Os motoristas de caminhão se surpreenderam com a tecnologia e o desempenho dos 11 caminhões disponibilizados para teste na 29ª Feira do Carreteiro pelas marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo, além de um Volkswagen Constellation (Safe Truck da F-Truck), com transmissão automatizada AS-Tronic, da ZF. Coordenado por Carlos Mantagner, diretor da CBA, o Truck Test é realizado num percurso de quatro quilômetros com subidas, descidas, retas e curvas que possibilitam às montadoras demonstrarem a eficiência de seus caminhões e também permite que os motoristas percebam as vantagens proporcionadas pelos novos veículos.
A Ford participou do Truck Test com os modelos Cargo 4532e, 4532 e 2425e; a Iveco com dois caminhões EuroCargo e dois Stralis (380 e 420cv); a Mercedes-Benz disponibilizou os pesados 2548 e 2540 da linha Axor; enquanto a Volvo ofereceu um VM 260 e FH 520. A Volkswagen, por sua vez, levou para Truck Test três Constellation 24 250 6×2, 25.370 6×2, 19.320 4X2. Nos quatro dias de evento foram realizados 1.151 testes, totalizando mais de 4.600 quilômetros rodados.
“É muita tecnologia, conforto e potência”, definiu Itiro Takemoto, de Delfin Moreira/MG, ao descer do Ford 24.250. Com 25 anos de profissão e proprietário de um caminhão ano 79, Itiro afirma que o Truck Test é uma oportunidade única do motorista conhecer os caminhões novos e suas novidades. “Se antes eu tinha alguma dúvida, agora tenho certeza de que vale a pena economizar para trocar por um zero quilômetro. As viagens longas seriam bem mais tranqüilas”, assinalou.
O autônomo Luis Carlos Alvarenga, 40 anos de idade e 20 de profissão, aproveitou a Feira para conhecer um pouco mais sobre o Iveco Stralis T42 e ficou animado para trocar de caminhão. “O teste foi tranqüilo e gostei muito. Além de aumentar a minha vontade de ter um modelo zero quilômetro. Porém, a falta de oportunidade ainda é um grande empecilho, sem contar que é necessário muito dinheiro”, desabafou.
“O freio, a potência do motor, o conforto, os recursos tecnológicos, enfim, tudo é bem melhor do que o meu, sem falar na facilidade de guiar o veículo”, resumiu Marcílio Nascimento, 34 anos e 14 de profissão, de Paulista/PE, que dirigiu um MB 2540. O autônomo se mostrou satisfeito com o Truck Test. “Jamais teria uma oportunidade de conhecer na prática todas essas novidades. É incrível os recursos e a tecnologia que as empresas disponibilizam para os carreteiros. Agora só falta aumentar as facilidades para adquirir um modelo desses”, sugeriu.
O autônomo Jander Lucas da Silva, 31 anos e 14 de profissão, de Monsenhor Paulo/MG, que vive do transporte de portas e janelas, testou um Volvo FH 520. “Como é fácil dirigir um caminhão automático. Cansa bem menos e, na minha opinião, é até mais seguro. Se eu tivesse uma oportunidade e boas condições de financiamento trocaria agora o meu caminhão por um igual a este”, disse.
Silvio Perreti, de Itapeva/SP, 42 anos de idade e 15 de profissão, se encantou com a potência, o sistema de freios e o freio motor do Volkswagen 23.370 atrelado a uma carreta bitrem lastreada com 30 toneladas. Outro ponto que chamou a atenção de Silvio foi a visibilidade e o conforto da cabine. “Muito diferente do modelo que eu tenho hoje. Este aqui é coisa de outro mundo. Sempre ouvimos falar das novidades de mercado, mas nunca temos chance de conhecê-las de perto, como acontece aqui na Feira do Carreteiro. Realmente os caminhões estão muito evoluídos”, concluiu.
A ZF patrocinadora do Truck Test apresentou a caixa mecânica e transmissão automatizada para caminhões pesados, a AS-Tronic, realizou palestras sobre transmissão com dicas de condução e de frenagem mais adequada para aumentar a vida de componentes como os pneus, lonas e câmbio e disponibilizou uma unidade AS-Tronic para teste num VW Constellation.“Adorei o caminhão. É simplesmente fantástico, diferente de todos os veículos que já dirigi. Faz tudo sozinho. Se tivesse um desses com certeza ficaria bem menos cansado nas viagens longas”, afirmou Bolívar de Andrade, de Aparecida/SP, 48 anos de idade e 30 de profissão.