Por Daniela Giopato

Atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher. A frase, popular e antiga, retrata uma realidade quando se refere às esposas de motoristas de caminhão, mulheres dedicadas e fortes que assumem o lugar de “homem da casa”, lidam com a insegurança, baixa estima, saudade, ansiedade e medo, sem perder a feminilidade. É para esta grande companheira que o Sest Senat, em parceria com a Rede Mulher, o Instituto Avon e a Revista O Carreteiro, lançou, no Dia Internacional da Mulher, o projeto Valorização da Mulher, tema do Programa de Mobilização Anual, escolhido para ser abordado durante 2007. O objetivo do projeto é oferecer ações que possibilitem a elas o reconhecimento do valor de cada uma, tanto companheiras de carreteiros como da comunidade o valor que representam para o setor e a sociedade.

Um dos aspectos que levou a entidade a discutir o assunto, conforme explica o coordenador de marketing e publicidade do Sest Senat, Cássio Quintão, foi o fato da esposa do carreteiro assumir a função de liderança e de agente infl uenciador nas questões de saúde e educação da família, por conta da ausência de seu marido. Além disso, nos últimos anos cresceu a participação das mulheres no setor de transporte e também a necessidade de avançar na garantia dos seus direitos na sociedade e no mundo do trabalho.

Serão oferecidas diversas atividades de aprimoramento, com cursos de qualifi cação profi ssional e palestras sobre orientação para colocação no mercado de trabalho; de prevenção de doenças, através da semana de saúde e bem estar da mulher, com atendimentos gratuitos de saúde e palestras educativas; de empreendedorismo, com ofi cinas de artes, qualifi cação e renda de inclusão social, com cursos on-line grátis e ofi cinas para debates sobre violência doméstica e direitos da mulher.

“Buscamos oferecer ferramentas para que elas possam satisfazer suas necessidades e anseios, tornando- se mais ativas na sociedade e no seu ambiente familiar”, acrescenta Quintão. Durante o lançamento do projeto, o público feminino pôde assistir palestra sobre Orientação para Colocação no Mercado de Trabalho e Prevenção de Neurotrauma, além de participar de ações culturais como exposições de quadros, cinema e shows musicais. A expectativa é de atender aproximadamente 180 mil mulheres com atividades sociais, de saúde e educacionais nas 124 unidades do Sest Senat.

Durante todo o ano as mulheres, receberão atendimento exclusivo nas ações programadas. Na semana de Saúde e Bem-estar, por exemplo, programada para acontecer em abril, será disponibilizado serviços de odontologia com tratamento dentário; consultas médicas, principalmente na área de ginecologia visando à prevenção do câncer de mama e colo do útero. Tudo sem custo algum para as participantes. No primeiro e segundo semestre de 2007, também serão ministradas palestradas de Planejamento Familiar e Depressão.

Durante os trabalhos realizados nas ofi cinas de artes, as mulheres terão a oportunidade de expressar a criatividade artística, aprimorá-la e proporcionar lazer, integração e capacitação por meio de atividades manuais e lúdicas, que poderão, inclusive, gerar renda familiar complementar. Em dezembro haverá um bazar natalino com exposição e venda das peças confeccionadas pelas mulheres nas ofi cinas nas unidades do Sest/Senat. “Com todas essas ações acreditamos que as mulheres que participarem se sentirão mais valorizadas”, conclui. As mulheres interessadas devem comparecer em qualquer unidade do Sest Senat ou ligar para 0800 728 28 91 para confi rmar o dia e horário em que as atividades vão ocorrer.

A meta principal do Programa de Mobilização Anual, que tem um caráter social, é a cada ano abordar um assunto de relevância para a sociedade com a fi nalidade de informar, estimular o debate, conscientizar, qualifi car e oferecer qualidade de vida aos profi ssionais do setor e à sociedade. Também visa aproximar o público-alvo relacionado ao tema proposto as unidades do Sest/Senat.

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO VALORIZAÇÃO PROGRAMAÇÃO DO PROJETO VALORIZAÇÃO DA MULHER

Março
08/03 – Lançamento do projeto
09/03 – 30/03
• Palestras educativas com diversos temas ligados à mulher
• Atividades culturais e de lazer
Abril
23/04 a 27/04 – Semana de Saúde e Bem-estar da Mulher
• Atendimento médico prioritário para a mulher
• Atendimento odontológico prioritário para a mulher
• Palestra sobre Planejamento e Orçamento Familiar
Maio
• Exposição dos trabalhos confeccionados nas Ofi cinas de Arte
• Palestras sobre Planejamento e Orçamento Familiar
Junho
• Homenagem a uma mulher de destaque no setor de transporte (regional)
• Palestras educativas com diversos temas ligados à mulher
• Atividades sociais de esporte, cultura e lazer
Agosto
• Palestras sobre empreendedorismo
• Atividades de esporte, cultura e lazer
Setembro
• Blitz educativa no trânsito – distribuição de kits com brinde
• Palestras educativas com diversos temas ligados a mulher
Outubro
• Palestras sobre depressão
Novembro
• 01/11 a 30/11 – Palestra sobre Depressão
• 19/11 a 23/11 – Ofi cinas sobre Violência Doméstica
Dezembro
• 01/12 a 31/12 – Palestras sobre Depressão
• 10/12 a 23/12 – Bazar Natalino para exposição das peças confeccionadas nas
Oficinas de Artes.
Confira nas próximas edições as atividades do mês, do Projeto Valorização da Mulher