O carreteiro já sabe que quando precisa de algum reparo mecânico em seu caminhão, algum item, acessório ou de uma reformadora de pneus – entre outros produtos e serviços – ele pode encontrar num truck center. Geralmente ligados aos fabricantes de pneus, e com identificação visual padronizada, estes estabelecimentos ocupam posição de destaque no segmento do transporte rodoviário de cargas, sendo que boa parte deles prestam serviço completo de atendimento ao cliente, no que diz respeito à utilização correta dos pneus.

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Rede BTS, da Bridgestone/Bandag, adota a agilidade nos serviços como fator primordial no segmento para não perder espaço no mercado

A Goodyear, por exemplo, tem atualmente 300 pontos de vendas de produtos para caminhões, dos quais 103 contam com boxes para atendimento, sendo que 64 deles têm reformadores de pneus. De acordo com José Brum, gerente nacional de serviços – pneus comerciais, a empresa tem uma equipe de assessores que atua em todo o território nacional
para prestar atendimento avançado para os frotistas. “Este atendimento reúne análise da frota, dos pneus removidos, produz boletins de orientação técnica e indica o melhor produto para determinada operação”, diz. Pesagem para determinar a melhor pressão dos pneus versus a carga transportada, análise de temperatura dos pneus e treinamentos diversos também fazem parte do atendimento, acrescenta Brum.

Também inserida na visão de que o truck center deve reunir o máximo possível de produtos e serviços para atender o transportador, seja ele frotistas ou autônomo, a DPaschoal tem grande expertise nesta área e conta com 17 unidades preparadas para oferecer pneus, recapagens, câmara de ar, protetor de roda, óleo, macaco, faixa refletiva, coberturas, cordas e baterias, entre outros. “E na área de serviços temos alinhamento (eixo e direção – balanceamento e micro-esfera), alinhamento de farol, montagem de pneus, rodízio e consertos de pneus”, acrescenta Alex Silva, gerente de serviços da linha pesada da DPaschoal.

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Os truck centers da rede Pirelli encontram-se em fase inicial de um processo de reestruturação para se tornarem mais eficientes e atrativos

A agilidade no atendimento é fator primordial no segmento do transporte rodoviário e para não perder espaço no mercado a Bridgestone/Bandag conta com o BTS (Bandag Truck Center), a maior rede de serviços do Brasil para caminhões e ônibus, conforme diz Marcos Aoki, diretor comercial de BBTS da companhia. “Nas lojas BTS, o transportador encontra serviços para manutenção completa, otimizando tempo de parada, com oficina estruturada, atendimento e serviços padronizados e mão-de obra qualificada”, completa o executivo, acrescentando que os transportadores encontram serviços de freio, suspensão, elétrica, lubrificação e acessórios.

Na mesma linha de atuação, os mais de 40 truck-centers com a bandeira Pirelli encontram-se em fase inicial de um processo de reestruturação para tornar a rede mais eficiente, conforme afirmação de Flávio Bettiol Jr, diretor de marketing para os produtos agricultura e caminhão da Pirelli na América do Sul. De acordo com ele, a rede com a bandeira da marca tem excelente fluxo de clientes, mesmo assim é preciso tornar os trucks-centers mais eficientes e atrativos, tanto para os transportadores quanto para dealers. “Precisamos dar mais informações sobre os produtos e temos ideia também de prestar mais informações para o motorista autônomo, criar um processo que fidelize este profissional”, comenta Bettiol reforçando que a empresa está trabalhando para otimizar sua rede de truck-centers.

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Comodidade para o motorista, em ambientes climatizados com TV, cafezinho e pão de queijo podem ser encontrados em truck centers DPaschoal

A Pirelli vive um momento especial com a chegada ao mercado neste segundo semestre de uma nova geração de pneus radiais para caminhões e ônibus, a 01 Series. Destinados à toda a América Latina, os produtos recém-lançados receberam investimento de 200 milhões de dólares para o período de 2012 a 2015 e trouxeram com eles o fleet solution, um pacote de serviços que composto pelos sistemas Cyber Check (sistema que monitora constante e automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus por meio de um sensor instalado dentro do próprio pneu) e o Fleet Check (ferramenta eletrônica com leitor de pressão e profundidade da banda de rodagem, mais um software que coleta vários dados do pneu e gera relatórios).

