A meta é prestar atendimento odontológico grátis para carreteiros e famílias carentes. Assim, o Odontomóvel, montado sobre o chassi de um Ford Cargo 815e e sob o comando do cirurgião-dentista Cássio de Melo, segue pelas estradas percorrendo diversas regiões do País. Nos três primeiros meses de 2007 foram realizadas 10 ações e no total 897 pessoas utilizaram os serviços oferecidos pela Unidade Móvel. Além disso, Dr. Cássio elaborou um questionário para traçar o perfi l e as condições de saúde bucal dos seus pacientes.

Durante os atendimentos, Dr.Cássio ressaltou a importância da consulta anual para diagnósticos e possíveis alterações nas condições da saúde bucal como cáries e doenças nas gengivas, e da possibilidade de outras mais graves como o câncer Bucal, que quando detectado no início pode ser curado. Dos 897 pacientes que passaram pela Unidade Móvel, 22% não iam ao dentista há mais de cinco anos; 19% de dois a três; 21% de um a dois e 38% até um ano sem visitar um cirurgião. Outros 77% procuram o dentista somente em caso de dor e não como item de prevenção.

Outra questão importante abordada é a correta higienização, que deve ser iniciada no máximo até 15 minutos no fi nal de cada refeição. Após esse período, as bactérias que se encontram na cavidade bucal se agregam aos resíduos alimentares formando a placa bacteriana, responsável pela ocorrência de cáries e doenças na gengiva. Do total de pessoas atendidas, 40% disseram fazer a higienização apenas duas vezes ao dia e 95% não utiliza o fi o dental.

“O que mais preocupou é o fato de que 98% dos pacientes já terem extraído algum dente. Isso mostra a falta de informação da maior parte da população brasileira”, disse o cirurgião. Segundo Dr. Cássio, alguns acharam menos doloroso arrancar do que tratar do dente toda vez que tivesse cárie. Mas, é bom lembrar que a falta de dente pode acarretar problemas na mastigação, de oclusão e articulação, que pode provocar fortes dores na região do ouvido e na cabeça. “O melhor caminho a seguir é a promoção da saúde bucal, higienizar a boca pelo menos três vezes ao dia e procurar o dentista a cada seis meses para uma correta avaliação. A saúde começa pela boca”, alerta Dr. Cássio.