Na rotina de trabalho de um profissional do volante, muito se escuta a respeito da correta pressão de ar de pneus de carga. Muitas informações erradas são passadas ao consumidor de pneus pelos mais diversos tipos de “técnicos” no que diz respeito à correta pressão de ar de um pneu de carga. Ouve-se informações de diferentes tipos, desde 80 lbs/pol2 até 130 lbs/pol2 sem a menor consciência do que isso pode acarretar na vida total de um pneu.

Vale dizer que a pressão de ar é determinada em função da carga transportada e da velocidade de trabalho do veículo. Levando-se em consideração os limites de velocidade impostos por lei, resta saber a carga que cada pneu transporta para se determinar a correta pressão de ar. Portanto, a pressão de ar deve ser personalizada por empresa/veículo/carga.

Para se determinar a pressão correta o veículo deve ser pesado por eixo e identificado quanto cada pneu está suportando de carga. O passo seguinte é consultar as tabelas de pressão versus carga, por medida de pneu, e chegar à pressão correta. Assim se determina a pressão de ar ideal, tão e somente. Essa é a maneira correta de se determinar a pressão de ar de um pneu.

Indicações de pressão de ar feitas por pessoas que desconhecem esse procedimento devem ser ignoradas, pois pressão de ar incorreta pode causar prejuízos enormes ao consumidor como já vimos em boletins anteriores.

Lembramos que a pressão de ar é o item onde encontramos as maiores discrepâncias, pois se trata de um dos maiores causadores de perda de performance do pneu. Por outro lado, é o item mais fácil e barato de ser corrigido, pois é só fazer um acerto para o que era prejuízo se transformar em lucro. Estamos falando de um acréscimo de performance em torno de 25% com o uso de pressões corretas.

Outro ponto importantíssimo a ser considerado é a diferença de pressão que existe entre os pneus montados em um caminhão e ônibus. Além de provocar instabilidade ao veículo, gerando insegurança, provoca desgastes anormais e fadiga de carcaça em pneus montados em duplas, pois o que tiver com maior pressão estará suportando mais carga que o outro.

Lembramos também que o aumento da pressão de ar não aumenta a capacidade de carga do pneu, como muitos acreditam. Todo pneu tem uma capacidade máxima de carga e uma capacidade de suportar pressão também. Aumentar a pressão sem critério vai tensionar a carcaça acima do que ela pode suportar e podem o0correr acidentes se esses itens não forem considerados.

Bom trabalho e até o próximo mês.

Este boletim é de responsabilidade de Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS (Truck Tire Specialist). Qualquer dúvida: [email protected]