A oferta de produtos e serviços para transportadores exige também profissionais preparados, para isso os trucks-centers investem também em atualização, conforme explica Josué Brum, da Goodyear. Ele diz que durante as visitas dos assessores ocorrem as atualizações dos mecânicos e reformadores. “Além disso, possuímos um centro de treinamento, em Americana/SP, a “Academia Goodyear”, onde realizamos constantes reciclagens da nossa equipe e das equipes dos revendedores”, explica. Ele finaliza destacando que o Brasil é um dos principais mercados da Goodyear no setor de caminhões e ônibus, por isso a necessidade de se investir no segmento. “E continuaremos investindo em inovação, tecnologia e segurança, além de participação em eventos ligados ao setor”, conclui.

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Dar treinamento aos profissionais da rede para manter padrão de qualidade dos serviços e produtos e agilidade, também faz parte das ações da Michelin

A Bridgestone/Bandag também conta com um centro de treinamento em Campinas/SP para os técnicos da sua rede de serviços, além das visitas periódicas realizadas pela equipe de consultoria técnica, nas quais constantemente são repassadas orientações sobre o processo de trabalho, informa Marcos Aoki. “Temos também o apoio ao franqueado por meio da Central de Negociação sobre possíveis dúvidas e esclarecimentos, pelo telefone 0800-7270287”, conclui.

Por não envolver pneus, os treinamentos dos mecânicos são de responsabilidade dos proprietários das lojas. As lojas BTS funcionam em regime de franquias, com mais de 130 unidades espalhadas pelas principais rodovias do Brasil, com infraestrutura e identidade visual da Bridgestone. “Mensalmente, temos uma passagem de média de 26 mil veículos pela Rede BTS, o que proporciona uma passagem média de 312 mil veículos por ano”, conclui Aoki.

Com média anual superior a 50 mil caminhões em sua rede de truck centers, a DPaschoal, também tem visual padronizado e os técnicos reciclados por instrutores em Centros de Treinamento (CTTS), onde informações e capacitações teóricas e práticas são discutidas e aplicadas, diz Alex Silva. Ainda de acordo com Silva, a empresa conta com uma área de marketing dedicada a ouvir o cliente e entender a melhor forma de se relacionar com o motorista de caminhão. “O carreteiro aguarda a execução dos serviços em seu caminhão em ambientes climatizados, com TV e espaço para leitura, cafezinho e pão de queijo. Esse é um exemplo de que tanto a identidade visual quanto a infraestrutura são pensadas para oferecer conforto e comodidade para o motorista de caminhão”, finaliza Silva.

A Continental Pneus também conta com rede truck centers, onde, de acordo com Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul, o transportador encontra produtos e serviços mecânicos, reforma de pneus, alinhamento e balanceamento, entre outros. “O passo seguinte é equipar e treinar nosso pessoal para termos representantes mais técnicos no País. Não vejo nossos representantes como força de venda, mas sim como consultores”, diz Carson acrescentando que a empresa investiu muito em treinamento e em ferramentas.

A rede Continental também conta com identidade visual padronizada e assinalados com a denominação “truck-centers”. Ainda de acordo com o gerente de vendas, a empresa oferece treinamento técnico similar ao fornecido aos supervisores de venda, revendedores, parceiros e aos responsáveis pelo atendimento direto às frotas. “Nosso departamento de atendimento ao consumidor realiza um ótimo trabalho, dando suporte no treinamento aos nossos clientes”, conclui. Ele destaca que uma grande ferramenta à disposição das frotas que utilizam pneus Continental são os Veículos de Assistência Técnica (VAT), que operam em regiões do País e também são utilizados tanto para treinamento mecânico quanto para verificação das frotas, identificação de problemas e doção de medidas preventivas.

Alinhamento, balanceamento, desempeno de eixos, conferência de pressão e orientação sobre uso e o pneu correto, fazem parte da gama de serviços encontrados no Trucks centers da rede com a bandeira Michelin. A rede oferece também o serviço de recapagem Refill, um sistema exclusivo da empresa que, segundo Isabella Ferraz, gerente de marketing Brasil, permite ao cliente uma considerável economia no custo por quilômetro rodado. “Estas ações são realizadas em parceria com nossos revendedores e pilotada pela nossa equipe de marketing. Além de garantir segurança, nosso objetivo é fazer com que nossos clientes tenham sempre o melhor resultado em custo quilométrico”, acrescenta.

Ainda de acordo com a gerente de marketing, a rede conta com equipe de técnicos da própria Michelin e também profissionais especializados e treinados pela própria fabricante de pneus para atender os clientes de forma eficaz. “Temos a constante preocupação em manter o alto padrão de qualidade de nossos produtos em nossos serviços, para que o cliente possa usufruir das melhores condições de rodagem e minimize seu tempo de parada”, finaliza, acrescentando que pela rede Michelin passam anualmente cerca de 1 milhão e 200 mil caminhões.