Por João Geraldo

Com a oferta das tecnologias EGR e SCR em seus motores de caminhões leves, médios, semipesados e pesados, a MAN Latin America apresenta a nova linha formada por 25 opções da marca Volkswagen e duas do MAN TGX, o primeiro extrapesado da montadora no Brasil Texto João Geraldo Com a expectativa de que 2011 será o melhor ano da história em vendas dos caminhões Volkswagen, a MAN Latin America apresenta na Fenatran sua nova linha de veículos comerciais, de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total, com destaque para os motores das marcas Cummins e MAN, prontos para atender o Proconve P7, e o ingresso definitivo no mercado brasileiro de dois modelos extrapesados da MAN – ambos montados em Resende/RJ -, os quais colocam a montadora no patamar acima de 45 toneladas de PBTC no País. Outra novidade é o lançamento do consórcio MAN em 100 meses e taxa de 11,9% ao ano, com início das vendas na Fenatran.

Tecnologia SCR, que precisa de ARLA32 para reduzir os índices de emissões, será utilizada nos modelos equipados com motores fornecidos pela Cummins
Tecnologia SCR, que precisa de ARLA32 para reduzir os índices de emissões, será utilizada nos modelos equipados com motores fornecidos pela Cummins

Além de atender a legislação Proconve P7, os caminhões Volkswagen da linha 2012 receberam mudanças nas cabines e a inclusão de componentes eletrônicos que vieram de carona com a nova tecnologia de motores, como computadores de bordo, indicador de marchas, limitador de rotação do motor e inibidor de partida do veículo em marchas diferentes de primeira e ré. Lançada com 25 modelos (15 Constellation, sete Worker e três da família Delivery), uma parte dos veículos utilizam tecnologia EGR (Exhaust Gás Recirculation, Recirculação de Gases por Exaustão, em português) e outra a SCR (Selective Catalytic Reduction, Redução Catalítica Seletiva) para atender a legislação brasileira de emissões em vigor a partir de 01 de janeiro de 2012.

Leves da linha Delivery serão disponíveis nas versões 5.150, 8.160 e 9.160 com motores de 4,8 litros e caixa de transmissão ZF de cinco velocidades
Leves da linha Delivery serão disponíveis nas versões 5.150, 8.160 e 9.160 com motores de 4,8 litros e caixa de transmissão ZF de cinco velocidades

EGR e SCR são, atualmente, os caminhos disponíveis para a indústria automotiva reduzir as emissões nos níveis do Proconve P7, equivalente ao Euro 5. O VW Constellation 24.250, por exemplo, caminhão mais vendido do Brasil em 2010, com 12.153 unidades, do total de 48.649 comercializadas pela montadora, passa a ser equipado com motor MAN D08 de 280cv de potência e sistema EGR de controle de emissões. Com isso, ganhou também a denominação de 24.280. A nova motorização MAN, disponibilizada nas potências de 190, 260 e 280 cv, de quatro e seis cilindros, utiliza o sistema EGR para atender às normas do Proconve P7. Produzido no Brasil pela MWM International, na fábrica de Santo Amaro/SP, será disponível em toda a linha VW Worker, nos modelos 13.190, 15.190, 17.190, 26.260, 31.260, 17.260 e 24.260, e também nos VW Constellation 13.190, 15.190, 17.190, 17.280, 24.280, 26.280 e 31.280.

Modelos da linha Worker 17.190, serão oferecidos na mesma versão, com o mesmo trem de força e denominação, com cabine da família Constellation
Modelos da linha Worker 17.190, serão oferecidos na mesma versão, com o mesmo trem de força e denominação, com cabine da família Constellation

Os caminhões 2012 da montadora serão movidos também pelos motores Cummins ISF de 3,8 litros, quatro cilindros e 150 e 160 cv de potência, que equipam o VW Delivery nas versões 5.150, 8.160 e 9.160, todos com transmissão ZF de cinco velocidades. Já o propulsor da família ISL, de nove litros e seis cilindros, gera potências de 330 e 390cv e equipa os VW Constellation 17.330, 24.330, os traçados 31.330, 31.390 e 26.390, além do 19.330, 19.390 e 25.390. Todos os modelos com motor de nove litros utilizam caixa de transmissão ZF de 16 velocidades.

