Por João Geraldo

Um ano após lançar o Mercedes-Benz 1728 4X2, a DaimlerChrysler amplia sua oferta de veículos para o transporte de cargas na faixa de 16 a 35 toneladas com a diversificação de opções para o modelo. As novidades são as versões 6X2 com terceiro eixo de fábrica (resultado de parceria com a Randon), e o cavalo-mecânico 1728 S, para tracionar carretas com cargas de volume.

O pacote de produtos da companhia, denominados de FlexTruck pelo pessoal do departamento de marketing da DaimlerChrysler, numa alusão à flexibilidade das possibilidades de implementação, inclui também uma opção 8X2, com segundo eixo direcional, para distribuição de combustíveis e transporte de ração nos silos de fazendas e também a 4X2 na configuração romeu-e-julieta, já utilizado por algumas empresas por apresentar vantagem nas operações de carga.

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A parceria com a Randon para a implementação do terceiro eixo e também do cavalo-mecânico é a primeira feita pela DaimlerChrysler no País. “Estamos experimentando o mercado e isso nos dá rapidez”, disse Gilson Mansur, diretor de vendas de veículos comerciais da DaimlerChrysler. Ele acrescenta que os produtos da Randon, apesar de serem conhecidos do mercado, foram testados antes de receberem a aprovação da fábrica. A principal vantagem de fazer fora é a redução dos custos com documentação.

Estamos montando o 6X2 porque temos uma boa expectativa. Já temos o 1634 e agora ficamos numa faixa um pouco abaixo. E quanto à versão 4X2, vendemos 250 unidades em um ano, mas o volume poderia ter sido maior se tivéssemos mais opções de versões”, concluiu Mansur.

Quanto ao cavalo-mecânico, o gerente de vendas da DaimlerChrysler, Eustáquio Siroli, explica que a empresa está focada em um caminhão mais logístico, para explorar cargas de volume e transporte rápido. “Nessa configuração, com entreeixos de 3.639 milímetros, pode-se engatar grandes semi-reboques e transporta o equivalente a trinta pallets em volume”, explica Siroli.

Entre outras aplicações para o cavalo-mecânico a empresa destaca o semi-reboque (dois eixos) com furgão de alumínio, lonado, porta container tanque para produtos químicos, além de cegonha e semi-reboque tanque de um eixo para combustível.

Com a parceria feita com a Randon (a implementação é feita na MultiEixos, da rede Randon) a previsão para entrega do caminhão 6X2 é de 10 dias, cujo preço sugerido na ocasião do lançamento (final de junho) foi de R$ 156 mil. Já o cavalo-mecânico R$ 152 mil e a versão 8X2 não tinha ainda um valor definido.

A linha FlexTruck, identificada por uma marca na parte frontal da cabine, é equipada com motor eletrônico Mercedes-Benz OM 906 LA e potência de 279cv a 2.300rpm. A versão 6X2 tem suspensão traseira tipo balancim, com suspensor automático.