Por João Geraldo

Direcionada para equipar caminhões e ônibus que operam em rotas regionais e regionais severas, está chegando ao mercado brasileiro a linha de pneus KMax, produzida pela Goodyear em três modelos KMax S, KMax D Traction e KMax Extreme. De acordo com Fábio Garcia, gerente de marketing da companhia, os novos produtos entregam maior quilometragem em relação à sua antecessora, conforme comprovaram testes realizados com 19 frotas brasileiras. O produto já roda na Europa, foi adequado às condições brasileiras e está sendo produzido na fábrica de Americana/SP.

A nova linha de pneus para veículos pesados chega ao mercado para complementar a MaxSeries da Goodyear, atualmente formada pelos modelos de pneus CityMax e FuelMax e está disponível em três produtos com diferentes rendimentos de quilometragem, todos com sete anos de garantia. A Goodyear informa que em relação aos seus antecessores, o modelo KMax S entrega até 10% a mais de quilometragem; KMax D Traction responde por até 5% a mais de quilometragem, e Kmax Extreme até 15% a mais de quilometragem.

Todos os três produtos são radiais e disponibilizados nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5. O KMax S é indicado para eixos direcionais e eixos livres em caminhões, semirreboques e ônibus, com opção para ser usado em eixos de tração moderada. O KMax Traction é um pneu exclusivo para eixos de tração e KMax Extreme também é para eixos direcionais e eixos livres, porém traz diferenciais na profundidade e desenhos dos sulcos da banda de rodagem e ombro largos e arredondados, entre outras características técnicas. Todos são ressulcáveis.

Na visão da Goodyear, o serviço regional é aquele realizado em vias pavimentadas e sinuosas com aclives e declives acentuados, condições em que os veículos trafegam com velocidade variável, seja no transporte de carga ou de passageiros. Já o serviço regional severo é feito em vias e ruas pavimentadas com percursos sinuosos e manobras constantes, onde os veículos trafegam com velocidade média baixa. Juntas, os dois tipos de aplicação respondem por cerca de 40% do volume de pneus comerciais comercializados no País.

Para obter maior quilometragem, explica Fábio Garcia, a construção da nova linha de pneus inclui tecnologia que engloba o uso de novos compostos, bandas de rodagem com camada dupla e sulcos interligados, entre outros atributos. “A linha também conta com a tecnologia Duralife, que fornece maior resistência devido à combinação entre otimização da banda de rodagem, construção da carcaça com quatro cintas estabilizadoras de aço e monitoramento constante da produção dos pneus”, adiciona.

A identificação dos pneus por rádio frequência (RFID) pode ser incorporada, opcionalmente, durante a construção da nova linha. Trata-se de um chip aplicado no pneu que permite a identificação eletrônica do pneu na frota por meio de um controle desenvolvido pela Goodyear e possibilita o monitoramento, gerenciamento e controle completo de toda a vida útil dos pneus de uma frota.

“Isto traz mais agilidade no dia a dia da operação e otimiza o controle da segurança patrimonial, auxiliando no controle de custos e manutenção”, acrescenta Garcia, reforçando que trata-se de um importante diferencial para o gestor da frota, que busca constantemente novas alternativas para ampliar a eficiência das operações e reduzir os gastos inerentes à circulação e manutenção dos pneus.

Tecnologia empregada nos novos pneus garantem maior quilometragem, diz fabricante
Tecnologia empregada nos novos pneus garantem maior quilometragem, diz fabricante

Antonio Roncolati, diretor da unidade de pneus comerciais, destaca que competitividade da Goodyear no Brasil é muito forte. “Fomos líderes no segmento em 2014 e apesar de vivermos um momento desafiador, vemos a possibilidade de retomar o crescimento em longo prazo”, destacou o executivo. Ele disse ainda que por isso a empresa continua a investir em produtos com alta tecnologia agregada e performance comprovada, os quais atendem à mais importante necessidade dos clientes, o custo por quilômetro.