Por João Geraldo

Com lágrimas nos olhos e emocionados, Claudionor Edmundo Albino, 54 anos, e Sandra Mara Sutil de Oliveira, 39 anos, marido e mulher carreteiros, pareciam não acreditar no que acontecia quando receberam as chaves do Mercedes-Benz LS 1934, ano 90, único ganha-pão da família, totalmente reformado pelo Esquadrão Caminhão. “Agora podemos conseguir bons fretes, ir mais longe e pagar nossas contas”, disse Sandra Mara após revelar que havia cinco anos não sobrava dinheiro para fazer a manutenção adequada do caminhão. Além de ser totalmente reformado, o veículo recebeu o sistema híbrido JaburSat, que facilita na contratação de frete, já que hoje os embarcadores dão preferência aos caminhões equipados com sistemas de rastreamento.

O Mercedes-Benz 1934, conhecido entre os estradeiros como “Terezona”, é o segundo veículo reformado pelo Esquadrão Caminhão, programa da JaburSat que tem por objetivo devolver às estradas – e em boas condições – caminhões de profi ssionais que diante de dificuldades financeiras não conseguiram manter o veículo em boas condições para o transporte, no caso do casal, de bobinas de papel. A entrega aconteceu no dia 30 de outubro, depois de permanecer durante 60 dias na ofi cina, período em que praticamente foi transformado em outro caminhão, inclusive com uma pintura personalizada.

1772t

“Apesar de termos a experiência do primeiro caminhão reformado, este segundo deu muito trabalho, tivemos difi culdades para encontrar certas peças, mas cumprimos nossa meta de deixá-lo em excelentes condições, e acima de tudo seguro, para enfrentar as estradas transportando cargas rastreadas”, disse Ricardo Imperatriz, diretor de marketing da JaburSat.

O chefe de ofi cina e responsável técnico pela reforma, Antonio Fernandes Espinosa, disse que, aparentemente o Mercedes-Benz LS 1934 se encontrava em condições melhores do que o anterior, mas conforme a equipe o desmontava apareciam cada vez mais problemas. “Tivemos de fazer toda a mecânica do motor – exceto a parte de baixo – e também sistema de freio completo, inclusive tambores. Mas o resultado foi muito bom, é como se fosse outro caminhão”, comentou. Diferencial, direção hidráulica, quinta roda, novos rolamentos, turbina, cruzetas do cardan, tanques de combustível, entre outros componentes, também entraram na lista, além de novos pára-lamas, tapeçaria, sistema de som com toca CD, climatizador, pneus Goodyear e rodas.

Entre os itens substituídos no veículo, consta também a caixa de câmbio, da qual foi reaproveitada apenas a carcaça, porque a parte interna foi totalmente trocada. “Após abrirmos a caixa, na fábrica da ZF, tivemos uma surpresa, porque toda a parte de lubrifi cação tinha se transformado em uma borra. Demos dois banhos com desengraxante e a borra não desplacava. Por fim achamos melhor trocar todos os componentes internos. Agora está nova e tem até manual”, explicou Cristian Drewes, gerente de marketing da divisão ZF sistemas de transmissão.

1773t
Pedro Trucão entregou a nova chavedo caminhão ao casal de carreteiros

Emocionado – e se segurando para não chorar – Claudionor Edmundo, 30 anos de estrada, acentuou que não tinha mais condições de arrumar o caminhão, porque o valor que recebe pelo frete não acompanhou as despesas do dia-a-dia. Lembrou que foi de sua esposa a iniciativa de escrever para o programa Pé na Estrada. “Escrevi com fé em Deus, pedindo ajuda, e ser atendida foi uma grande surpresa para mim”, disse Sandra Mara, que há cinco anos divide o volante com o marido. “Nunca tinha visto uma coisa dessa, em lugar nenhum”, acrescentou Claudionor.

Guilherme Franco, gerente de serviços a frotas da Goodyear, ressaltou na ocasião que os pneus novos cedidos pela empresa vão permitir que o caminhão rode por muito tempo, sem considerar que ainda podem ser reformados. “A Goodyear está sempre muito próxima do carreteiro e procura ajudar no que é possível. É importante estar junto dos profi ssionais da estrada”, concluiu Franco ao explicar a participação da companhia no Esquadrão Caminhão. Norio Kikuchi, gerente de marketing da Garrett, acrescentou que um dos pontos importantes do projeto é a oportunidade para a empresa poder retribuir aos carreteiros todo o carinho que eles têm pela marca. “Nossa participação é um pequeno gesto do que gostaríamos de fazer por todos os motoristas de caminhão”, conclui.

Além da ZF, Goodyear, Garrett, o Programa Pé na Estrada e a Revista O Carreteiro, a JaburSat teve também como parceiros na reforma deste caminhão as empresas Tim, Mann Filter, Castrol, Gardinotec, Platodiesel, Usistamp, Pomgar, Astra, Reifor, Takvel e Truck Diesel Maringá. O Esquadrão Caminhão é uma ação integrante dos programas de responsabilidade social da Jabur- Sat e faz parte do programa Pé na Estrada, apresentado pelo jornalista Pedro Trucão, que vai ao ar todos os domingos, às 9:30 na Rede TV!.