O Código de Trânsito Brasileiro prevê que não guardar distância segura, lateral ou frontal de outro veículo resulta em infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na CNH do motorista. O objetivo da penalidade é coibir uma condução que tem contribuído para o aumento do número de acidentes em todo o País.
Na tentativa de orientar e conscientizar os condutores sobre a importância de se manter uma distância adequada entre os veículos, a concessionária Renovias, responsável por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas, lançou a campanha “Responsabilidade: atitude certa na direção”, uma campanha de segurança que conta com a distribuição de 90 mil folhetos com o tema “Dê espaço para a vida”, que dá dicas de como evitar esse tipo de ocorrência.
Uma das orientações da campanha se refere à Regra dos Dois Segundos, que para ser aplicada é necessário uma placa de sinalização ou outro objeto fixo na estrada como referência. Quando o veículo que estiver na frente passar por ele, deve-se contar dois segundos lentamente. Se o que trafega atrás não passou pelo mesmo ponto ao completar os dois segundos, signifi ca que a distância mínima está adequada.
De acordo com o Inspetor Alvarez de Souza, chefe da divisão de fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal, a regra dos dois segundos é mais efi ciente para veículos de passeio, enquanto os caminhões precisam de uma distância maior para reagir a uma ação do veículo da frente. “O ideal seria uma distância de três segundos, principalmente se for um carro de passeio que estiver na frente. Afi nal, uma colisão dessa é catastrófi ca, pois o desencontro de forças é muito grande”, explica.
Alvarez afi rma ainda que em 2004 o número de acidentes ocasionados pela colisão traseira chegou a 27.124 e no primeiro trimestre de 2005 atingiu a marca de 12.911 ocorrências. “O importante para manter uma estrada segura é estar sempre atento”, finaliza.