Motor MAN de 190cv, montado na fábrica da MWM, em São Paulo, com tecnologia EGR de redução de emissões, é disponível também nas versões com 260 e 280 cv
Motor MAN de 190cv, montado na fábrica da MWM, em São Paulo, com tecnologia EGR de redução de emissões, é disponível também nas versões com 260 e 280 cv

O diretor de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, explica que as mudanças na linha 2012 de caminhões Volkswagen incluíram elementos eletrônicos nas linhas Delivery, Worker e Constellation para garantir maior vida útil da embreagem, segurança na condução e também para redução do consumo de diesel. Em relação aos preços da linha 2012, o aumento será de 15% em média, com índice maior para o Delivery de cinco toneladas, para o qual se prevê reajuste de preço de aproximadamente 20%.

Constellation 26.390 6X4, equipado com motor Cummins ISL de seis cilindros e nove litros é o traçado da marca para puxar composições acima de 56 toneladas de PBTC
Constellation 26.390 6X4, equipado com motor Cummins ISL de seis cilindros e nove litros é o traçado da marca para puxar composições acima de 56 toneladas de PBTC

Para o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, “o cliente sabe do aumento de preços e está antecipando as compras. Por isso haverá queda nas vendas nos primeiros meses de 2012”. O executivo cita também a tentativa junto ao governo para obtenção da Finame “Verde”, linha de financiamento para veículos que atendem o Proconve P7, com taxas de juros de 4,5% ao ano. Outra questão abordada por ele é de uma proposta apresentada solicitando redução temporária dos impostos sobre peças importadas e dos tributos na venda dos novos modelos. Tudo para se tentar evitar a antecipação das compras de caminhão Euro 3 ainda este ano.

Com a denominação 24.280, o caminhão mais vendido no Brasil será equipado com motor de 280cv de potência e sistema e tecnologia EGR de redução de emissões
Com a denominação 24.280, o caminhão mais vendido no Brasil será equipado com motor de 280cv de potência e sistema e tecnologia EGR de redução de emissões

FINALMENTE, OS EXTRAPESADOS

O TGX, nas versões 29.440 6X4 e 33.440 6X4, produzido na fábrica da MAN Latin America, em Resende/RJ, é o grande destaque da marca alemã para o mercado brasileiro e sul-americano a partir do primeiro semestre de 2012. O modelo insere a montadora no segmento de cavalos-mecânicos extrapesados, para aplicações rodoviárias na faixa de 57 a 74 toneladas de PBTC, onde terá como principais concorrentes produtos de empresas alemã, italiana e suecas.

5618t
MAN TGX 33.440, montado na fábrica de Resende/RJ é o modelo premium da montadora para brigar na faixa de cargas acima de 57 toneladas de PBTC

Os modelos MAN produzidos na fábrica de Resende/RJ serão equipados com motor da própria marca, de 12,4 litros, seis cilindros e 440cv de potência desenvolvido em parceria com as engenharias do Brasil e da Alemanha. Este motor será produzido na fábrica da MWM International, em Santo Amaro/SP, como os demais engenhos de menor potência da marca e terá índice de nacionalização superior a 60%, segundo informação da MAN Latin America. Os veículos são equipados com transmissão automatizada de 16 velocidades TipMatic, mas há para versão manual com acionamento a cabo e tecla na alavanca de trocas. Outro detalhe técnico do trem de força é a redução no cubo disponível no TGX 33.440. As versões do cavalo-mecânico MAN começam a ser entregues aos clientes a partir de março de 2012 e serão equipadas com trio elétrico e computador de bordo.

Os caminhões produzidos pela MAN no Brasil são equipados com transmissão automatizada de 16 velocidades TipMatic. Com opção para versão manual
Os caminhões produzidos pela MAN no Brasil são equipados com transmissão automatizada de 16 velocidades TipMatic. Com opção para versão manual

Já os MAN da linha TGS, ainda não serão produzidos no Brasil, porém a marca já teve um primeiro lote importado do modelo TGS 33.540 6X6 para atender a transportadora Megabiaga, para o transporte de peças, inclusive pás para a montagem de torre de energia eólica. Neste caso, explica Roberto Cortes, tratam-se de vendas especiais para atender um cliente.

Apesar de ser importada, a versão 33.540, com motor de 540cv de potência, será oferecida para transportadores que precisam de caminhões de grandes potências
Apesar de ser importada, a versão 33.540, com motor de 540cv de potência, será oferecida para transportadores que precisam de caminhões de grandes potências

“A introdução da marca MAN vai fortalecer os negócios da empresa no País”, diz o presidente da montadora. Ele acrescenta que o Brasil e a América Latina são prioridades do Grupo MAN e adianta que haverá expansão da capacidade produtiva, além do ingresso das duas marcas (MAN E Volkswagen) em novos segmentos do mercado de caminhões, novas motorizações e também, ainda sem data definida, a chegada ao Brasil do chassis de ônibus MAN.