A confiança no crescimento do mercado brasileiro de veículos pesados, mais a necessidade de produzir novos e mais modernos componentes para acompanhar a evolução do setor, levou a Meritor a investir na construção de uma nova fábrica no Brasil

Aos poucos, o Brasil começou, literalmente, a voltar aos eixos e a dar sinais de crescimento. Depois de vários anos de espera do melhor momento, por causa da recessão, a Meritor, fabricante de eixos, cardans e componentes para veículos comerciais também fornecedora dos principais fabricantes de caminhões, anunciou a construção e uma nova fábrica no Brasil.

N4O0460N4O0571

 

 

 

 

 

A unidade será instalada no município de Roseira/SP, nas proximidades da igreja Basílica de Aparecida, no Vale do Paraíba. Será a terceira fábrica da Meritor no Brasil, ao lado das plantas de Osasco/SP – que acabou de completar 64 anos – e a de Resende/RJ, ao lado da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Entre outros motivos para a escolha do local, Roseira é considerado um ponto estratégico que liga os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de contar com boa rede de estradas, proximidade de portos e mão de obra qualificada.

a
Nova unidade em Roseira vai ampliar a capacidade de produção da Meritor e tornar a empresa mais competitiva

De acordo com o diretor geral da Meritor no Brasil, Adalberto Momi, essa fábrica já poderia estar pronta e produzindo, porque o projeto se encontrava há varios anos em gestação. Porém, a fase difícil atravessada pela economia do País nos últimos anos provocou a espera.

O início da produção, disse o executivo, está previsto para abril de 2021. A estratégia da Meritor é que a produção da nova unidade acompanhe o crescimento do mercado e produza componentes mais avançados que chegarão no mercado brasileiro nos próximos anos. A expectativa é superar as expectativas dos clientes.

Com área construída de 30 mil m2, serão investidos R$ 200 milhões na nova unidade, que também passará a produzir itens que hoje tem de ser importados. Um exemplo é o eixo, que segundo Momi representará mais uma oportunidade de mercado para a empresa quando começar a ser fabricado em Roseira. A unidade produzirá também os componentes feito atualmente na fábrica de Osasco, a qual continuará em operação.

O investimento da Meritor em uma instalação globa é um dos maiores nos últimos 20 anos. Momi reforça que isso mostra a confiança da empresa que o Brasil está entrando em uma nova fase. “Estamos muito confiantes e empolgados com essa nova fase que começamos em 2020”, concluiu.