Por João Geraldo
Direcionada para equipar caminhões e ônibus que operam em rotas regionais e regionais severas, está chegando ao mercado brasileiro a linha de pneus KMax, produzida pela Goodyear em três modelos KMax S, KMax D Traction e KMax Extreme. De acordo com Fábio Garcia, gerente de marketing da companhia, os novos produtos entregam maior quilometragem em relação à sua antecessora, conforme comprovaram testes realizados com 19 frotas brasileiras. O produto já roda na Europa, foi adequado às condições brasileiras e está sendo produzido na fábrica de Americana/SP.
A nova linha de pneus para veículos pesados chega ao mercado para complementar a MaxSeries da Goodyear, atualmente formada pelos modelos de pneus CityMax e FuelMax e está disponível em três produtos com diferentes rendimentos de quilometragem, todos com sete anos de garantia. A Goodyear informa que em relação aos seus antecessores, o modelo KMax S entrega até 10% a mais de quilometragem; KMax D Traction responde por até 5% a mais de quilometragem, e Kmax Extreme até 15% a mais de quilometragem.
Todos os três produtos são radiais e disponibilizados nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5. O KMax S é indicado para eixos direcionais e eixos livres em caminhões, semirreboques e ônibus, com opção para ser usado em eixos de tração moderada. O KMax Traction é um pneu exclusivo para eixos de tração e KMax Extreme também é para eixos direcionais e eixos livres, porém traz diferenciais na profundidade e desenhos dos sulcos da banda de rodagem e ombro largos e arredondados, entre outras características técnicas. Todos são ressulcáveis.
Na visão da Goodyear, o serviço regional é aquele realizado em vias pavimentadas e sinuosas com aclives e declives acentuados, condições em que os veículos trafegam com velocidade variável, seja no transporte de carga ou de passageiros. Já o serviço regional severo é feito em vias e ruas pavimentadas com percursos sinuosos e manobras constantes, onde os veículos trafegam com velocidade média baixa. Juntas, os dois tipos de aplicação respondem por cerca de 40% do volume de pneus comerciais comercializados no País.
Para obter maior quilometragem, explica Fábio Garcia, a construção da nova linha de pneus inclui tecnologia que engloba o uso de novos compostos, bandas de rodagem com camada dupla e sulcos interligados, entre outros atributos. “A linha também conta com a tecnologia Duralife, que fornece maior resistência devido à combinação entre otimização da banda de rodagem, construção da carcaça com quatro cintas estabilizadoras de aço e monitoramento constante da produção dos pneus”, adiciona.
A identificação dos pneus por rádio frequência (RFID) pode ser incorporada, opcionalmente, durante a construção da nova linha. Trata-se de um chip aplicado no pneu que permite a identificação eletrônica do pneu na frota por meio de um controle desenvolvido pela Goodyear e possibilita o monitoramento, gerenciamento e controle completo de toda a vida útil dos pneus de uma frota.
“Isto traz mais agilidade no dia a dia da operação e otimiza o controle da segurança patrimonial, auxiliando no controle de custos e manutenção”, acrescenta Garcia, reforçando que trata-se de um importante diferencial para o gestor da frota, que busca constantemente novas alternativas para ampliar a eficiência das operações e reduzir os gastos inerentes à circulação e manutenção dos pneus.
Antonio Roncolati, diretor da unidade de pneus comerciais, destaca que competitividade da Goodyear no Brasil é muito forte. “Fomos líderes no segmento em 2014 e apesar de vivermos um momento desafiador, vemos a possibilidade de retomar o crescimento em longo prazo”, destacou o executivo. Ele disse ainda que por isso a empresa continua a investir em produtos com alta tecnologia agregada e performance comprovada, os quais atendem à mais importante necessidade dos clientes, o custo por quilômetro.