A checagem física passa por exames de glicose, diabete, pressão arterial, massa corpórea, colesterol, tipagem sangüínea e o motorista tem a oportunidade de fazer avaliação oftalmológicas e se prevenir de possíveis doenças de visão. Isso porque, como se sabe, todos os problemas físicos exercem forte influência na condução do caminhão e, consequentemente, na segurança.
No balanço de duas concessionárias que administram rodovias do Estado de São Paulo, se constatou que os carreteiros, talvez pela falta de plano de saúde, tempo ou informação, não têm o hábito de fazer exames de visão periodicamente e acabam desenvolvendo problemas na vista.
A NovaDutra realizou no ano passado oito campanhas e dos 1.200 carreteiros que passaram pela avaliação oftalmológica do Programa Vida na Dutra, 216 apresentaram problemas de visão. A pesquisa revelou também, que 82,7% dos motoristas são sedentários, 44% estão acima do peso, 73% tem baixa aptidão física (flexibilidade) e 97% não tem informação básica sobre os cuidados com a própria saúde.
A Triângulo do Sol, fez cinco campanhas na área de saúde, entre novembro de 2001 e setembro de 2002 e constatou que dos 1.573 carreteiros que fizeram o exame de visão – por meio de uma tabela de leitura ótica -, 220 estavam com problemas. O paciente fica a cinco metros de distância da tabela e lê as letras apresentadas, partindo das maiores para as menores. Para cada tamanho, há uma graduação de visão.