Na mesma linha dos demais fabricantes de caminhões, e também com apoio da rede de concessionários, a Iveco ampliou seus serviços digitais para tornar mais fácil e eficiente a comunicação e a relação com os clientes da marca durante o período de pandemia e isolamento social. As ações já realizadas e outras que virão, certamente trarão mudanças para o setor de transportes, observou o responsável pela Iveco na América Latina, Márcio Querichelli.
Bastante otimista em relação ao futuro do País e do setor de transporte rodoviário de carga, afinal o Brasil enfrentou diversas crises econômicas ao longo de sua história, conforme lembrou, o executivo disse que o movimento de mudanças já é percebido principalmente no contato com clientes. “Nos próximos meses vamos saber como o setor de transporte vai reagir a mais um contratempo. De todo modo, acredito na força que os brasileiros têm diante de momentos adversos como esse”, complementou.
Sobre as ações da Iveco, Querichelli contou que nesse período de pandemia a montadora ampliou as ações que envolvem departamentos de vendas e pós-venda para atender os transportadores. “Reforçamos os setores de atendimento por meio do 0800 702 3433 que fica disponível 24 horas e possibilita atendimento remoto para pedir socorro emergencial, agendar atendimento em concessionárias, obter informações e tirar dúvidas”, explicou.
Outro movimento, complementou o executivo, foi intensificar a prestação de serviço aos caminhoneiros nas redes sociais, com dicas e informações úteis, medidas de prevenção à Covid-19 e a higienização do dia a dia. A empresa implementou também o atendimento via WhatsApp (31-2107-2355), justamente por ser a plataforma mais utilizada pelos motoristas de caminhão. “Esse caminho é irreversível. Temos de estar com nossos clientes em todos os momentos, com agilidade e eficiência”, acrescentou, destacando o crescimento do uso da tecnologia digital pelos transportadores em geral durante o período de isolamento.
Com as pessoas se comunicando mais à distância, sobretudo o motorista de caminhão com empresas e familiares, a internet ganhou importância extra. O executivo destaca que essa necessidade suprida pelo mundo digital deverá provovar uma aceleração, por exemplo, na adesão de transportadores às tecnologias dos serviços conectados.
“Os transportadores estão utilizando a tecnologia para fazer a gestão de frota e se comunicarem com motoristas, e isso vai ganhar impulso no pós-pandemia”, disse. Querichelli destacou também, como exemplo, o crescimento de aplicativos de cargas que conectam empresas a caminhoneiros. “Para dar subsídio para isso, nós temos ampliado a conectividade e a telemetria dos nossos produtos, com cada vez mais a inclusão de sistemas digitais que fazem conexão dos caminhões e dos caminhoneiros com suas bases, nas transportadoras e aplicativos”, contou.
O executivoreforça que os sistemas de conectividade já fazem parte do dia a dia das transportadores e os caminhões conectados são uma realidade. Com as frequentes mudanças na tesnologia da informação, é provavel que essa ‘atualização constante’ aconteça cada vez mais rápido. “Cito como exemplo o Iveco Conect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega importantes funções em uma única ferramenta.
Com a central localizada na fábrica em Sete Lagoas/MG, o sistema monitora 24 horas ininterruptas as informações recebidas pelos dispositivos e tem a responsabilidade de antecipar a demanda dos clientes da marca em qualquer eventual problema com o veículo.
“O objetivo da marca é proporcionar a redução de custos, um melhor gerenciamento da frota e estar cada vez mais próxima e conectada com os clientes. Há uma equipe especializada no monitoramento da frota conectada”, disse o executivo. O sistema está preparado para entregar informações da performance do veículo, como por exemplo, rotação do motor, temperatura, torque, aceleração, consumo de combustível e geolocalização.
Por meio do histórico dos dados da operação do veículo, a tecnologia permite que se entenda a aplicação do cliente e a montadora possa fornecer serviços cada vez mais adequados à realidade do cliente, prevenindo falhas e sugerindo configurações técnicas apropriadas, por exemplo, da rota e até de outro veículo da marca que possa oferecer uma melhor performance na aplicação. Querichelli acrescentou que, entre as várias funções, o sistema monitora permanentemente o desempenho do motorista e as funções do veículo. Em caso de haver algum problema, o motorista é contatado e recebe sugestões de solução. As informações, individuais de cada cliente, também servem de base para a Iveco oferecer produtos mais adequados às aplicações do transportador.
Lembrou que a relevância cada vez maior da tecnologia no setor permitirá aproximar dos transportadores, pois não basta apenas vender o produto e fazer contato com o cliente apenas quando ele for à concessionária para uma revisão do veículo. “Esse relacionamento será levado a outro nível. Falo de uma parceria em que ambos os lados têm benefícios”, explicou.
Querichelli acredita que o legado maior que ficará após a pandemia será mesmo o relacionamento com o cliente. “A proximidade ainda maior com transportadores e motoristas autônomos vai permitir que a montadora desenvolva produtos e serviços que atendam as necessidades de forma plena, com redução de custos na operação, rentabilidade e parceria de longo prazo”, finalizou.