia e eficiência da internet, o afastamento físico entre as pessoas não conseguiu interromper o trabalho de contatos e de vendas com os transportadores que operam com caminhões, sobretudo da marca.

“Certamente que o contato pessoal é fundamental em diversas ocasiões, mas é possível estar próximos e presentes de nossos clientes mesmo sem estar à sua frente”, disse. Gambim destaca que nessa comunicação (montadora –clientes – concessionárias), o WhatsApp tem sido uma das ferramentas mais usadas, especialmente no contato com a rede autorizada.

CF 85 3 P

Para ilustrar a força e eficiência da comunicação nesse novo momento, Gambim cita o recém-criado DAF Agende Fácil, serviço de agendamento de manutenção unificado para toda a rede de concessionários da marca, que pode ser acessado pelo Smartphone ou por uma ligação telefônica gratuita. O serviço centraliza o agendamento de manutenção preventiva e corretiva, presta orientações e informações sobre serviços, peças etc.  No período de isolamento social, a montadora registrou um crescimento médio de 20% nestas atividades, considerando os 38 pontos de atendimento que já conta distribuídos pelo País.

“O uso da internet e suas soluções são um caminho sem volta. Algumas delas delas podem ser implementadas com grande velocidade e com resultado positivo”, afirma. O executivo lembra que o mercado está aberto a novas tecnologias que facilitem o trabalho do transportador e o ajudem na rentabilidade de sua operação. “Toda tecnologia neste sentido é bem-vinda e será aceita pelo cliente”, acrescenta.

Em sua opinião é provável que o impacto causado pelo novo momento será positivo, pois a conectividade criará uma proximidade ainda maior entre a indústria e o mercado. Ele observa que os clientes também vão ganhar em agilidade na prestação de serviços e no acesso a peças de reposição, podendo consultar, esclarecer dúvidas e comprar pelo e-commerce. “Este é um momento em que aproveitamos para acelerar a nossa forma de atender, orientar e prestar suporte a nossos clientes e os heróis da estrada, de forma mais próxima, mesmo que virtual”, complementou.

Assist técnica CZE 7740

Assim como outros executivos da indústria de caminhão, Gambim não descarta que a partir desse segundo semestredeverá haver uma retomada gradual da produção e das vendas. Ele lembra que a DAF também começou 2020 com resultados excelentes, tendo o modelo XF105 em terceiro lugar na sua categoria. “Estamos trabalhando para manter a participação de mercado, atender setores da economia que precisam de caminhões para continuar suas atividades e também para retomarmos assim que a situação do País se normalizar”, concluiu.