Caminhões e ônibus híbridos – movidos por um motor que reúne numa mesma unidade a energia do diesel e da eletricidade – é uma das propostas da Volvo Trucks para contribuir com a redução das emissões de CO2. O primeiro caminhão para coleta de resíduos com esta tecnologia foi apresentado recentemente na Suécia e duas unidades estão em operação regular no País.

Dois fatos impulsionaram a empresa a investir em pesquisas para desenvolver caminhões e ônibus híbridos. Um deles tem apelo econômico, devido a expansão rápida dos preços do petróleo e a sua limitação no futuro; outro é em relação ao meio ambiente, pois com este tipo de propulsor híbrido a redução de CO2 pode chegar a ser de até 30%. No caso do diesel, a redução do consumo é de cerca de 20%.

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Staffan Jufors, presidente da Volvo Trucks, diz que esta fase de testes é a última antes dos caminhões começarem a ser produzidos. Ele acrescenta que a rápida expansão dos preços do petróleo e o foco nas mudanças climáticas tornam esta solução híbrida interessante para proporcionar economia de combustível e contribuir com a redução de emissões.

O propulsor híbrido utilizado pela Volvo é uma unidade formada por um motor diesel de 7 litros com 320cv de potência e um motor elétrico e alternador de 120KW, denominado I-SAM (motor e alternador de partida integrados). Também fazem parte uma unidade de controle eletrônica e conversão de tensão, baterias de íon de lítio recarregadas pela energia gerada durante as frenagens ou via I-SAM, além da caixa de marchas automatizada Volvo I-Shift.

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O funcionamento é muito simples, sendo que o motor elétrico é usado para o caminhão arrancar e acelerar até 20 km/hora. Acima desta velocidade a propulsão do veículo é por conta do motor mecânico, o qual também é automaticamente desligado quando o veículo pára.

Nos Estados Unidos, a Eaton, fabricante de caixas de transmissão para veículos pesados e outros sistemas para a indústria automotiva e aérea, também investe em tecnologia híbrida para mover caminhões. Um dos produtos da empresa é a transmissão Hibrid, de seis velocidades que incorpora um motor elétrico de 65cv e um sistema eletrônico que opera em conjunto com o caminhão e o motor mecânico. Um módulo eletrônico integra o mapa dos dois motores e os gerencia através de parâmetros para escolher qual a melhor opção – se elétrica ou mecânica – para movimentar o veículo. Caso haja necessidade de maior desempenho, os dois passam a trabalhar juntos e combinados (JG).