Por João Geraldo
Com a oferta das tecnologias EGR e SCR em seus motores de caminhões leves, médios, semipesados e pesados, a MAN Latin America apresenta a nova linha formada por 25 opções da marca Volkswagen e duas do MAN TGX, o primeiro extrapesado da montadora no Brasil Texto João Geraldo Com a expectativa de que 2011 será o melhor ano da história em vendas dos caminhões Volkswagen, a MAN Latin America apresenta na Fenatran sua nova linha de veículos comerciais, de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total, com destaque para os motores das marcas Cummins e MAN, prontos para atender o Proconve P7, e o ingresso definitivo no mercado brasileiro de dois modelos extrapesados da MAN – ambos montados em Resende/RJ -, os quais colocam a montadora no patamar acima de 45 toneladas de PBTC no País. Outra novidade é o lançamento do consórcio MAN em 100 meses e taxa de 11,9% ao ano, com início das vendas na Fenatran.
Além de atender a legislação Proconve P7, os caminhões Volkswagen da linha 2012 receberam mudanças nas cabines e a inclusão de componentes eletrônicos que vieram de carona com a nova tecnologia de motores, como computadores de bordo, indicador de marchas, limitador de rotação do motor e inibidor de partida do veículo em marchas diferentes de primeira e ré. Lançada com 25 modelos (15 Constellation, sete Worker e três da família Delivery), uma parte dos veículos utilizam tecnologia EGR (Exhaust Gás Recirculation, Recirculação de Gases por Exaustão, em português) e outra a SCR (Selective Catalytic Reduction, Redução Catalítica Seletiva) para atender a legislação brasileira de emissões em vigor a partir de 01 de janeiro de 2012.
EGR e SCR são, atualmente, os caminhos disponíveis para a indústria automotiva reduzir as emissões nos níveis do Proconve P7, equivalente ao Euro 5. O VW Constellation 24.250, por exemplo, caminhão mais vendido do Brasil em 2010, com 12.153 unidades, do total de 48.649 comercializadas pela montadora, passa a ser equipado com motor MAN D08 de 280cv de potência e sistema EGR de controle de emissões. Com isso, ganhou também a denominação de 24.280. A nova motorização MAN, disponibilizada nas potências de 190, 260 e 280 cv, de quatro e seis cilindros, utiliza o sistema EGR para atender às normas do Proconve P7. Produzido no Brasil pela MWM International, na fábrica de Santo Amaro/SP, será disponível em toda a linha VW Worker, nos modelos 13.190, 15.190, 17.190, 26.260, 31.260, 17.260 e 24.260, e também nos VW Constellation 13.190, 15.190, 17.190, 17.280, 24.280, 26.280 e 31.280.
Os caminhões 2012 da montadora serão movidos também pelos motores Cummins ISF de 3,8 litros, quatro cilindros e 150 e 160 cv de potência, que equipam o VW Delivery nas versões 5.150, 8.160 e 9.160, todos com transmissão ZF de cinco velocidades. Já o propulsor da família ISL, de nove litros e seis cilindros, gera potências de 330 e 390cv e equipa os VW Constellation 17.330, 24.330, os traçados 31.330, 31.390 e 26.390, além do 19.330, 19.390 e 25.390. Todos os modelos com motor de nove litros utilizam caixa de transmissão ZF de 16 velocidades.
O diretor de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, explica que as mudanças na linha 2012 de caminhões Volkswagen incluíram elementos eletrônicos nas linhas Delivery, Worker e Constellation para garantir maior vida útil da embreagem, segurança na condução e também para redução do consumo de diesel. Em relação aos preços da linha 2012, o aumento será de 15% em média, com índice maior para o Delivery de cinco toneladas, para o qual se prevê reajuste de preço de aproximadamente 20%.
Para o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, “o cliente sabe do aumento de preços e está antecipando as compras. Por isso haverá queda nas vendas nos primeiros meses de 2012”. O executivo cita também a tentativa junto ao governo para obtenção da Finame “Verde”, linha de financiamento para veículos que atendem o Proconve P7, com taxas de juros de 4,5% ao ano. Outra questão abordada por ele é de uma proposta apresentada solicitando redução temporária dos impostos sobre peças importadas e dos tributos na venda dos novos modelos. Tudo para se tentar evitar a antecipação das compras de caminhão Euro 3 ainda este ano.
FINALMENTE, OS EXTRAPESADOS
O TGX, nas versões 29.440 6X4 e 33.440 6X4, produzido na fábrica da MAN Latin America, em Resende/RJ, é o grande destaque da marca alemã para o mercado brasileiro e sul-americano a partir do primeiro semestre de 2012. O modelo insere a montadora no segmento de cavalos-mecânicos extrapesados, para aplicações rodoviárias na faixa de 57 a 74 toneladas de PBTC, onde terá como principais concorrentes produtos de empresas alemã, italiana e suecas.
Os modelos MAN produzidos na fábrica de Resende/RJ serão equipados com motor da própria marca, de 12,4 litros, seis cilindros e 440cv de potência desenvolvido em parceria com as engenharias do Brasil e da Alemanha. Este motor será produzido na fábrica da MWM International, em Santo Amaro/SP, como os demais engenhos de menor potência da marca e terá índice de nacionalização superior a 60%, segundo informação da MAN Latin America. Os veículos são equipados com transmissão automatizada de 16 velocidades TipMatic, mas há para versão manual com acionamento a cabo e tecla na alavanca de trocas. Outro detalhe técnico do trem de força é a redução no cubo disponível no TGX 33.440. As versões do cavalo-mecânico MAN começam a ser entregues aos clientes a partir de março de 2012 e serão equipadas com trio elétrico e computador de bordo.
Já os MAN da linha TGS, ainda não serão produzidos no Brasil, porém a marca já teve um primeiro lote importado do modelo TGS 33.540 6X6 para atender a transportadora Megabiaga, para o transporte de peças, inclusive pás para a montagem de torre de energia eólica. Neste caso, explica Roberto Cortes, tratam-se de vendas especiais para atender um cliente.
“A introdução da marca MAN vai fortalecer os negócios da empresa no País”, diz o presidente da montadora. Ele acrescenta que o Brasil e a América Latina são prioridades do Grupo MAN e adianta que haverá expansão da capacidade produtiva, além do ingresso das duas marcas (MAN E Volkswagen) em novos segmentos do mercado de caminhões, novas motorizações e também, ainda sem data definida, a chegada ao Brasil do chassis de ônibus MAN.