Se de um lado os transportadores estão bem assistidos com serviços e atendimento eficiente, por outro as fabricantes de caminhões têm o constante desafio de oferecer a eles produtos e tecnologias que entreguem a rentabilidade esperada, ou ao menos parte dela. Essa é uma tarefa bem executada pelas montadoras no Brasil, havendo até por parte delas antecipação às expectativas do mercado, com veículos que trazem novas tecnologias e conduzem os profissionais do setor para um ambiente cada dia mais moderno e eficiente.
Um exemplo recente dessa entrega é o Novo Actros, um caminhão no qual a Mercedes-Benz ousou a disponibilizar novidades tecnológicas inéditas no segmento de cavalos mecânicos premium no Brasil. O lançamento colocou a montadora em um novo patamar de oferta de produto e conectividade, conforme sugere o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.
O novo caminhão foi apresentado aos transportadores do País na Fenatran 2019 como a principal novidade da feira. As entregas, no entanto, entanto, só começaram em abril deste ano, justamente num momento em que a tecnologia digital ganhou ainda mais importância em razão da crise da Covid-19.
Leoncini observa que o portfólio inédito de soluções que chegou ao mercado juntamente com o Novo Actros se destaca por inovações exclusivas para o segmento de cavalos mecânicos. Como exemplo, ele destacou o Mercedes-Benz Uptime, um serviço exclusivo para o novo veículo que reúne ações que antecipam e monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão e evitam paradas do não programadas.
Independente das tecnologias que o tornam o veículo Novo Actros um dos caminhões mais avançado e tecnológico no mercado brasileiro, os recursos da internet têm trazido grandes mudanças para o setor de transporte. Nesse quesito, o executivo afirmou que as novas ferramentas de conectividade e serviços deram à Mercedes-Benz um potencial enorme de soluções para atender as demandas dos clientes e também o poder para antecipar eventuais problemas. “Via comunicação digital, online e com telemática, podemos saber tudo sobre o caminhão, a rota e o comportamento do motorista na condução do veículo. Com isso, ajudamos o cliente na melhor gestão de sua frota e de seus profissionais do volante”, complementa.
O executivo disse que a crise da Covid-19 reforça o fato de que a tecnologia e os veículos são essenciais para proporcionar eficiência e rentabilidade no negócio de transporte. Falou também que o aumento e a diversificação da oferta de serviços contribuem para isso e que nesse quesito a Mercedes-Benz tem avançado sistematicamente nos últimos anos. Um exemplo é o canal de atendimento para clientes por WhatsApp que entrou em funcionamento em maio deste ano. “Percebemos que ganharíamos muito em agilidade se o motorista pudesse nos contatar pelo celular. Assim que recebemos a mensagem, a nossa Central de Atendimento avalia a necessidade do profissional da estrada e envia instruções. Tudo de forma rápida e eficiente”, explicou.
Disse também que a pandemia naturalmente abre caminhos para a expansão da tecnologia nos serviços de transporte de cargas, porque as pessoas vão se acostumando com as inovações, entendendo seus conceitos e principalmente as vantagens e benefícios para suas atividades.
Leoncini complementa dizendo que do mesmo modo que a internet e também o smartphone já se tornaram rotina na vida pessoal e social das pessoas, com acesso fácil a informação, entretenimento e negócios, as ferramentas também estão cada dia mais presentes nas empresas de transporte e logística, encurtando a comunicação entre os gestores, motoristas, fabricantes, distribuidores e clientes finais, trazendo ganhos de agilidade, eficiência e produtividade ao sistema. Ele afirma que tem convicção de que esse é um caminho sem volta, porque traz muitas vantagens para todos os envolvidos na cadeia de transporte e logística.
“E aqui eu destaco o que a nossa marca já oferece para o mercado brasileiro, porque temos atualmente o sistema mais tecnológico para caminhões do País. Além disso, lançamos aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas, que poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares: Fleetboard Liga nas Estradas; Fleetboard; Fleetboard Jornada da Estrada; Fleetboard Vehicle Lens; App Mercedes Club”, listou.
O executivo acrescentou que as soluções oferecidas pela Mercedes-Benz aos frotistas, autônomos e aos motoristas incluem caminhões robustos e resistentes que aguentam o tranco da severa atividade e que não deixam o motorista na mão. “Mas quando é preciso, a fábrica e a nossa rede de concessionários estão atentas às solicitações dos clientes, respondendo o mais rápido possível numa necessidade remota”, afirmou.
Leoncini destaca que todas as tecnologias e recursos por ele citados diferenciam a Mercedes-Benz no mercado. Porém, enfatiza que não se pode esquecer que por trás disso tudo existem pessoas, profissionais da fábrica e da rede de concessionários que trabalham focados na satisfação e na tranquilidade do cliente. “Em suma, gente, tecnologia e muita experiência são grandes diferenciais da nossa marca no Brasil, principalmente nesse momento que estamos vivendo um “Novo Normal”, expressou.
Para finalizar, Leoncini enfatiza que definitivamente as ferramentas digitais vieram para ficar. “Muitos dos contatos nos processos de venda serão modificados e ganharão muito mais eficiência virtualmente e nós da Mercedes-Benz estamos preparados para isso, porque já vínhamos trabalhando nesta direção. Mesmo já entregando ao mercado o que há de mais moderno em tecnologia, nós não vamos parar de inovar”, concluiu.