Por João Geraldo

O catarinense Marcos Simioni, dono de uma pequena frota – e que às vezes ainda enfrenta a estrada no volante de uma carreta – conquistou um título do qual se lembrará pelo resto de sua vida. Ele foi eleito o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2005, ao sobressair-se de um grupo formado por 11.585 profissionais do volante de várias regiões do País, que participaram do concurso promovido pela Scania entre o início de julho e o final de setembro deste ano.

Durante a entrega dos prêmios aos finalistas, Emanuel Queiróz, diretor de marketing da montadora, disse que o grande desafio da Scania era plantar uma semente e conscientizar a categoria que é responsável pela segurança nas estradas. “ Acredito que nosso objetivo foi cumprido, porque todos os quase doze mil motoristas inscritos no concurso tiveram de ler sobre legislação de trânsito para participar e isso foi um grande passo”, explicou, ao se referir à pré-seleção dos candidatos.

A competição foi dividida em 12 finais regionais em Porto Alegre e Caxias do Sul/RS, Concórdia/SC, Curitiba e Maringá/PR, São José do Rio Preto e Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Contagem/MG, Feira de Santana/BA, Goiânia/GO e Rondonópolis/MT. A equipe da Scania responsável pelas provas práticas e teóricas rodou, onze mil quilômetros por nove Estados.

O
s 12 motoristas classificados se encontraram no dia 30 de setembro, em São Paulo/SP para a grande final, a qual incluiu provas de percurso – em uma primeira fase eliminatória para selecionar os seis motoristas finalistas, – realizadas na rodovia Índio Tibiriçá, e de manobras, na arena do Centro de Exposições Imigrantes, no início da Rodovia dos Imigrantes, diante de um público formado por jornalistas e torcedores dos competidores. As provas de manobras selecionadas para a final foram mantidas em segredo para os competidores.

A última disputa, pela ordem de pontuação, reuniu os carreteiros Eber
de Arruda Dias, classificado na etapa de Rondonópolis; Paulo Francisco Junqueira Fonseca, Rio de Janeiro; Breno Pinz Einhadt, finalista da regional de Porto Alegre; Luiz Fabiano de Carvalho, Curitiba; Adriano Carmo de Melo, Goiânia e o catarinense Marcos Simioni, que sobressaiu-se como o melhor entre os seis finalistas.

O nível geral das provas foi muito bom, mas na etapa final ficou mais difícil”, disse o vencedor ao frisar que, na sua opinião, a maior dificuldade é fazer o “T” com a carreta. Simioni começou a dirigir caminhão em 1993 e hoje tem uma pequena frota e motoristas, mas diz que às vezes vai para o trecho para se manter atualizado, e classificou as provas do concurso como muito bem relacionadas aos problemas das estradas. Ele ganhou uma viagem à Suécia para conhecer a Scania e também para Alemanha, onde poderá assistir a dois jogos da Copa do Mundo. A próxima edição no Brasil será em 2007.

COMPETIÇÃO FOI SUCESSO
Para o diretor Geral da Scania, Christopher Podgorski, o número de inscritos no Melhor Motorista de Caminhão do Brasil pode ser considerado um empate técnico com o original europeu, também realizado pela Scania, de onde originou o concurso brasileiro. Trata-se do Young European Truck Driver, realizado pela primeira vez na Europa em 2003.
A segunda edição foi concluída em final realizada dia 17 de setembro dentro da fábrica da Scania, na cidade Södertälje, na Suécia. As provas disputadas pelos competidores foram similares às do Brasil, nas quais os finalistas dirigiram a composição clássica cavalo-mecânico e semi-reboque de três eixos em manobras que exigiam perícia e habilidade na condução do veículo.
O concurso teve a participação de 13 mil motoristas de 26 países da União Européia e o motorista não podia ter mais de 35 anos. Após várias etapas eliminatórias, o vencedor foi o belga Laurens D`Huyvetter, de 28 anos de idade e nove na profissão. Seu prêmio foi um cavalo-mecânico R420 4X2 (JG).